origem
Mostrar mensagens com a etiqueta liderança. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta liderança. Mostrar todas as mensagens

domingo, 20 de março de 2016

Estrelinha ou sorte?

Um jogo péssimo no Estádio do Bessa. Nenhuma equipa fez o minimo que fosse para vencer o jogo. Um golo caído do céu (literalmente) que mantém o Benfica na frente da classificação.

Um resumo bastante aproximado do que foi o jogo de hoje. Não jogámos nada bem, perdidos no meio da teia boavisteira, sem criatividade ou soluções para desbloquear um jogo que se antevinha bastante difícil. E difícil foi, cheio de perdas de tempo, faltinhas, jogo muito mastigado de parte a parte, e quase zero motivos de interesse.

Rui Vitória escalou mal o onze hoje (embora tenha corrigido com as substituições). Sálvio é claramente para ir entrando, até ter o ritmo necessário (pondero mesmo se não seria bom jogar um jogo pela B para ganhar esse ritmo). Nélson Semedo esteve muito trapalhão e Renato Sanches fez o pior jogo que lhe vi de águia ao peito. A equipa esteve sempre desligada em campo, muito presa aos arames armados pelo adversário.

No ataque Jimenez e Jonas pouco mais foram que corredores atrás da bola, sem espaço ou engenho para fazer mehor. Mas quem tem Jonas na equipa sabe que o avançado brasileiro pode resolver o jogo de qualquer lado e a qualquer hora. E foi isso que aconteceu. O nosso melhor marcador, aproveito uma assistência primorosa de Carcela e fez o resultado do jogo, com a calma olimpica a que já nos habituou.

O nosso melhor jogador foi sem duvida o Guarda-Redes Ederson. Nem tanto pelo que defendeu (que não foi quase nada) mas pela extrema segurança que emprestou à equipa em momentos em que podiamos ter perdido o norte.

Continuamos na frente, mas este jogo foi um aviso muito sério à navegação. Não podemos ter mais desempenhos destes, porque da próxima vez é bem provável que nem o santo Jonas nos valha...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Liderança e Competência

O Benfica venceu em Paços de Ferreira, por 1-2 e viu o seu mais directo rival e líder da classificação, escorregar em Vila do Conde no dia seguinte. Assim, está de volta à liderança, desta vez fruto de muita garra, suor e espírito de sacrifício. Não pude ver o jogo na integra, tendo visto apenas um resumo alargado, mas a garra e o espírito de sacrifício que vi, agradaram-me.
O jogo não foi famoso mas a equipa soube sempre procurar o caminho da baliza, tornando a pecar muito na finalização. Falhamos golos feitos de uma forma que me assusta um pouco, mas tenho a esperança de que isto não poderá continuar por muito mais tempo. As bolas vão começar a entrar mais naturalmente e se estivéssemos já mais "afinados", teríamos com certeza o regresso do famoso rolo compressor.

No global, penso que estivemos bem, com um jogador a sobressair pela positiva. Tenho de individualizar este elogio, pois é inteiramente merecido. Enzo Perez fez um jogo tremendo (do que me foi dado ver e que irei confirmar ou desmentir) e sinceramente tem superado as minhas melhores expectativas na função de número 8. O devido crédito ao treinador que "inventou" isto.

Em nota final deste jogo, que terei que rever para o meu projecto, apraz-me registar que já "ninguém" na comunicação social fala de Melgarejo ou da posição de lateral esquerdo. A arriscada aposta de Jesus (com o apoio da estrutura encarnado) compensou até ver, e espero sinceramente que não mais se ouça falar de Melga sem ser pelos melhores motivos.

Agora jogamos em casa com o Beira-Mar e o pensamento é só um. Vencer! 
Teremos que ser extra competentes, com o que podemos controlar. jogar bem é meio caminho andado para ganhar. E nesta jornada temos uma particularidade que jogará a nosso favor caso vençamos o nosso jogo como nos compete. Há um Porto vs Sporting no Dragão, que embora ache, que será naturalmente ganho pelo Porto, nunca se sabe o que acontece. A ver vamos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Hóquei sobre Rodas

Disputou-se ontem a 27ª jornada do nacional de hóquei em Patins. 
O Benfica foi até Paço de Arcos vencer o clube local por 7-4 e mantém-se na frente do campeonato.

O jogo teve fases estranhas desde o seu inicio. Se foi com alguma facilidade que chegámos até ao 0-3 no marcador (resultado ao intervalo), não foi com menos facilidade que nos deixámos empatar a 3 (e depois a 4) na segunda parte. Além de um empurrão da arbitragem (incrível como em toda a segunda parte apenas se marcam duas faltas a nosso favor - dois livres directos) que manteve o Paço de Arcos com 4 falta durante toda a segunda parte, houve um certo relaxamento da nossa parte, que permitiu não só mais liberdade aos jogadores adversários, como mais animo aos mesmos. No final a nossa superioridade veio ao de cima, mas é bom que se tenha aprendido a lição, sob pena de baquearmos já na próxima jornada, nos Açores (lembrar que o Candelária impôs a primeira derrota da época ao Porto). 
Destaque para Sérgio Silva e Luis Viana. O primeiro teve a experiência necessária para superar o nosso mau momento na segunda parte e o segundo foi mais uma vez o nosso abono com 4 golos.

O campeonato está longe de estar ganho e é bom que todos tenham noção disso. Ainda temos de fazer a segunda coisa mais dificil (a primeira foi passar para a frente) que é chegar ao jogo com o Porto à frente no campeonato. Acreditem que vai ser fulcral.

Duas notas adicionais:

  1. O público encarnado que marcou presença no pavilhão. Foram enormes e tenho muito orgulho em todos os presentes. A "noticia" que li a meio da tarde acerca do preço dos bilhetes para visitantes não se confirmou (a "menina" das informações afirmava inequivocamente que o preço era de 18€!!!) e o Benfica teve todo o apoio necessário na bancada.
  2. Muito, muito obrigado à PA TV pela transmissão online do jogo. Apesar de muitas criticas que li serem feitas no site acerca do nível e qualidade da transmissão e do comentador, só tenho a dar os parabéns pela iniciativa. Não só permitiu a alguns milhares ver o jogo, como é um dos passos em frente na continua divulgação da modalidade. A toda a equipa do Paço de Arcos os meus parabéns.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Empatados...

Custa-me muito escrever este post. Ainda não me passou a azia do jogo de ontem e não encontrei ainda nada que faça melhorar o meu estado... Escrevo no intervalo do FC Porto vs Feirense, e nem mesmo o nulo que se regista me faz animar. Porque sei que o golo azul e branco chegará e que vamos entrar na Luz empatados. Tal como saímos ontem de Coimbra.
O Benfica deu uma parte de avanço (ofensivamente) frente a uma Académica paupérrima, que ainda assim saiu amiúdes vezes para o contra-ataque. Falhámos na hora de decidir. O exame, como ontem lhe chamei, saldou-se por um insuficiente menos. E só porque entramos em campo na jornada 21 em ligeira vantagem para o Porto (o golo deles já aí vem), caso contrário era mesmo insuficiente.
Ainda assim, vimos bom futebol na segunda parte. Nélson Oliveira está com a pica toda e ontem foi sem dúvidas o nosso melhor jogador. Que continue assim porque vamos precisar dele mais lá para a frente. Houve falhanços incríveis da nossa parte, essencialmente porque faltou calma na hora de rematar à baliza. Acho que os jogadores sentiram bastante o peso do jogo em Guimarães e a responsabilidade deste. Mas também acho que vamos estar ao nosso melhor nível já na sexta feira.
Como destaque mais negativo, tenho de o afirmar como muita pena, foi o Gaitán. Ontem esteve simplesmente miserável em campo, apenas mostrando o que de mau sabe fazer. Muito displicente a atitude que meteu no jogo, e sinceramente já não me irritava com o jogador do Benfica há bastante tempo.
Não ganhámos este jogo por culpa própria, mas não há muito a apontar à nossa segunda parte. A equipa lutou e correu, em especial, depois das entradas do Nélson e do Nolito (ontem bastante trapalhão).

Agora é pensar na sexta feira e lutar para vencer o Porto na Luz. Este jogo é a prova de aferição final. Não tenhamos dúvidas que o campeão vai sair deste jogo, em caso de vitória de algum.

Nota ainda para a cómica (para não lhe chamar outra coisa) decisão no lance de Aimar na grande área. Transformar uma grande penalidade clara em falta ofensiva, só mesmo em Portugal. Mas não foi por isso...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A um dia do fecho do mercado de transferências

Falta sensivelmente dia e meio para o fecho do mercado de transferências de Inverno. Até agora o Benfica não adquiriu ninguém para o plantel principal e muitos vêm isso como uma falha no planeamento do futuro imediato da equipa. Quanto a mim, a equipa já deu mostras de aguentar as adversidades que se lhe atravessaram até agora no caminho. É sempre possível melhorar o que existe, mas, e em minha opinião, apenas consideraria adições/substituições, caso Enzo Pérez e/ou Ruben Amorim fossem cartas fora do baralho.
Pergunto quantos benfiquistas tiveram o privilégio de ver uma equipa encarnada com apenas uma derrota em Janeiro tendo jogado (e não perdido) em casa do campeão nacional (e vencedor da UEFA) e do vice-campeão europeu? É que as lacunas da equipa têm sido supridas pelo colectivo. Quando um jogador falha (e claro que existem jogadores que falham mais que outros) logo um companheiro aparece para corrigir o erro. Somos uma equipa na verdadeira concepção do termo. 11 jogadores em campo a funcionar como uma unidade capaz de esconder as fragilidades e potenciar as virtudes.
O treinador tem acertado na leitura do jogo e nas substituições na esmagadora maioria das vezes, pelo que também aqui não se vislumbra qualquer necessidade de ajuste.

A vir alguém para o plantel principal agora (e tão em cima do fecho da janela de transferências), só pode haver uma exigência: tem de ser melhor que os que cá estão.

Em minha opinião estamos bem servidos até ao final da época!

domingo, 29 de janeiro de 2012

O Líder foi à Feira

O Benfica venceu o Feirense em jogo da 17ª jornada por 2-1.

  • Sumário do jogo

O Feirense colocou-se em vantagem por Varela aos 49' na sequência de um canto, já depois de ter feito uns ameaços. O Benfica vendo-se a perder, lançou-se num ataque à baliza de Paulo Lopes e conseguiu chegar ao empate, 4 minutos depois, fruto de uma infelicidade de Varela, que cabeceou para a sua própria baliza.
Aos 72', Cardozo fez o seu 13º golo na prova, na marcação de uma grande penalidade a punir falta sobre Rodrigo. Mais 3 pontos, conquistados num jogo extremamente difícil, em que o Feirense jogou muito fechado e correu muito.

  • Descrição

O Benfica, não fez um bom jogo, longe disso. Ainda assim criou ocasiões de golo suficientes para chegar ao intervalo em vantagem, não fosse o desperdício de Rodrigo em 3 ocasiões. O Feirense nunca deixou de procurar o golo e aventurou-se amiúde no ataque, causando enumeros problemas à defesa encarnada, que hoje esteve particularmente descoordenada. O intervalo chegou após uma primeira parte algo apática e sonolenta. Nas poucas vezes que acelerou o jogo, o Benfica criou as suas oportunidades para marcar. Rodrigo desperdiçou todas. Merecia melhor o Hispano-Brasileiro. A segunda parte começou com o Feirense por cima do jogo e não demorou muito até a rede balançar. Varela deu o melhor seguimento a um canto bem marcado. Um minuto antes já havia sido dado o aviso, quando um jogador do Feirense introduziu a bola na baliza de Artur. Após se ver em desvantagem, como que por libertação enérgica da letargia de uma primeira parte jogada a passo, o Benfica começou a empurrar mais o Feirense para o seu último terço defensivo. Paulo Lopes foi mesmo chamado a fazer algumas intervenções de grande qualidade.
O golo do empate apareceu quatro minutos depois do de Varela e novamente com o central feirense em destaque, desta vez ao introduzir a bola na sua própria baliza depois de um desvio de Cardozo. Galvanizados pelo golo e já depois das entradas de Nolito e de Gaitan (o espanhol, justificou mesmo a chamada à titularidade no próximo jogo) os encarnados empurraram definitivamente o Feirense para a sua área e imediações. Numa das muitas jogadas que se foram sucedendo, Rodrigo captou a bola no interior da área e foi derrubado adivinhem por quem? Novamente Varela. Definitivamente foi o jogador em destaque neste jogo. Cardozo, chamado à marcação, rematou forte para o meio da baliza, onde Paulo Lopes já não estava tendo caído muito cedo para o seu lado direito. 
2-1 feito e hora de pausar o jogo. Até ao fim ainda houve oportunidades de parte a parte para marcar, sendo a mais flagrante, novamente desperdiçada por Rodrigo. No final os benfiquistas exultaram com a vitória. Sabemos todos muito bem da sua importância e do fulcral que era não perder pontos hoje.

  • Análise

O Benfica não jogou bem no Marcolino de Castro. Seja por uma razão ou outra, tentámos sempre jogar pelo flancos, quando se via claramente que as faixas do terreno estavam num estado lastimável. Aliás, todo o terreno estava uma bela porcaria, cheio de areia e com relva a soltar-se a cada movimento mais brusco dos jogadores. Definitivamente não é relvado de 1ª Liga. Em minha opinião teria sido mais vantajoso, entrar com Nolito e Bruno César nas faixas (esquerda e direita respectivamente) do que como entrámos. Bruno César à esquerda não disfarça a sua inadaptação à ala. Perdeu muitas bolas a tentar pautar o jogo, mastigando muito o mesmo. No lado direito Witsel não fazia melhor, tendo a certa altura fugido para terrenos mais interiores. Rodrigo, que aí caiu algumas vezes, também foi muito penalizado pelo estado do terreno, pois as suas recepções de bola eram sempre extraviadas para jogadores do Feirense.
Em suma, a equipa tentava jogar de pé para pé para progredir no terreno, mas o terreno impedia muitas vezes a progressão. Com as entradas de Nolito e Gaitan (e o desgaste dos adversários) melhorámos muito, pois o fluxo de jogo, passou a ser mais central (onde o terreno se encontrava melhor) fruto das diagonais de Nolito e Gaitan. Jesus acertou claramente nas substituições (aliás a exemplo do que tem feito ultimamente) e vencemos o jogo por aí.
Queixam-se muitos adversários de um golo anulado ao Feirense. Numa primeira análise fui tentado a concordar, mas vendo na repetição, parece-me claro que o jogador do Feirense comete jogo perigoso passivo (vulgo pé em riste) sobre Luisão. Decisão certa de um fiscal de linha. que errou em mais dois foras de jogo muito mal tirados ao ataque do Feirense. Existe um lance na primeira parte passível de grande penalidade a nosso favor mas dou o benefício da dúvida ao árbitro e ao assistente. A posição não era a mais favorável.
Inadmissível é a decisão de não expulsar Thiago, por falta sem bola sobre Maxi. Devia ter visto o segundo amarelo nesse lance.


Mais um jogo sofrido, mas ganho nesta caminhada rumo ao 33º. Tinha dito que era muito importante colocar pressão sobre o adversário e a nossa parte do trabalho está feita.
Amanhã espero que o Gil ajude (tal como o Javi disse) e que consolidemos o primeiro lugar.

Nota ainda para as bancadas e para os adeptos. É isto um estádio autorizado pela Liga? Foi para isto que os benfiquistas pagaram preços elevadíssimos para entrar no recinto? Em grande o grupo Diabos Vermelhos a fazer o protesto no topo de um edificio com vista para o campo de jogo. Enormes mesmo.
Assistência oficial de 3.622 espectadores, quando surgiram relatos de que a lotação estaria esgotada... Que tristeza.

Viva o Benfica!

sábado, 28 de janeiro de 2012

O Líder vai à Feira

O Benfica joga hoje em Santa Maria da Feira, o 17º jogo na caminhada rumo ao 33º título de campeão nacional. O jogo realiza-se no Marcolino de Castro (que tem o relvado com menores dimensões da Liga), o que poderá ser visto como mais uma dificuldade a ultrapassar. Os bilhetes já estão esgotados e haverá muita gente nas imediações do estádio.

O Feirense é uma equipa aguerrida, mas que no global não parece ter vocação ofensiva como atestam os 11 golos marcados até ao momento. São aliás, o pior ataque da prova. Ocupa nesta altura o 12º lugar, com apenas um ponto de vantagem sobre o 15º (Vitória FC) o que pode gerar alguma ansiedade extra. Números que não são muito famosos, mas que chegados ao jogo de logo, contam Zero, pois a motivação de jogar com (contra?) o Benfica supera quase tudo. Estou à espera de um jogo de luta imensa por parte do Feirense e de jogadores que se vão transcender no dia de hoje.

Já o Benfica, está num momento muito bom da época, em que de forma fácil ou difícil, arranja sempre forma de marcar os golos necessários à vitória. De referir, que o Benfica marcou em todos os jogos oficiais de 2011/2012 e que tem o melhor ataque da prova, com uns apreciáveis 41 golos. Hoje não devemos fugir à regra e o Benfica deverá obter mais golos para o seu pecúlio. A dinâmica da equipa aparenta ser a melhor deste campeonato, estando muitas vezes o foco do jogo, sobre jogadores diferentes que se vão revezando nas despesas do futebol da equipa. Os jogadores (e a equipa técnica) estão bastante concentrados no objectivo principal e em garantir mais 3 pontos. É muito importante, fulcral mesmo, que o Porto entre em Barcelos a 5 pontos da Liderança. Com uma equipa como o Gil Vicente, é possível (diria mesmo provável) que o Porto exponha as suas debilidades e não saia de lá com os 3 pontos.

Na realidade, estou bastante calmo e confiante para este jogo, pois as incidências que se foram passando ao longo da semana, serviram, em minha opinião, para focar os jogadores e o treinador para este jogo (ainda mais) e como consequência, penso que já todos (adeptos incluídos) têm noção das dificuldades. Mas também temos noção das nossas capacidades e por isso, espero um bom jogo da nossa parte.

Sendo o campo, como já foi referido em cima, o mais pequeno da Liga, espero que Bruno César esteja no terreno desde inicio. O mesmo em relação a Nolito e Rodrigo. Jogadores rápidos, que podem (e vão seguramente) desequilibrar o jogo a nosso favor. O treinador também já tem experiência suficiente, para saber como actuar e isso deixa-me tranquilo.

Rumo ao 33º! Força Benfica!

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Miguel Vítor, Luís Martins e Emerson;
Médios: Matic, Javi García, Bruno César, Nolito, Gaitán, Witsel e Aimar;
Avançados: Cardozo, Saviola, Rodrigo e Nélson Oliveira.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Benfica 3-1 Gil Vicente

As expectativas que tinha para este jogo eram, suspeito, tão altas como as da esmagadora maioria dos adeptos do Sport Lisboa e Benfica. Esperava um Benfica sufocante, com uma grande dinâmica ofensiva, que ganhasse facilmente. No entanto, não foi isso que aconteceu. o Gil Vicente veio mostrar que não seriam favas contadas e vendeu bem cara a derrota, o que é sempre de saudar.

O Benfica adiantou-se no marcador a meio da primeira parte mas ainda antes do 1-0 já o Gil Vicente tinha disposto de uma boa oportunidade, depois de alguma lentidão do Garay, que talvez tenha feito um dos jogos menos conseguidos com a camisola encarnada desde que chegou à Luz. Como não podia deixar de ser, quem assinou o primeiro golo da partida foi Óscar "Tacuara" Cardozo, que fez o seu 12º golo no campeonato em 15 jogos, registo impressionante, e o seu 18º golo em toda a época, em apenas 24 jogos. Muitos pensaram, eu inclusive, que este golo ia desanimar o Gil Vicente e embalar o Benfica para uma vitória tranquila, mas bem pelo contrário, o Gil Vicente conseguiu empatar ainda antes do intervalo, com um bom golo de Rodrigo Galo, perante alguma passividade da defesa do Benfica. E assim foi o jogo para o intervalo, com o Benfica a necessitar de vencer o jogo para segurar a liderança.

Na segunda parte, o Gil Vicente veio vincadamente para segurar o empate, apesar de ter tido uma situação flagrante ainda com 1-1, que Artur defendeu com enorme classe, passou grande parte do tempo com os 11 elementos atrás da linha da bola. O Benfica tinha muita posse de bola mas não conseguia criar grandes oportunidades. Era preciso um lance de génio ou um golpe de raiva para resolver a situação. Jorge Jesus trocou Javi Garcia por Aimar e Gaitán por Bruno César: revelaram-se golpes certeiros. Aos 73 minutos Rodrigo fez o 2-1 para o Benfica num pontapé de raiva forte que teve a felicidade de bater num jogador antes de entrar na baliza, mas o essencial estava feito. 2 minutos depois apenas Aimar a passe de Nolito, que já tinha assistido Cardozo para o primeiro golo, fez o 3-1. E de mal ao menos, o Benfica conquistou os 3 pontos e segurou a liderança. Mas tendo em conta as últimas exibições do Benfica, esta ficou aquém das expectactivas.

A vitória foi presenciada ao vivo por cerca de 43 mil espectadores, uma boa casa para um jogo a um domingo à noite.

Os 3 pontos estão conquistados, já está aí o jogo em Santa Maria da Feira ao virar da esquina. Não será fácil, mas o Benfica tem de jogar sempre para ganhar e não se pode dar ao luxo de perder qualquer ponto antes do clássico na Luz da 21ª jornada.

Benfica, ainda e sempre em 1º!

Tiago S. (Saviolafication)