O basquetebol encarnado conseguiu fazer o improvável.
Apesar de estar mais desgastado que o adversário (que relembro que ficou "isento" nas meias finais).
Apesar de estar a jogar na casa do adversário (que é sempre um terreno complicado).
Apesar de vir de uma derrota no primeiro jogo da final (com o correspondente acréscimo de moral para o adversário e decréscimo para nós).
Apesar das contrariedades (a lesão da véspera de Doliboa).
Apesar de tudo isto, o Benfica venceu o Porto no segundo jogo da final do play-off do campeonato e traz a decisão para o pavilhão da Luz. Vencendo ambos os jogos em casa, no próximo fim de semana, o Benfica reconquista o ceptro nacional.
O mais difícil está feito e agora é garantir que o pavilhão está cheio para apoiar mais esta equipa do Benfica.
Sendo sincero com os leitores, sou um dos que não acreditaram que fosse possível vencer lá. Por uma série de razões, entre as quais o temível tiro exterior do Porto, que causa sempre grandes estragos, e a "normal" produtividade encarnada, quando em confronto com o Porto (infelizmente nos últimos largos anos, não há modalidade que resista muito tempo). Mas, a equipa soube superar isso tudo. Soube sofrer quando teve que sofrer. Soube jogar bem nas alturas decisivas. Soube aguentar a pressão que pairava (o 2-0 seria muito difícil de gerir em Lisboa). Soube ser Benfica.
A todos os membros da secção de Basquetebol do Benfica, os meus parabéns e o meu obrigado. Fizeram-me recordar que há que acreditar sempre, quaisquer que sejam as circunstâncias.