Este primeiro artigo versará sobre o Estádio da Luz e a assiduidade dos benfiquistas no mesmo.
Há que chamar mais gente ao estádio, fomentar o benfiquismo activo e dar condições às pessoas para poderem apoiar o clube. Há que também fazer regressar o famoso ambiente da Luz que galvanizava atletas e atemorizava adversários.
O Estádio da Luz deve ser o palco para a comunhão entre o adepto e o clube. A nossa Catedral é nos dias de hoje, mais comparável a uma sala de teatro ou ópera do que a um estádio de futebol. Perdeu-se alguma mistica que o anterior recinto transportava desde os anos 50 e que urge recuperar. Mas no modelo actual, a marca “exige” clientes ao invés de adeptos, pelo que se torna quase obrigatório que as transacções entre clube e sócios/adeptos sejam também elas meramente monetárias.
Assim, e tendo em vista a substancial melhoria, quer de assistência média, quer de ambiente no estádio seguem-se as seguintes medidas:
1. Quer os direitos televisivos sejam geridos internamente ou não, qualquer contrato realizado (com a BenficaTV ou outra) têm duas clausulas obrigatórias:
1.1. O Benfica reserva-se ao direito de colocar 5 jogos do Campeonato Nacional por ano em horário das 15h ou 16h de Sábado ou Domingo. Os jogos nestes horários são decididos após o sorteio do campeonato e podem incluir um dos jogos grandes (Sporting ou Porto). No entanto, não se podem colocar dois jogos em casa neste horário no mesmo mês, sem acordo com quem os vai transmitir.
1.2. Pelo menos um dos jogos do Campeonato ser colocado a titulo promocional num horário de Sábado ou Domingo à hora de almoço (12h - 13h), de modo a aquilatar da afluência de público no Estádio a essa hora e a audiência televisiva no mercado asiático/africano. A ideia de ter um almoço à Benfica não é nova. Apenas falta quem a ponha em prática.
Com isto, sobrariam 9 jogos em casa (11 em caso de alargamento para 18 clubes), onde os horários/datas seriam geridos pelo parceiro escolhido.
2. Reduzir o preço dos bilhetes no global. Com dois jogos por mês em média na Luz, os associados veriam o seu esforço recompensado com bilhetes mais baratos. Seria também um assumir de que a vida em Portugal não está barata e que, sendo o Benfica o clube do povo, tem de ser permitido ao povo ver os jogos do seu clube.
2.1. Acabar com a distinção entre bancada superior e bancada inferior. A disparidade de preços (especialmente nos cativos) é gritante para pessoas que se sentam em filas adjacentes.
2.2. Dependendo da zona, já em 2013/2014, seriam estes os preços de referência (claro que ajustados época a época):
2.2.1. Bancada Sagres/Coca-Cola - Sócios a 7,5€, Acompanhante a 10€ e Público a 15€
2.2.2. Bancada Meo/TMN - Sócios a 12,5€, Acompanhante a 15€ e Público a 20€
2.2.3. O Piso 1 e os camarotes continuariam a ser explorados da mesma maneira.
2.3. Criar o conceito de Mais por Menos. Na compra de mais de 5 bilhetes para um jogo (independentemente da localização ou qualidade) um desconto de 5%. Quando a compra fosse de mais de 10 bilhetes o desconto seria de 10%.
2.4. Para jogos de maior dimensão, acrescia ao preço para sócios 2,5€ e aos restantes 5€.
2.5. Em situações especiais (jogo do titulo ou meias finais de competições europeias) os preços poderiam ser inflaccionados.
2.6. O preço de qualquer cativo, ser igual a 80% da soma de todos os bilhetes, se comprados individualmente (tendo por referência os preços base).
2.7. Criar diferentes tipos de cativo, tais como:
2.7.1. Cativo total
2.7.2. Cativo campeonato
2.7.3. Cativo campeonato + europa
2.7.4. Outros (onde se incluem cativo senhora, sénior, júnior, etc)
3. Re-instalar a zona dos sócios no Estádio da Luz (a famosa bancada dos sócios) com as seguintes características:
3.1. Zona no Estádio, exclusiva a sócios (com possibilidade de trazerem um acompanhante).
3.2. Sem lugar marcado.
3.3. Só adereços do Benfica.
3.4. Localizada numa das bancadas centrais.
3.5. Cativo disponível para esta zona.
3.6. Possibilidade de existência de promoções ou eventos exclusivos.
4. Acabar com a palhaçada que se tornou o ambiente gerado pela comercialização da marca no Estádio.
4.1. No Estádio da Luz só músicas do Benfica. Os cânticos da moda, os hinos (os dois), clássicos da musica encarnada, etc.
4.2. Criar momentos nostalgia, onde são exibidas imagens do glorioso passado (com direito a narração para elucidar os adeptos) ou onde são mencionadas curiosidades relativas à história do Benfica pelo speaker do estádio.
Os benfiquistas vão ao estádio para ver, ouvir e sentir o Benfica e não ver um qualquer espectáculo de entretenimento com publicidade a meio. Seria menos receita (por causa da publicidade), mas ganhariamos adeptos mais fieis e mais conhecedores do que é o Benfica.
Em traços gerais, é isto que eu quero do Benfica enquanto sócio/adepto no Estádio da Luz. Ser tratado como um sócio ou adepto e não como um cliente que compra o produto que o Benfica vende.