origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Benfica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Benfica. Mostrar todas as mensagens

domingo, 20 de março de 2016

Estrelinha ou sorte?

Um jogo péssimo no Estádio do Bessa. Nenhuma equipa fez o minimo que fosse para vencer o jogo. Um golo caído do céu (literalmente) que mantém o Benfica na frente da classificação.

Um resumo bastante aproximado do que foi o jogo de hoje. Não jogámos nada bem, perdidos no meio da teia boavisteira, sem criatividade ou soluções para desbloquear um jogo que se antevinha bastante difícil. E difícil foi, cheio de perdas de tempo, faltinhas, jogo muito mastigado de parte a parte, e quase zero motivos de interesse.

Rui Vitória escalou mal o onze hoje (embora tenha corrigido com as substituições). Sálvio é claramente para ir entrando, até ter o ritmo necessário (pondero mesmo se não seria bom jogar um jogo pela B para ganhar esse ritmo). Nélson Semedo esteve muito trapalhão e Renato Sanches fez o pior jogo que lhe vi de águia ao peito. A equipa esteve sempre desligada em campo, muito presa aos arames armados pelo adversário.

No ataque Jimenez e Jonas pouco mais foram que corredores atrás da bola, sem espaço ou engenho para fazer mehor. Mas quem tem Jonas na equipa sabe que o avançado brasileiro pode resolver o jogo de qualquer lado e a qualquer hora. E foi isso que aconteceu. O nosso melhor marcador, aproveito uma assistência primorosa de Carcela e fez o resultado do jogo, com a calma olimpica a que já nos habituou.

O nosso melhor jogador foi sem duvida o Guarda-Redes Ederson. Nem tanto pelo que defendeu (que não foi quase nada) mas pela extrema segurança que emprestou à equipa em momentos em que podiamos ter perdido o norte.

Continuamos na frente, mas este jogo foi um aviso muito sério à navegação. Não podemos ter mais desempenhos destes, porque da próxima vez é bem provável que nem o santo Jonas nos valha...

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Final do Tormento

Finalmente acabou o tormento do defeso. Durante uns meses, todas as especulações, invenções e discussões acerca de entradas e saídas deverá cair para níveis mais comportáveis com a sanidade mental dos benfiquistas.

No final de tudo, as saídas "previstas" acabaram por não se realizar todas, existindo ainda contratações de qualidade. Se no inicio de Agosto o panorama não era nada animador, neste inicio de Setembro já se apresenta mais desanuviado. Penso que o Benfica tem um plantel capaz de lutar internamente com os seus rivais pelo ceptro nacional. E penso que esse deverá ser assumidamente o objectivo número Um. Como aliás já foi sendo frisado pelo nosso treinador.

Até Janeiro, estes serão os nossos e merecerão o nosso apoio na defesa do clube. Só que terá de existir a capacidade de escolher bem, por parte de quem lidera esta equipa. O jogo com o Sporting pôs ainda mais em claro algumas das nossas fragilidades. Ainda temos bastante trabalho pela frente.

Na Liga dos Campeões calhou-nos o grupo mais equilibrado de que tenho memória. Todas as equipas se apresentam a um nível bastante semelhante, sendo possível a qualquer uma delas liderar o grupo assim como ficar no último lugar. Penso que fazer o pleno de vitórias em casa será importantíssimo neste grupo. Um ponto que poderá correr a nosso favo, poderá ser a nossa maior experiência em jogos de pressão competitiva altíssima. O plantel parece curto para conjugar a vertente interna com a europeia, mas nada é impossível.


Trabalho de formação

O Benfica acaba de ser distinguido pela UEFA, como o clube que melhor interpretou os valores da competição. Depois da chegada à final, a todos os títulos notável e demonstrativa de que há talento de sobra nas nossas camadas de base, é mais um reconhecimento do excelente trabalho que tem sido desenvolvido no Seixal.

Parabéns ao Sport Lisboa e Benfica, à direcção, à sua estrutura técnica e aos seus jovens jogadores. O prémio é apenas mais um incentivo a continuar o bom trabalho.

Apesar de todos os problemas que tenho vindo ao longo dos anos a apontar à gestão de Luis Filipe Vieira à frente do clube, neste caso acho que não há nada a dizer. O trabalho foi bem planeado, desenvolvido e implementado. As pessoas certas foram colocadas nos lugares certos e os resultados estão à vista. Os nossos jovens jogadores têm tanto ou mais talento que todos os restantes, e muitos deles têm sobressaído enormemente nos maiores palcos europeus. Tanto que, jogadores jovens já começam a ser bastante assediados por clubes estrangeiros à procura de talento.

Desde a sua inauguração, o Caixa Futebol Campus no Seixal, tem sido o palco onde treinadores altamente qualificados formam jogadores de topo. As convocatórias das selecções jovens são o maior exemplo do quão bem se trabalha no Seixal. É rara a convocatória (em qualquer dos escalões) onde os nossos jovens jogadores não estejam em maioria. 

Mas o caminho não termina aqui, nem acho que terminará. Ainda existirão alguns passos a dar, nomeadamente na questão do lançamento destes jovens na alta roda do futebol português. Ainda não chegámos lá, por vários motivos, mas estou em crer que num futuro próximo poderemos ver os resultados de nosso excelente trabalho na formação a brilhar ao mais alto nível na nossa equipa principal. Porque ninguém tenha dúvidas de que qualidade para isso existe com fartura.



segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O melhor inicio

O Benfica quebrou um enguiço com 10 anos e entrou com o pé direito no campeonato nacional. O campeão teve um jogo muito atribulado, que podia ter corrido muito pior, com vários heróis. Desde logo Artur, com a sua defesa no penalty. Depois Maxi e Salvio, marcadores dos golos. E finalmente, Gaitan, orquestrador de todo o jogo ofensivo da equipa.

3 pontos já estão amealhados num caminho muito sinuoso rumo ao título. Esperemos que consigamos navegar por entre as curvas desta longa estrada.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Adeus Tacuara, Imortal do Sport Lisboa e Benfica

O jogador foi-se (apenas mais um, na debandada geral deste defeso), mas a lenda fica. Foram muitos, muitos golos (172 oficiais) desde aquele, já longínquo, mês de Julho de 2007. Cardozo mostrou ao que vinha logo no primeiro encontro, não dando hipóteses num remate de fora da área. E repetiu o feito muitas vezes. Algumas sem que contasse grande coisa para o resultado final, mas em bastantes com a decisão do jogo nos pés. Tantos e tantos jogos que ele nos fez ganhar, com aquele seu jeito meio desengonçado, mas pleno de oportunismo e à matador. 
Antes de Cardozo, penámos e desesperámos 7 longos anos por alguém com as suas características. Todos os anos era a mesma conversa. Falta alguém que as meta lá dentro, que produza golos independentemente de jogar com A ou B. E quando ele chegou, a conversa de muitos benfiquistas passou a ser a de que ele não se mexia, que não aproveita 100% das oportunidades que tinha, que destruía o jogo ofensivo da equipa. Enfim, um monte de barbaridades, de quem dá mais importância à estética do jogo do que à eficácia do mesmo.A este respeito recordo um Benfica vs Sporting de 19 de Setembro de 2010, em que Cardozo nos deu a vitória por 2-0, marcando ambos os golos e inclusivamente falhando um penalty. Nesse jogo Cardozo teve a posse da bola uns insignificantes 10 segundos (!!!), mas foi tempo mais que suficiente para ser o homem do jogo. E este jogo descreve na perfeição quem foi Cardozo ao serviço do Benfica: um avançado que sem ser perfeito, deixou a sua marca.

Agora que Cardozo sai, é tempo de o homenagearmos como merece, recordando os seus golos e as alegrias que nos deu. Após sete épocas, tornou-se no melhor marcador estrangeiro do clube e entrou para o top 10 de marcadores, ao lado de lendas como Eusébio, Nené ou Águas. Também ele é uma lenda do Benfica, e eu sinto-me privilegiado por poder tê-lo visto de manto sagrado ao vivo e a cores.

O meu muito obrigado pelas alegrias e que tenha sorte nesta nova aventura.

Adição 22:06h:
Cardozo é isto! De todas as maneiras e feitios!

 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A partir de agora é a doer

O Benfica teve no último fim de semana uma passagem infeliz (para não dizer outra coisa) por Inglaterra. A planificação desta semana pode levantar algumas criticas com o Benfica a fazer 4 jogos em 5 dias, sem tempo para descanso, depois de uma pré-época desgastante tantos física como mentalmente.
Os resultados são desoladores, mas na pré-época o que conta mais são as rotinas. O que eu noto, é que apesar de algumas boas indicações, que se viram em determinados momentos, o plantel está muito afectado por todas as ausências. Algumas contratações não vieram acrescentar absolutamente nada enquanto outras se vão integrando aos poucos.
É uma equipa totalmente nova, a que se junta a certeza expressa pelo treinador, de que alguns dos ausentes serão peças chave, assim como é necessário ainda ir ao mercado em busca de reforços. As posições apontadas ontem mesmo pelo treinador são as de guarda-redes, médio defensivo e avançado. A ver vamos se vem alguém até final do mês.

De resto, mesmo entre sorrisos, Jesus deixou escapar uma mudança de atitude face ao que era a sua postura anterior. Disse ele, que se saísse Enzo, saíria também. Um aviso à estrutura (esperem, mas não era ele a estrutura?) que deverá ser levado bastante a sério por todos.

Posto isto, que poderemos esperar para o ínicio da competição a sério já no próximo fim de semana? Sinceramente é uma incógnita para mim. Os sinais de preocupação estão lá todos, mas também é verdade que o nível de competitividade do Rio Ave (com o devido respeito) não é o do Arsenal ou do Valência. Pessoalmente desejo o melhor, mas estou preparado para o pior.

PS: Uma nota para Artur. Se já não tinha condições psicológicas de estar na nossa baliza, ontem foi o derradeiro prego no caixão. Uma exibição lamentável coroada com 3 erros, cada qual mais horrendo que o anterior. Para isto mais vale apostar em Paulo Lopes ou Bruno Varela...

quinta-feira, 31 de julho de 2014

A mistica ainda existe

«Só quero ser feliz e poder ajudar o clube. Aliás, estar num clube como o Benfica é suficiente para um jogador se sentir realizado. O que pretendo é ser útil e ajudar o Benfica a conseguir mais vitória e títulos. Não há outra maneira de viver o Benfica, sem ser a pensar que o clube é mais importante que qualquer individualidade e que a conquista de títulos é a única coisa que nos separa do fracasso»
Estas, são as palavras de Eduardo "Toto" Salvio, que serão seguramente imortalizadas para sempre como exemplo da mistica benfiquista.
Obrigado Salvio, e que sejas muito feliz no Benfica.

Melhorias

No jogo de ontem, com o Sion, já se viram melhorias na equipa. É certo que a valia do adversário (ainda por cima sem os seus melhores jogadores) não foi a mesma da dos anteriores, mas os processos da nossa equipa parecem estar mais assimilados pelos jogadores "novos". No jogo de hoje com o Athletic Bilbau, espero ver as mesmas melhorias e se possível, uma progressão dos nossos jovens jogadores.

A razia na equipa foi feita (e o que está feito, feito está), mas foi feita em Julho e não em Agosto. Pelo menos existe algum tempo antes da competição oficial começar para limar arestas e fazer crescer alguns dos possíveis titulares.

São noções a confirmar ou a desmentir até Domingo, com os jogos da Emirates Cup a servirem de tubo de ensaio.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Relatório do Defeso 14/15

EntradaValor (M€)NotaSaídaValor (M€)Nota
Luis Filipe2
Garay6
Benito2.25
Rodrigo30
César3
André Gomes15
Djavan1
Oblak16
Talisca4
Kardec4.5
Candeias0**Funes Mori0*
Dawidowicz2
Markovic25
Derley2.5
Mitrovic1.8
Friesenbichler0**Djuricic0*
Victor Andrade        0**Airton0*
Eliseu1
Lisandro Lopez          0*

* Empréstimo
** Custo Zero

Até à data de hoje acho que é isto. 11 entradas e 11 saídas. Uma equipa inteira de futebol.

Mas se nas últimas épocas temos assistido a um entreposto de jogadores com cerca de 15 entradas e o mesmo numero de saídas, com os resultados conhecidos, não serão estes números a influenciar o resultado final.

domingo, 6 de julho de 2014

A verdadeira transparência

O Benfica comprou Anderson Talisca por 4M€ ao Esporte Clube Bahia do Brasil. O jogador de 20 anos, chega a Lisboa para integrar o plantel às ordens de Jorge Jesus e pelo preço revelado, terá pelo menos a oportunidade de fazer a pré-época. 

O Bahia, revelou em comunicado a venda, e apresentou inclusivé, os detalhes do negócio.
Com base no princípio da transparência que norteia esta nova gestão, o Esquadrão divulga a divisão da partilha da transferência do atleta:
  • 50% Esporte Clube Bahia
  • 20% Carlos Leite 
  • 10% Chácara Celeste 
  • 10% Astro 
  • 10% Bahia Soccer
Quando em Portugal (e mais concretamente no Benfica que é o que nos interessa) vemos as constantes "desinformações" prestadas, faz-nos pensar na tão propalada Transparência. Poderia ser que seguindo o exemplo do Bahia, o Benfica não tivesse que emitir comunicados adicionais com esclarecimentos acerca dos seus negócios.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A mais épica das vitórias

É difícil descrever a felicidade que sentimos (nós benfiquistas) nesta altura, face às gloriosas duas semanas que temos vivido.Vermos o nosso Benfica com a personalidade que lhe granjeou adeptos por esse mundo fora, mesmo entre adversários. A raça, o querer e a ambição personificadas dentro de campo e parte do imaginário dos adeptos. Estas vitórias serão lembradas mesmo daqui a cem anos, quando os netos dos nossos netos virem num qualquer arquivo visual, o quão épico foi vencer o rival desta maneira. O golo do André Gomes na meia final da Taça de Portugal foi algo que ficará para sempre nas nossas memórias e entrou directamente para o top 5 dos meus melhores momentos de Benfica. Simplesmente épico!

E era disto que eu estava à espera há muito, muito tempo (e acredito que todos nós o esperávamos). Algo que demonstrasse a nossa inequívoca superioridade face ao rival nortenho, sem deixar qualquer margem para dúvidas. Mesmo a jogar com 10 durante uma hora, a precisar de marcar num dos casos e de não sofrer no outro, mesmo com importantes compromissos pela frente que aconselhavam poupanças, mesmo com as lesões inacreditáveis que nos têm acontecido, mesmo com isto tudo o Benfica parece um daqueles tapetes rolantes que entregam a mercadoria nos aeroportos, rodando sem parar imune às pretensões de alguns dos passageiros que se vêem aflitos para tirar as respectivas malas. Vamos andando quase em ritmo de passeio, já com o campeonato no bolso e destroçando o nosso rival nortenho a cada batalha. Será este o momento de mudança no futebol português? A ver vamos o que trará a próxima época.

Para o sucesso que celebramos agora (com importantes conquistas ainda pela frente) temos dois obreiros maiores. O primeiro é Jorge Jesus. O treinador da equipa começou muito mal, sentado numa geleira na Madeira, foi salvo por Markovic e Lima já depois dos 90' na Luz frente ao Gil Vicente, mas a partir de certa altura, parece que corrigiu todos os seus defeitos (pelo menos minimizando os seus efeitos) e construiu uma equipa de verdadeiro betão. Inimaginável em Agosto de 2013, mas realidade em Abril de 2014. O seu maior mérito nasce das duas decisões que acontecem em sentidos opostos. Se na primeira, que foi o assumir de que o campeonato seria a prioridade numero um, mesmo com prejuízo de outras competições, o treinador assumiu uma mudança face ao passado, juntando as acções coincidentes com as palavras, já na segunda, que foi a mudança do GR titular de Artur para Oblak, surge por acaso devido a uma lesão do brasileiro. Jesus no entanto soube premiar a grande entrada do esloveno na equipa, não o tirando dos jogos importantes (no campeonato). A solidez defensiva da equipa passou muito por esta troca, com a serenidade a fazer parte constante do processo defensivo, em contra ponto com a tremideira sentida sempre que Artur ocupava as redes encarnadas. No final, a quantidade de jogos sem sofrer golos do Benfica desde que Oblak tomou conta da baliza benfiquista atesta sem margem para dúvidas a melhoria neste aspecto.
Mas não foi só aqui que Jesus juntou os actos às palavras. Foi também na rotação que imprimiu no plantel ao longo dos jogos que nos trouxe aqui. Jesus percebeu finalmente que não se ganham troféus esgotando sistematicamente os mesmos jogadores, mesmo com jogos já resolvidos ou sem interesse. Exceptuando Paulo Lopes e Steven Vitória, todos os elementos do plantel apresentam números muito razoáveis de utilização. A campanha na Liga Europa (onde relembro que o Benfica ainda não perdeu esta época) é o exemplo maior, com a rotação a nunca mostrar um Benfica mais fraco, mas antes muito sólido. A mais valia clara de ter "todos" os elementos do plantel prontos para a acção, revelou-se quando nos aconteceram as lesões cruéis (em posições fulcrais) com os jogadores substitutos a desempenharem na perfeição as funções dos jogadores substituídos. Parabéns ao treinador também por isso.

O segundo obreiro, e grande responsável é naturalmente o presidente Luis Filipe Vieira. O nosso presidente esteve quase irrepreensível desde Janeiro. As suas declarações publicas foram sempre contidas e focadas, e apesar de alguns lapsos, finalmente percebeu que não é com fanfarronices e a querer aparecer sempre que a equipa ganha que se conquista a tão desejada hegemonia. Espero que a postura seja para continuar. Mas também se tem de lhe dar o mérito de em Junho de 2013 ter resistido a tudo e a todos e ter mantido o treinador em funções. O presidente Vieira de 2006 não o teria eito, preferindo "salvar-se" e mandando o treinador para o cepo. O presidente Vieira de 2013 fez finca pé pela sua convicção e arriscou a sua reputação junto da maioria dos adeptos, apostando inequivocamente e sozinho, na manutenção de Jesus à frente dos destinos do Benfica. A renovação (com mais prémios pelas conquistas) do treinador foi vista por quase todos como um erro estratégico quando o rival nortenho se preparava para renovar a sua estrutura com a entrada do treinador da moda. E mesmo depois do inicio horroroso, manteve-se firme colocando-se ele próprio no cepo com o treinador. Vieira ganhou em toda a linha com a aposta que fez, e com isso certamente granjeou mais apoio entre a massa associativa. Com esta equipa, os seus "3+1+50" parecem certamente possíveis. As suas palavras na hora de festejar, aglutinando na festa mesmo aqueles que nunca acreditaram até estar garantido, foi de líder. Deixou-se de tiques dictatoriais e se continuar assim, pode ter a certeza de que me converterei ao "vieirismo". Porque na realidade eu quero é um presidente com acções à Benfica, independentemente de se chamar Vieira, Rangel, Carvalho ou Manel...

Finalmente, não queria aqui deixar de expressar também um terceiro obreiro, na pessoa do King, Eusébio da Silva Ferreira, que mesmo na morte deu tudo ao glorioso Benfica. Parece que desde que nos deixou, o Pantera Negra encarnou em cada um dos nossos jogadores, pois a raça, brio e ambição parecem agora os mesmos dos seus tempos, em que o Benfica vergava a Europa e o Mundo do Futebol à sua vontade, sendo indiscutivelmente a melhor equipa dos anos 60. Obrigado King! este 33 é também para ti e para o teu "pai", o senhor Coluna.


terça-feira, 15 de abril de 2014

Um pequeno passo para eles. Um enorme salto para o Benfica.

O Benfica foi derrotado pelo Barcelona na primeira final da UEFA Youth League (uma Liga dos campeões para jogadores jovens). O percurso até esta final foi simplesmente genial, com uma imaculada fase de grupos e uma fase a eliminar assombrosa, eliminando o City em Inglaterra num daqueles jogos memoráveis para as nossas cores. A meia final com o Real foi facilitada pela vantagem inicial e a série de erros dos merengues, mas muito devido ao facto de jogarmos sempre com uma identidade e intensidade muito vincadas.

Infelizmente, para nós, na final o Barcelona fez-nos o mesmo que fizéramos ao City em Inglaterra. Foi muitíssimo mais eficaz e contou com um GR em tarde inspirada.

Apesar da derrota na final, a campanha efectuada deve ser enaltecida, não como vitória moral, mas como incentivo a que no próximo ano, consigamos escrever uma história diferente. Porque já é garantido que iremos lá estar outra vez em 2014/2015.

O crescimento e a maturidade exibidos pelos jovens jogadores encarnados foi um dos marcos da campanha e tenho pena que eles não tivessem ganho o jogo final, saboreando uma merecida recompensa. Mas o futebol é assim. De certeza que muitos deles cresceram imenso também com esta derrota. E espero ver uma grande maioria deles a jogar na primeira divisão portuguesa brevemente. A qualidade está lá.

Uma palavra final para o presidente que se deslocou a Nyon para a final. Muito bem no apoio a esta equipa e as suas palavras no final do jogo são o tónico que muitos jogadores jovens precisam ouvir para regressarem mais fortes. Sentirem que o presidente do clube os acompanha é muito bom e aqui tenho de tirar o chapéu a Vieira. Esteve à Benfica!

terça-feira, 8 de abril de 2014

Uma mão no caneco

Após a brilhante vitória de ontem, sobre o Rio Ave, o Benfica tem uma mão no caneco. E gostei de ver, que apesar da extrema importância deste jogo e da exibição de gala, no final não houve festejos desmedidos ou palavras de vitória antecipada. Houve, isso sim, pragmatismo e água na fervura. Mesmo das bancadas, o apoio foi sempre reconhecidamente para o jogo e ninguém embandeirou em arco.

Já falta pouco para o objectivo, mas esse pouco pode-se tornar em muito, muito rapidamente. Cabe ao Benfica não deixar que isso aconteça e conseguir finalmente dar a alegria aos seus adeptos.

Para esta quinta feira, o objectivo passa por continuar a poupar jogadores, porque a próxima semana vai ser bastante exigente. O resultado obtido na primeira mão dá-nos uma almofada confortável e foi conseguido fazendo esta mesma gestão do plantel.

Uma nota final para Cosme Machado. Conseguiu não ser o protagonista e o seu critério apertado foi justo para as duas equipas, embora eu seja apologista de um critério mais largo. Fosse sempre assim...

segunda-feira, 7 de abril de 2014

VideoPass com desconto

Para quem ainda não sabe, o Benfica já disponibiliza o serviço VideoPass desde Janeiro deste ano. O serviço está disponível no site oficial ao vivo e garante a visualização do jogo em apreciável qualidade HD com pré e pós jogo incluídos. 
E agora o preço do serviço baixou, sendo mais uma razão para quem vive longe poder assistir ao jogo. Para o jogo com o Rio Ave o preço é de 3,90€ e 5,90€ para sócios e não sócios respectivamente. Anteriormente o preço cifrava-se em 4,90€ e 7,90€ para sócios e não sócios respectivamente, pelo que é uma agradável surpresa, verificar que os responsáveis estão a pensar em nós que estamos longe de Lisboa.

Para quem ainda não aderiu e esteja a equacionar a melhor forma de ver o jogo, tem aqui uma bela opção. Pessoalmente, a minha experiência com este serviço tem sido excelente (à parte o primeiro jogo com o Porto). Recomendo vivamente a todos.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Corrida de fundo

Uma época desportiva de futebol é como uma corrida de fundo no atletismo. Não é como começa, é como acaba. Este dizer popular, tantas vezes usado pelo nosso treinador, sempre se revelou acertado, em especial nas últimas épocas desportivas, com sucessivos "entregar do ouro ao bandido" por parte do Benfica.

Esta época, o cenário mantém-se bastante actual. Com algumas nuances, como foi a excelente vitória em casa frente ao Porto, capaz de emprestar a uma equipa "morta e enterrada" no inicio da época, a vivacidade e alegria que empolga os adeptos e os faz carregar a mesma equipa ao colo. 
Os 7 pontos de avanço para os rivais da 2ª Circular, são uma almofada mais confortável do que os 4 e 5 pontos de avanço que tivemos para o rival do norte nas duas últimas épocas, mas apesar de já não entrar nas contas do titulo, esse mesmo Porto pode ainda interferir no resultado final. Basta para isso que o Benfica se exponha, como se expôs nessas épocas, a desaires quando nada o fazia prever.
Ter a cabeça bem em cima dos ombros e os pés bem assentes no chão é a melhor forma de impedir qualquer volte-face num campeonato "decidido" desde meados de Fevereiro.

Já falta pouco para o campeão voltar, mas antes é preciso demonstrar que somos mais fortes. O próximo jogo em casa, com um surpreendente Rio Ave, é para mim mais importante que o passado jogo em Braga. Não só porque é o próximo, mas também porque após passar num terreno difícil, é sempre perigoso ter um relaxamento num jogo teoricamente mais fácil. Espero que ninguém se lembre de festejar antecipadamente e todos façam o seu trabalho de forma séria. Só assim poderão dar uma enorme alegria a estes adeptos sedentos de vitórias.

Carrega Benfica.

quinta-feira, 13 de março de 2014

A quem interessa?

A quem interessa o que se tem passado em torno do Sporting nas últimas semanas?

Respondendo curto e grosso: a Benfica e Porto. E passo a explicar.

Ao Benfica interessa porque alarga a vantagem para o 2º, que passou de 2 pontos para 7 nas ultimas jornadas, com o derby pelo meio. Isto poderá permitir uma gestão mais desequilibrada do plantel, com vista a tentar conquistar a Liga Europa este ano. Não que isso seja o meu desejo, pois acho que deveremos apostar sempre nas competições internas (fazer a dobradinha 31 anos depois é nossa obrigação neste momento face ao desempenho nas várias competições). O lance do golo anulado ao Belenenses servirá também para fomentar as dúvidas dos adeptos verdes (e quiçá dos próprios dirigentes) em relação ao Benfica.

Ao Porto interessa principalmente para garantir o 2º lugar e a entrada directa na Liga dos Campeões. Não ter acesso directo a essas receitas (com a possibilidade de cair para a Liga Europa logo em Agosto) é um rombo muito grande para o Porto (e para o Benfica em igual medida), pelo que não quererão ficar em 3º.
Depois, porque lhes é muito importante manter Benfica e Sporting de costas voltadas. Não só porque desse modo podem tentar aproximações quer a um quer a outro (consoante a maré), mas também porque lá em cima, sabem bem que Sporting e Benfica unidos, tornarão muito mais difíceis as suas movimentações nas sombras. Aparentemente, a campanha liderada pelo Sporting é partilhada pelo Benfica (entre outros clubes) e têm-se notado uma grande aproximação entre os dois emblemas da capital, pelo que urge ao Porto tentar acabar com essa aproximação. A situação que se passou no último derby é disso bom exemplo, pois arrisco dizer que com qualquer uma das direcções anteriores, não se tinha chegado a acordo para a realização do jogo tão cedo.
Finalmente, interessa ao Porto mostrar ao novo presidente do Sporting que escolheu a via errada ao afrontar directamente o clube do azul e branco, ao invés de prestar autentica vassalagem como os seus antecessores.

No final, as opiniões dos sportinguistas andarão sempre na dúvida entre quem lhes quer mais mal e quezílias antigas serão relembradas. Nos cafés e nas redes sociais já começou o falatório, com as conferências de imprensa de Bruno de Carvalho a proporcionarem a gasolina para a fogueira que vai tomando proporções maiores. Parece-me que a maioria dos sportinguistas têm-se virado na direcção do Benfica, pois têm o sonho de ganhar o campeonato já este ano. 

__________________________________________________________________________

Pessoalmente vejo mais o Porto a "lucrar" com isto do que propriamente o Benfica, embora seja inegável que no campeonato o grande beneficiado na luta pelo titulo é o nosso clube. E digo isto porque me parece que haja mais por detrás desta situação que o simples campeonato nacional desta época. Parece-me estar a começar uma revolução no futebol, e caso Benfica e Sporting não estejam unidos, o grande vencedor dessa revolução será inevitavelmente o Porto. O conhecido "dividir para reinar".

terça-feira, 11 de março de 2014

Um Benfiquista de Lisboa no Norte do país

A viagem estava apalavrada há algum tempo, mas só se concretizou pois estive uns dias por Portugal a gozar umas merecidas férias. Fui muito bem recebido no norte do país onde a única coisa que destoou, foi mesmo a chuva incessante que caiu todo o fim de semana. O Marco e a sua família foram espectaculares e seguramente voltarei um dia destes.

Ia com alguma espectativa em relação à rivalidade entre Benfiquistas e portistas, que me dizem ser algo que extravasa o âmbito desportivo, com verdadeiras guerras entre pessoas que têm mais em comum do que aquilo que pensam (ou admitem). O que me foi dado a ver, no entanto, não chegou a esses níveis de animosidade. Foi até com bastante civilidade que vi as várias bocas que foram sendo lançadas no fim de semana. Muito provavelmente, devido à má campanha do Porto este ano, e a consequente desmotivação dos seus adeptos, não pude ver essa rivalidade extrema. E ainda bem, pois discutir futebol (ou desporto em geral) não é caso para guerras, embora às vezes dê essa ideia.
As discussões foram quase todas sobre o mau momento do Porto (e possíveis razões para tal) e sobre a possibilidade (ou não) do Sporting ser candidato ao título já este ano. 
Com os jogos de fim de semana vieram inevitavelmente as discussões sobre lances polémicos, embora nunca se tenha passado para o insulto gratuito. O facto de ser unânime que o Benfica foi beneficiado no jogo de Belém, também ajudou a que não se perdesse muito tempo a falar.

No final fiquei com a sensação de que dadas as condições certas, pode-se falar de bola com qualquer pessoa. Desde que exista um respeito mutuo entre ambas as partes. Discuti sobre Benfica e Porto e os seus problemas, com vários portistas e nenhum me insultou, tendo eu pontos de vista diferentes. Claro que não fui para a Ribeira (força de expressão) debater bola com os super dragões, mas pelo que me vinham dizendo vários amigos nortenhos, confesso que tinha pior ideia dos adeptos dessa zona.
Sinceramente acho que falta mais respeito entre todos. É tudo uma questão de educação parece-me. Mas também o que a mim me parece desajustado ou excessivo, poderá ser considerado como normal por quem passa por isso.

A certeza é a de que regressarei brevemente ao norte para se possível ver um jogo do Glorioso.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Sete, 8, Nove

Ponto prévio: NADA DE EUFORIAS

Ontem, o Sport Lisboa e Benfica deu mais um pequeno passo para a conquista do 33º Título de Campeão Nacional. Ainda faltam muitos jogos muito difíceis pela frente! Aliás todos eles são difíceis. E o Benfica tem de encarar todos os jogos com determinação, garra, raça, ambição e muita Humildade. 
Contra o Estoril, o Benfica soube contrariar as adversidades que o jogo lhe podia proporcionar e proporcionou, consentindo apenas 2 oportunidades de golo à equipa da linha - Bruno Lopes e Evandro (de livre). No entanto o Estoril teve imensa posse de bola para aquilo que idealizo para o Benfica. Não vou dizer que desgostei do modo como encaramos o jogo (modo italiano), mas gosto de ver o Benfica controlador com bola e não sem ela! Houve um momento em que a posse de bola era 37%-63%!!!! É certo que assim podermos explorar o contra-ataque e as transições rápidas, onde somos muito fortes (só não goleamos porque Lima foi perdulário e o pé direito do Rodrigo não é igual ao esquerdo), mas nunca fico 100% seguro de que o jogo está ganho ou controlado.

"Após 8 finais, chegará ao seu destino"... Todavia o próximo jogo é contra o Tottenham para a Liga Europa! 

E depois vem o Nacional para a Liga! 

"Dentro de 8 finais 

Nota 1: Nesta jornada, a nossa vantagem alargou-se para 7 pontos sobre o Sporting (2º classificado). Em relação ao Porto, mantemos os 9 pontos de vantagem. O FCP goleou um Arouca (4-1) que com mais qualidade individual e colectiva podia ter causado mais dificuldades aos azuis e brancos, ainda longe do seu melhor. Quanto ao SCP, perdeu 2 pontos em Setúbal numa arbitragem vergonhosa de Vasco Santos. De 5 golos marcados, o que não é duvidoso é aquele que foi anulado ao clube de Alvalade! Vergonhoso, este tipo de árbitros na 1ª Liga. Basta saber se são mesmo maus, ou se são outra coisa!

Nota 2: O amigo e anfitrião do Sócio, Danilo Oliveira, deslocou-se na semana passada ao Norte para conviver alguns dias com Benfiquistas do Norte! Espero que ele tenha percebido que o Amor é o mesmo ou até mais, que aqui sofre-se imenso pelo Benfica! Que aqui temos pena de o Benfica ter o estádio em Lisboa (por ser longe apenas) e que aqui o rival é outro! ;) Espero que tenhas gostado amigo! Que voltes em breve! 


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Parabéns Sport Lisboa e Benfica

Hoje o nosso grande amor faz 110 anos.
São muitos anos de emoções para todos os que vivem diariamente este clube, e para muitos que não podem viver sem ele. São muitas glórias, muitos troféus, muita mística ao longo destes anos.

Este aniversário é especial, porque acabámos de perder duas das nossas maiores glórias e embaixadores de benfiquismo e mística. Eusébio e Coluna, eram sempre das personalidades que mais queríamos ver e ouvir na Gala de Aniversário do clube e este ano será o primeiro em que não o poderemos fazer (até porque não haverá Gala este ano).

Para o futuro do Benfica fica o desejo:
Que venham mais 110 anos de glórias e sucessos.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Liga Europa: Prioridade ou não?

Sinceramente acho que não. 

Servirá para ir até onde podermos, mas sempre com a primazia dada às competições internas. Atingir os quartos de final já será positivo, para um clube que não ganha consistentemente internamente e que vai ver os seus rivais a jogar apenas ao fim de semana (o Sporting já o faz) muito brevemente. 
A vantagem conseguida neste momento (5 e 7 pontos para Sporting e Porto respectivamente) não deverá ser menosprezada, no sentido de poder ser gerida com vista à conquista do troféu europeu, mas deveremos todos relembrar-nos do que aconteceu em 2011/2012 e 2012/2013, quando perdemos vantagens importantes em condições semelhantes. 

Para que não me acusem de ser pouco ambicioso, não estou a dizer que deveremos fazer de propósito para ser eliminados. Trata-se isso sim, de gerir a condição física e mental dos jogadores, para que apareçam sempre a 100% nos jogos do campeonato e da Taça de Portugal., mesmo que para isso se tenha de protegê-los nos jogos europeus. O caso de Enzo Perez, que não foi convocado para o jogo de hoje com o PAOK, é sintomático e é mesmo de exemplos destes que eu estou a falar. Seja nos 1/16 de final ou nas meias finais. da prova.

O calendário do Benfica até ao final da época é extremamente preenchido e embora tenhamos uma almofada para qualquer deslize interno, é bom que ninguém se esqueça onde vamos jogar na última jornada e o que têm sido as nossas últimas visitas a esse campo.
5 e 7 pontos parecem bastante, mas basta uma derrota num jogo pós europeu para que tenhamos o fogo a chegar-nos à porta.

Para mais logo é fazer exactamente o mesmo que foi feito há uma semana. Colocar jogadores menos utilizados em conjunto com outros mais utilizados, protegendo os que se encontrem a precisar de descanso (físico e mental)


Se não chegar para ganhar a Liga Europa, eu, por mim, não me atirarei à equipa.