origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Barcelona. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Barcelona. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de abril de 2014

Um pequeno passo para eles. Um enorme salto para o Benfica.

O Benfica foi derrotado pelo Barcelona na primeira final da UEFA Youth League (uma Liga dos campeões para jogadores jovens). O percurso até esta final foi simplesmente genial, com uma imaculada fase de grupos e uma fase a eliminar assombrosa, eliminando o City em Inglaterra num daqueles jogos memoráveis para as nossas cores. A meia final com o Real foi facilitada pela vantagem inicial e a série de erros dos merengues, mas muito devido ao facto de jogarmos sempre com uma identidade e intensidade muito vincadas.

Infelizmente, para nós, na final o Barcelona fez-nos o mesmo que fizéramos ao City em Inglaterra. Foi muitíssimo mais eficaz e contou com um GR em tarde inspirada.

Apesar da derrota na final, a campanha efectuada deve ser enaltecida, não como vitória moral, mas como incentivo a que no próximo ano, consigamos escrever uma história diferente. Porque já é garantido que iremos lá estar outra vez em 2014/2015.

O crescimento e a maturidade exibidos pelos jovens jogadores encarnados foi um dos marcos da campanha e tenho pena que eles não tivessem ganho o jogo final, saboreando uma merecida recompensa. Mas o futebol é assim. De certeza que muitos deles cresceram imenso também com esta derrota. E espero ver uma grande maioria deles a jogar na primeira divisão portuguesa brevemente. A qualidade está lá.

Uma palavra final para o presidente que se deslocou a Nyon para a final. Muito bem no apoio a esta equipa e as suas palavras no final do jogo são o tónico que muitos jogadores jovens precisam ouvir para regressarem mais fortes. Sentirem que o presidente do clube os acompanha é muito bom e aqui tenho de tirar o chapéu a Vieira. Esteve à Benfica!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A desilusão anunciada com tiques de malvadez

Estava para escrever um longo texto com as considerações acerca do jogo de ontem e da prestação na Liga dos Campeões 2012/2013, mas a campanha europeia até agora resume-se em dois aspectos:
  1. Falta de ambição
  2. Falta de jeito
Não me engano muito se disser que o Benfica estará entre as equipas que mais oportunidades claras de golo desperdiçou. E isso nesta competição paga-se muito caro.

Em relação ao jogo de ontem, o Benfica entrou como lhe competia face a um Barcelona de segunda. A pressionar alto e a procurar chegar ao golo. A inépcia dos nossos jogadores na altura de rematar à baliza foi por vezes malvada para quem assistia ao jogo, tal a qualidade das oportunidades. Tão cedo não teremos outra chance de vencer em Camp Nou.

No final desta campanha fica o amargo de boca, que mesmo com todas as contrariedades que apresentámos, tínhamos mais que equipa para chegar aos 1/8 de final. 

PS: Os jogadores foram bravos hoje (excepto na finalização) fazendo às reservas do Barcelona o que tinha de ser feito, mas tenho de destacar negativamente Maxi Pereira e Matic num aspecto. Andaram a pedir cartões com entradas muito duras sobre os adversários. Especialmente Maxi Pereira, que acaba o jogo miraculosamente sem ver qualquer cartão. A rever a atitude.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Em Barcelona

O Benfica apresenta-se logo em Barcelona, a discutir o 2º lugar do grupo com o Celtic. Temos de fazer o mesmo resultado que eles o que não se afigura fácil, mas como nunca tivemos borlas na nossa história, não era agora que íamos começar. A equipa vai jogar desfalcada de alguns elementos e a ter de atacar para alcançar um bom resultado. Além disto, penso que teremos de fazer uma gestão a pensar em Alvalade, um jogo cem vezes mais importante para um adepto que este em Barcelona, e esta época ainda mais pois está visto que a luta a dois pelo campeonato se vai decidir em detalhes.

Face às ausências da equipa, eu apostaria numa equipa conservadora virada para o contra-ataque. Colocaria jogadores para pressão intensa sobre a defesa e meio campo defensivo do Barcelona de modo a dificultar-lhes ao máximo a transição ofensiva em tiki-taka. Jogaria com dois avançados na frente a pressionar os defesas blaugrana, com dois médios de contenção, um médio ofensivo e um extremo.
Assim sendo escalaria os seguintes jogadores para o onze inicial (4-4-2), com vista a segurar o Barcelona na primeira parte  e quem sabe aproveitar uma oportunidade para inaugurar o marcador.

 
 
O Barcelona não contará com Jordi Alba na lateral esquerda, pelo deixaria na primeira parte esse corredor para Maxi Pereira com a cobertura de André Almeida, que jogará ao centro com André Gomes, a procurar aproveitar as ausências de Xavi e Iniesta. A decisão de deixar Matic no banco tem a ver com dois aspectos; um face à sobrecarga de jogos do sérvio em conjugação com o jogo em Alvalade e o outro pois não precisaremos de altura mas sim de mobilidade. Caso necessário, para segurar o resultado, poderá ser opção para a segunda parte.
A entrada de Nolito em vez de Ola John, é também ela de gestão para segunda feira, mas também do nível de agressividade para este jogo. Nolito é um jogador bastante agressivo sobre os defesas adversários, pelo que será o complemento ideal para a dupla Lima/Rodrigo. Estes terão ainda a função de desgastar ao máximo a defesa blaugrana, com vista ao lançamento de Cardozo na segunda parte se necessário.


 
Porventura, a táctica poderia evoluir para um 4-2-3-1, com Rodrigo a descair para a direita de modo a poder fazer as diagonais de que gosta, equilibrando ao mesmo tempo o miolo (3x3), na luta pela posse de bola. Jogando a equipa do Barcelona muito avançada no terreno, será oportuno tentar explorar esse adiantamento com a velocidade dos nossos jogadores mais avançados.
Com este sistema, o objectivo principal, seria empurrar o Barcelona para trás, de modo a afastá-los da nossa área, e a ganharmos a bola em terrenos mais avançados

De resto, seria esperar pela sorte do jogo e fazer por isso, trabalhando para ganhar a posse de bola, obrigando o Barcelona a lutar por ela também. E para retirar alguma coisa deste jogo, teremos forçosamente de melhorar a nossa capacidade de concretização. Em especial o rácio de golos versus oportunidades. Quem joga com o Barcelona tem de aproveitar toda e qualquer chance.



Como não sou treinador do Benfica, não me cabe a mim escalar os jogadores ou dar a táctica, mas na minha visão de leigo, tendo em conta já o jogo de segunda feira, que considero bem mais importante que o de hoje, seria isto que apresentava.

Boa sorte Benfica. Deixa-nos orgulhosos de ti!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sonho vivo ou pura ilusão?

O Benfica venceu ontem o Celtic e mantém vivo o sonho de chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Fomos sempre melhores que o adversário, excepção feita a duas ocasiões. Nesses dois momentos, um deu o golo do empate de Samaras e no outro valeu-nos Artur. Mostrámos que somos melhores que eles e que se calhar com um bocadinho de mais audácia, estaríamos nesta altura confortavelmente já qualificados. Mas as coisas aconteceram desta forma, por isso não adianta "chorar sobre o leite derramado".

O Benfica suou bem mais que o necessário para vencer, mas os 3 pontos estão cá e agora estamos em vantagem para passar. Mas será realmente assim? Embora esteja em vantagem, o Benfica precisa de fazer o mesmo resultado que o Celtic. Só que o Celtic recebe o Spartak em Glasgow e o Benfica vai a Camp Nou jogar com o já qualificado Barcelona. Tarefas completamente diferentes e que têm graus de dificuldade bem distintos. Gostava imenso de poder dizer que o nosso sonho está bem vivo, mas sinceramente, penso que o nosso lugar na Liga Europa está já bem reservado.

Vencer ou empatar no Camp Nou é quase impossível para nós, devido à forma como jogamos e como joga o Barcelona. Eles jogam em posse constante e pressão alta, remetendo o adversário para os seu meio campo defensivo. Nós jogamos em pressão semi-alta, mas muito em transições. E desta forma somos obrigados a despender um esforço enorme, sempre no limite do risco, como afirmou em tempos o nosso treinador. A componente física vem ao de cima, pois para qualquer um que já tenha jogado futebol, sabe que correr atrás da bola "cansa" muito mais que correr com ela. No futebol não há impossíveis, mas há coisas que acontecem uma vez na vida. Teria o clube catalão de estar em claro dia não e nós em claro dia sim, para sairmos com alguma coisa do jogo. E não se podia falhar numa coisa, que infelizmente para nós, tem sido um dos nossos problemas; a finalização. Teriamos de aproveitar quase todas as oportunidades criadas, para fazer face à pouca posse de bola ofensiva que vamos certamente ter. Valerá a pena esse esforço extra, nesta altura decisiva do campeonato?

E tenho ainda que adicionar um facto relevante a esta equação. O Benfica joga em Alvalade 5 dias depois de visitar o Camp Nou. Pessoalmente sou apologista de se pouparem alguns jogadores em Barcelona, para tê-los em boa condição física nessa segunda-feira. Nesta altura, já vamos vendo jogadores presos por arames em termos físicos, a serem espremidos até ao tutano. Normalmente em dois jogos de alta rotação como estes, essa situação virá ao de cima, especialmente no segundo jogo, onde existe o "facto" adicional de que o Sporting vai entrar (como entra sempre) motivadíssimo para nos barrar o caminho. Acreditem que vai ser muito mais importante vencer em Alvalade, do que no Camp Nou. Pelo menos para mim, que quero uma dobradinha este ano.

É um dilema, sem dúvida. Nesta altura, parece-me que não temos plantel para ter respostas cabais nos dois jogos. Pessoalmente espero que Jesus também se aperceba disto e que dê prioridade ao nosso objectivo maior, que é claramente ser campeão nacional.

PS: Inqualificável terem sido rebentados petardos novamente, quando já estávamos todos muito bem avisados que a UEFA iria estar atenta. Não aprendem?

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A melhor equipa

O Barcelona veio a Lisboa vencer pela primeira vez o Benfica na Luz. Demonstrou cabalmente porque é a melhor equipa da actualidade e dominou o jogo de principio a fim, sem dar grandes hipóteses a um Benfica aguerrido mas muito inferior.O Benfica até entrou melhor no jogo, com um remate perigoso de Bruno César, mas na resposta o Barcelona marcou na primeira vez que se acercou da nossa baliza. Foi o pior que nos podia ter acontecido, pois o Barcelona pratica um "anti-jogo" que sufoca o adversário. Além de terem uma paciência enorme, a qualidade técnica dos seus jogadores faz com que raramente falhem um passe ou recepção permitindo muito poucas oportunidades de contra golpe ao adversário. Isto fruto também de uma pressão a todo o campo digna de registo. E não só manieta o adversário em termos fisicos, como em termos mentais o desgaste é enorme. Um jogador com bola corre mais e joga mais que sem ela. Quando se passam 3/4 do tempo de jogo a correr sem bola, é complicado manter o focus e a concentração quando se tem a posse da mesma..

Voltámos a falhar algumas oportunidades claras de golo, com a de Lima à cabeça. É algo que penso que temos de melhorar rapidamente, pois em jogos como este (e o Barcelona provou-o), aproveitar as chances que se tem é obrigatório. Em jogos com poucas ocasiões como foi este, no aproveitar é que está o ganho e o jogo seria certamente diferente caso tivéssemos aproveitado algumas das chances que tivemos.
Não desgostei da exibição da equipa no global, porque não deu grandes oportunidades ao Barcelona, embora tenha de destacar pela negativa, Maxi Pereira. Péssimo jogo do capitão desguarnecendo muito o lado direito. Foi por ali que o Barcelona criou quase todas as suas situações de perigo.

No final venceu a melhor equipa em campo e que não vai ter dificuldade alguma em ser primeira do grupo. Arrisco a dizer que o será com 18 pontos.

Ao Benfica resta trabalhar para vencer ambos os jogos com o Spartak e fazer 7 pontos antes de receber o Celtic em Lisboa. E temos qualidade para isso.


PS: Grandes adeptos que ovacionaram Puyol quando este se lesionou. Arrepiou ver a imagem do seu braço.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Desejos de Campeões

O Benfica joga hoje com o Barcelona na 2ª jornada da fase de grupos da edição deste ano da Liga dos Campeões. Vai ser um jogo muito difícil para nós, em que teremos que estar ao nosso mais alto nível, para conseguirmos retirar algo do mesmo. E mesmo assim pode não chegar.
Este Barcelona é uma equipa verdadeiramente galáctica, tendo em Messi o seu expoente máximo. Mas, embora seja uma das melhores equipas de sempre da história do futebol, não é imbatível. Para já Tito Vilanova está 100% vitorioso ao comando da equipa e a moral blaugrana está nos píncaros, mas um Benfica trabalhador, com o apoio do seu excelente público, poderá travar a equipa catalã.

Por qualquer ponto de vista, antes do jogo e atendendo à diferença entre as equipas, um empate seria visto como um bom resultado para o Benfica. O próprio treinador referiu isso na conferência de imprensa de antevisão do jogo. O Barcelona é indiscutivelmente a melhor equipa da actualidade e reforçada com Puyol, Iniesta e Adriano, estará perto da sua máxima força. Ao Benfica resta fazer o seu jogo aguerrido e de sacrifício, pois vamos estar muito tempo sem a bola. Quando a tivermos, teremos que fazer bom uso dela e esperar que a nossa malapata em frente à baliza não apareça, pois não deveremos ter assim tantas oportunidades como isso.

O meu maior desejo é que o Benfica seja igual a si próprio e que deixe a pele em campo. A motivação dos jogadores não deverá ser problema e quem sabe alguns deles não se irão transcender, pelo que espero um bom jogo de parte a parte. Entrar no jogo a jogar declaradamente ao ataque será a morte do artista, mas parece-me que este Benfica poderá discutir o jogo se tiver um espírito de luta em todo o terreno. A luta pela posse de bola será mesmo o mais importante. Roubando a bola ao Barcelona impede-se o famosos jogo curto deles. Não vai ser fácil, como nada é.

Mais logo tudo a puxar pelo Benfica, pois o publico presente será certamente fundamental na obtenção de um bom resultado.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A Liga dos Campeões é isto


O Benfica ficou inserido no grupo G, juntamente com Barcelona, Spartak e Celtic, ditou o sorteio de há pouco.
Um grupo forte, com adversários de nível (3 são campeões europeus), onde o Barcelona é o favorito a passar em primeiro. Parece-me mesmo que o será sem grandes dificuldades, cabendo ao Benfica lutar por garantir o segundo lugar o mais rapidamente possível e importunar os blaugrana no primeiro.

Olhando ao potencial e prestigio de cada clube neste grupo, Benfica e Barcelona têm obrigação de passar aos oitavos. Mas no futebol, quase sempre, a lógica é uma batata e não me admiraria se existissem surpresas.  

O que espero do Benfica neste grupo é tão simplesmente trabalho. Preciso de ver que o Benfica quer chegar aos oitavos (à semelhança do que se passou na época passada), mas sempre sem descurar a vertente interna. Esta equipa tem potencial que chega e sobra para atingir esse objectivo.


PS: Este ano não me importaria de ter uma prestação menor na Europa, se tivesse a garantia de que se apostaria em absoluto na conquista da dobradinha. Mas se se conseguir conciliar ambas as coisas é sempre de aproveitar.

terça-feira, 27 de março de 2012

Manipulações II


Como podem verificar no video acima, Drogba não tremeu quando soube do emparelhamento com o Benfica, mas sim quando soube do hipotético emparelhamento nas meias finais com o Barcelona.

Comparem com este:


É deveras extraordinário, que se lancem estes episódios, como sendo uma verdade, causando muitas vezes conflitos entre diferentes grupos. Não sei quem lançou o original, mas mais pesquisa é sempre de salutar, antes de se afirmar peremptoriamente alguma coisa (o que quer que seja)