Hoje o nosso grande amor faz 110 anos.
São muitos anos de emoções para todos os que vivem diariamente este clube, e para muitos que não podem viver sem ele. São muitas glórias, muitos troféus, muita mística ao longo destes anos.
Este aniversário é especial, porque acabámos de perder duas das nossas maiores glórias e embaixadores de benfiquismo e mística. Eusébio e Coluna, eram sempre das personalidades que mais queríamos ver e ouvir na Gala de Aniversário do clube e este ano será o primeiro em que não o poderemos fazer (até porque não haverá Gala este ano).
Para o futuro do Benfica fica o desejo:
Que venham mais 110 anos de glórias e sucessos.
Mostrar mensagens com a etiqueta Aniversário. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Aniversário. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Eterno Miki
Podem ler o que escrevi aqui no blog no ano passado, pois não me quero repetir.
Mais um ano que passa e esta memória que temos do nosso eterno 29 não esmorece e parece até ficar mais forte e clara com a passagem do tempo. É inesquecível para todos aqueles que presenciando o momento no Estádio D. Afonso Henriques ou assistindo pela televisão, viram o último sorriso de Miki, como um miúdo travesso que nos força a rir com uma das suas travessuras. Até um dia campeão.
Podem ler em baixo uma enorme descrição do momento do título de 04/05. Vénia ao Simão por escrevê-la.
"Quando Pedro Henriques apitou para o final do jogo no Bessa, ninguém viu mas o Miki andava aos pulos e aos gritos no relvado. Ninguém viu mas ele encharcou toda a gente com repuxos de champanhe. Ninguém viu mas ele abraçou os colegas, um a um. Ninguém viu mas ele deixou rolar as lágrimas pelo rosto, com aquele sorriso inesquecível. O Miki fez questão de morrer a sorrir porque já previa este desfecho."
Simão Sabrosa
Neste dia celebram-se também três aniversários que convém registar e saudar.
- Em primeiro lugar o nosso rei Eusébio, que após um 2012 com alguns problemas, chega ao 71º aniversário a vender saúde.
- Celebra o 96º aniversário, o nosso antigo presidente Fernando Martins. Muitos anos de vida rumo ao centenário!
- Finalmente, assinala-se o 32º aniversário do nosso Rei Artur. Muitos parabéns, mas a prenda é para dar aos adeptos em Maio.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Parabéns "Le Saint"
Faz hoje anos o melhor Guarda Redes que vi jogar de águia ao peito. Sendo ainda algo novo, tenho pena de não ter visto jogar os míticos Costa Pereira, Zé Gato ou Bento, mas a satisfação de ter visto o enorme Michel Preud'Homme no Estádio da Luz não é tão pouca como isso.
Foi pena o período em que cá esteve, pois merecia muito mais títulos do que a única Taça de Portugal que acabou por conquistar no Benfica.
Muitos Parabéns e votos de muitos anos de vida pela frente.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Parabéns BenficaTV
A Benfica TV celebra hoje 4 anos de existência. Com muitas coisas boas, com algumas más, mas sempre com muito benfiquismo de quem lá trabalha e que faz um bom trabalho a esmagadora maioria do tempo. Claro que existem coisas que não consigo admitir, em especial a presença de indivíduos, que são autênticos lambe-botas com muito pouco de Benfica. No entanto não são suficientes para tirar o verdadeiro mérito a quem o tem.
O projecto visionário de Luis Filipe Vieira ficará para sempre como um marco na Televisão em Portugal e com lugar cativo na história do clube. Programas como "O Maior Benfiquista" (que ali o meu irmão e colega de blog David Oliveira teve a honra suprema de ganhar um dia), "Vitórias e Património" ou "Em Defesa do Benfica", são marcos históricos do canal e que muito honraram e honram o clube.
A cobertura total das nossas modalidades de pavilhão, nem sempre bem feita, mas ainda assim brutal em termos de acompanhamento, é o testemunho do Benfica eclético que sempre foi o nosso apanágio.
A possibilidade dos sócios e adeptos entrarem em contacto com o canal, para dar conta dos seus pontos de vista é muito, muito bom. Dar voz às pessoas que não a tinham, sempre foi a marca do Glorioso SLB.
Por tudo isto o meu muito obrigado e Muitos Parabéns!
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Coluna, Pipi e Vieira
- Mário Coluna foi ontem internado de urgência após ataque cardíaco, que felizmente não teve consequências mais graves. O nosso Coluna já se encontra em casa e até concedeu algumas palavras à imprensa portuguesa, dizendo que o seu coração está rijo. Assim continue por muitos e bons anos, para que possamos beber da sua mística, aquela que nos transporta ao sítio dos sonhos.
- Rogério Carvalho, mais conhecido pelo Rogério Pipi faz hoje 90 anos. Esta lenda viva do Benfica, é agora, o nosso decano do futebol. Com a morte de Espirito Santo, passa a ser Rogério Pipi o nosso futebolista mais antigo ainda vivo. Que chegue pelo menos aos 100, é o meu desejo. Podem ler o espantoso artigo do Alberto Miguens no "Em Defesa do Benfica" aqui: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2012/12/o-nosso-rogerio-faz-90-anos.html Aconselho a todos a leitura mais que obrigatória!
- Luis Filipe Vieira é a partir de hoje o presidente em exercício com mais anos no cargo, superando o enorme Bento Mantua. Com esta "proeza" vem ainda mais responsabilidade para o presidente, que tem tido todo o tempo do mundo para re-colocar o Benfica no lugar que merece. O livro recém lançado "Missão Benfica" (que já foi publicitado aqui no blog) contém algumas das histórias que se passaram ao longo destes mais de 9 anos na presidência. Aconselho todos a lerem.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
domingo, 20 de maio de 2012
O Incompreendido também merece os parabéns
O "nosso" paraguaio Óscar "Tacuara" Cardozo faz hoje 29 anos de idade.
A ele, os meus sinceros parabéns, e que conte muitos cheios de saúde, que o resto vem por arrasto. Muitas vezes incompreendido, o melhor marcador estrangeiro do Benfica, é nos dias de hoje um jogador de antagonismos. Ou se gosta ou não se gosta. O estilo é molengão, é frio, é "calão".
Mas os resultados estão à vista de todos. Os números não mentem (quem mente são os que os usam erradamente) e após mais uma temporada de águia ao peito são já 128 golos em competições oficiais, o que em cinco temporadas dá uma média de 25 golos por época. Apenas num ano 08/09, não marcou mais de 20 golos.
Em 2011/2012 marcou 20 golos na Liga Portuguesa, 4 (mais um no play-off) na Liga dos Campeões, 3 na Taça da Liga e nenhum na Taça de Portugal. No total foram 28 golos em competições oficiais, um número bastante aceitável e que o paraguaio vem mantendo.
Parabéns!
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Parabéns Humberto Coelho
Um dos nossos símbolos vivos, faz hoje 62 anos. A 20 de Abril de 1950, nascia Humberto Manuel de Jesus Coelho na Cedofeita (Porto). Chegou ao Benfica ainda jovem no ano de 1966.
A ele os meus sinceros parabéns. Teve um registo, a todos os níveis impressionante, no Glorioso Benfica dos anos 60, 70 e 80. Estreou-se na primeira equipa em 1968 e até 1985 deliciou o terceiro anel da Luz com verdadeiras exibições de gala.
Ao longo dos 18 anos como profissional só em três épocas não equipou de águia ao peito (1975/1976, 1976/1977 no PSG e 1985 na América)
A sua imagem de marca eram as incursões no ataque, causando os desequilíbrios na equipa adversária que o Benfica aproveitava para fazer golos. Acabou a carreira com 113 golos, que demonstram bem a sua enorme qualidade.
Pelo Benfica conquistou apenas "isto":
8 Campeonatos Nacionais (1968/1969; 1970/1971; 1971/1972; 1972/1973; 1974/1975; 1980/1981; 1982/1983; 1983/1984)
6 Taças de Portugal (1968/1969; 1969/1970; 1971/1972; 1979/1980; 1980/1981; 1982/1983)
1 Supertaça de Portugal (1980/1981)
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Quem sabe, Sabe!
O Benfica celebrou ontem o seu 108º aniversário com uma gala, onde foram também entregues os galardões Cosme Damião. Não pude acompanhar a mesma, por não ter acesso à Benfica TV (nenhum dos streams que arranjei funcionava no meu hotel), e apenas sei de alguns episódios pelo que outros bloggers vão divulgando. De tudo o que já pude "ver", o que mais me tocou, foram mesmo as palavras de Mário Wilson. Simplesmente Geniais!
Benfiquistas, é de uma forma muito sentida, muita querida, que me cala fundo. Eu desde muito jovem, em terras do nosso mestre e ídolo, Eusébio, já era benfiquista. Fui transferido para o Sporting e até ganhei um campeonato, mas eu era benfiquista! Há qualquer coisa de apaixonante, brilhante, que vocês ainda não tiveram oportunidade de sentir de uma forma tão expressiva. O tempo levará para isso. Vai ser sublime! Porque são jovens, a grande maioria aqui, e vai ter essa oportunidade. Foi brilhante o que eu passei no Benfica. Foi querido, de recordações fantásticas, vocês não imaginam... Não imaginam não, não podem imaginar. Eu digo, francamente, quando dei por mim, há qualquer coisa que eu digo "tenho dois amores", mas não é Marco Paulo aqui. Um é a Académica de Coimbra. O outro que vem de berço, quase de berço, é o mesmo que o teu, Eusébio, é o Benfica. Tenho realmente percorrido décadas de Benfica, para além de todas as décadas, uma que foi especial, pertence-te, a ti, e a outros jogadores, Eusébio. Jamais te esqueço, és o meu ídolo. É um ano feliz. Até me custa dizer cento e oito. São tão bonitos estes anos. São de uma magia única, benfiquista, que só nós sentimos assim. Por muitos desgostos que possamos ter, valores mais altos se levantam. E o valor que mais alto se levanta em termos futebolísticos chama-se Benfica. Obrigado.
Há qualquer coisa de mágico nestas palavras, qualquer coisa que nos transcende e que nos faz arrepiar todos os pelos do corpo. É o benfiquismo, a mistica, a devoção. Acho que todos temos este sentimento (em diferentes graus como é obvio) e que podemos e devemos expressá-lo. Na esmagadora maioria dos casos, a prosa que nos sai da alma não é nada menos que mágica.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Era uma vez...
... Um grupo de jovens humildes que queriam formar um grupo que praticasse futebol com os melhores, e os vencesse apenas com jogadores portugueses.
Dessa necessidade, nasceu em 1904 um grupo desportivo dedicado ao futebol, que imediatamente causou impacto. Era avançado demais para a época, pensar que uma equipa exclusivamente de portugueses pudesse sequer pensar em fazer frente aos "masters" do football. A verdade é que a valia dos jogadores era imensa e o nome do Grupo Sport Lisboa foi crescendo mais rapidamente que inicialmente esperado.
Só que o crescimento do pequeno clube de então, não foi acompanhado pela melhoria das condições que os jogadores usufruíam, tendo vários deles "desertado" para o recém criado rival Sporting Clube de Portugal.
Era inevitável ter de se melhorar essas condições. Era mesmo uma questão de vida ou de morte para o clube. Assim, iniciaram-se conversações com o Grupo Sport Benfica, do qual, muitos membros do Sport Lisboa eram também eles membros.
Ficou estabelecido que da fusão, o futebol seria completamente administrado por gente do Sport Lisboa ficando as restantes modalidades a cargo duma mescla de gente dos dois clubes. O Grupo Sport Benfica, cederia também as suas instalações (muito melhores) para se disputarem os jogos do recém fundido clube. Mas na acta de fusão, ficou claramente expresso que o principal do clube, lema, cores usadas, ideais, etc seria "retirado" do Sport Lisboa. Em suma, o Grupo Sport Lisboa tomou conta do Grupo Sport Benfica e incorporou-o na sua estrutura.
108 anos depois temos um clube ecléctico e que cresceu mais do aquilo que alguém um dia ousou sonhar. Fazemos parte, por direito próprio, da história do futebol e desporto em geral. Com alguns altos e baixos ao longo da nossa história, é hora de seguir o exemplo dos que nos precederam, e olhar em frente, rumo ao futuro glorioso com que sonhamos.
No próximo fim-de-semana é obrigatório que todos os atletas de todas as modalidades, honrem a camisola e façam tudo para vencer. E que os dirigentes façam uma introspecção para localizar o que de errado se tem feito. E que os adeptos se unam em torno do clube, levando bem alto os ideais da fundação.
Eu tratarei de fazer a minha parte (que não é mais do que a minha mais elementar responsabilidade) para elevar este clube aos lugares que merece. Assim o façamos todos.
PARABÉNS GLORIOSO! 108 anos de paixão imensa que não se esgota nunca.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Seja Sócio Encarnado - Parte II - Resultados
Antes de mais, deixem-me dizer-lhes que estou arrependido de ter criado esta iniciativa. Nos dois jogos sobre os quais recaíram os palpites, nem um golo marcámos... Está encontrado o culpado dos 5 pontos que fugiram...
Passando aos resultados finais, gostaria de começar com uma nota e um pedido de desculpas.
Nota: devido aos resultados obtidos pelo glorioso, não houve um único palpite certo, seja de resultados, seja de marcadores, e como tal, eu decidi que os vencedores da parte I, não participassem na parte II. Senão iam ganhar os mesmos prémios, as mesmas pessoas. A eles (Morais, Aloutre e Ligia Morais) as minhas sinceras desculpas, mas compreenderão que a iniciativa aqui criada, não correu como devia.
Resultados da parte II do passatempo "Seja Sócio Encarnado"
Em primeiro lugar ficou o Fanatico_Benfica com 3,5 pontos fruto de 0 pontos do palpite e 7 pontos da frase:
Benfica a minha Paixão, sonho todos os dias em ver te de novo campeão!!
Em segundo lugar ficou o Joao Pinto com 3,5 pontos fruto de 0 pontos do palpite e 7 pontos da frase:
Quem é do Benfica luta sempre, nem que deixe a própria vida em campo. São vocês que nos representam, façam crescer o SLB: o nosso maior encanto!
Em terceiro lugar ficou a Marta com 3,5 pontos fruto de 0 pontos do palpite e 7 pontos da frase:
Benfica, a tua grandeza está em todo o lado e há um sítio em particular do qual já não sais. Do meu coração? Jamais!
Nota: As frases com o mesmo número de pontos, têm um outro valor correspondente ao factor de desempate, para em caso de empate, eu decidir quem fica à frente.
Prémios:
- Fanatico_Benfica - KIT Sócio
- Joao Pinto - Cachecol
- Marta - Puzzle
Parabéns aos vencedores e muito obrigado a todos pela participação. Tão cedo não vai haver outra iniciativa desta natureza (a superstição de benfiquista... não deixa), mas espero que participem quando tal evento do demo se repetir...
Por favor queiram contactar-me para o mail do blog (ali do lado direito) com os vossos contactos (Nome e Morada) e preferência de prémio (para o primeiro e segundo), que o mesmo será enviado para vossa casa o mais rapidamente possível.
Cumprimentos a todos
Danilo
PS: Mais uma vez pena o resultado do Glorioso, que não deixa saborear devidamente o prémio recebido.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Seja Sócio Encarnado - Parte I - Resultados
Resultados da parte I do passatempo "Seja Sócio Encarnado"
Em segundo lugar ficou o Aloutre com 4 pontos fruto de 0 pontos do palpite e 8 pontos da frase:
Em terceiro lugar ficou a Ligia Morais com 3,5 pontos fruto de 0 pontos do palpite e 7 pontos da frase:
Nota: As frases com o mesmo número de pontos, têm um outro valor correspondente ao factor de desempate, para em caso de empate, eu decidir quem fica à frente.
Prémios:
Parabéns aos vencedores e força a todos os participantes para a segunda parte do passatempo.
Por favor queiram contactar-me para o mail daniloliveira@iol.pt com os vossos contactos (Nome e Morada) e preferência de prémio (para o primeiro e segundo), que o mesmo será enviado para vossa casa o mais rapidamente possível.
Cumprimentos a todos
Danilo
PS: pena o resultado do Glorioso, que não deixa saborear devidamente o prémio recebido.
Em primeiro lugar ficou o Morais com 4 pontos fruto de 0 pontos do palpite e 8 pontos da frase:
Em 30 jornadas se é Campeão, depois de 8 eliminatórias ganha-se a Taça de Portugal, após 13 jogos se ganha a Liga dos Campões e 5 a Taça da Liga, em 107 anos de história se construiu o Maior Clube do Mundo, Sport Lisboa e Benfica.
Em segundo lugar ficou o Aloutre com 4 pontos fruto de 0 pontos do palpite e 8 pontos da frase:
Reservem já o Marquês, que este ano é para o 33!
Em terceiro lugar ficou a Ligia Morais com 3,5 pontos fruto de 0 pontos do palpite e 7 pontos da frase:
Este ano de vermelho ou de dourado estamos sempre ao teu lado, Benfica contigo vou a qualquer local deste nosso Portugal para festejar todos os títulos que tu consigas alcançar
Nota: As frases com o mesmo número de pontos, têm um outro valor correspondente ao factor de desempate, para em caso de empate, eu decidir quem fica à frente.
Prémios:
- Morais - KIT Sócio
- Aloutre - Cachecol
- Ligia Morais - Puzzle
Parabéns aos vencedores e força a todos os participantes para a segunda parte do passatempo.
Por favor queiram contactar-me para o mail daniloliveira@iol.pt com os vossos contactos (Nome e Morada) e preferência de prémio (para o primeiro e segundo), que o mesmo será enviado para vossa casa o mais rapidamente possível.
Cumprimentos a todos
Danilo
PS: pena o resultado do Glorioso, que não deixa saborear devidamente o prémio recebido.
domingo, 19 de fevereiro de 2012
Grande Dia para as Modalidades do Benfica
O dia de ontem (já se pode dizer que foi ontem),18 de Fevereiro, foi um dia especial. E para o ser tão somente é preciso dizer que o Sport Lisboa e Benfica cumpriu mais um ano de existência, o 108º ano do clube. Mas os plantéis das modalidades do Benfica decidiram que tinham de homenagear esta data especial e de facto esmeraram-se: a vitória da equipa de futsal já era esperada, ainda assim foi obtida em circunstâncias extremamente complicadas que fizeram o Benfica ter de correr atrás de desvantagens consecutivas, mas que por fim acabou por pender para o Benfica por 6-5, resultado que permite o Benfica seguir em frente e encontrar o eterno rival Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal; no andebol, a equipa do Benfica repetiu o resultado alcançado fora e esmagou os romenos por 41-24, seguindo assim em frente para os quartos de final da Taça das Taças, uma prova com grande tradição; por último, no hóquei, talvez a vitória mais inesperada, depois da derrota em terreno italiano o Benfica agigantou-se e literalmente destruiu a equipa do Amatori Lodi, por expressivos 8-0, resultado que permitiu ao Benfica manter o 2º lugar no Grupo D da Liga Europeia.
Mas não foram só as modalidades que brilharam hoje, o plantel de Juniores do Benfica em futebol foi vencer ao terreno do Sporting por 3-2, isto apesar de não terem tido praticamente apoio nenhum nas bancadas, visto o Sporting ter tido a amabilidade de não enviar nenhum bilhete para o Benfica, atitude que terá sido certamente consequência da escassez de pedras da calçada no complexo de Alcochete.
Falta apenas uma vitória do Benfica em Guimarães na segunda-feira para fechar com chave de ouro esta sequência de resultados que tornam esta data de 18 de Fevereiro ainda mais especial do que já é.
Tiago S. (Saviolafication)
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Aniversários
É por todos sabido, que no dia 28 de Fevereiro se celebra mais um aniversário do Glorioso Sport Lisboa e Benfica. Aliás, e ao contrário de outros, há já 107 anos que assim é e não há perspectivas de mudar tão cedo.
O Benfica mudou muito em quase 108 anos de vida e história, mas uma coisa manteve-se sempre constante. Faça chuva ou faça sol, esteja frio ou calor, jogue bem ou mal, ganhe ou perca (ou empate seja em que categoria for), em Portugal ou no Mundo, os benfiquistas amam o seu clube. E nesta definição de amor, cabem outros sentimentos também fruto da nossa humanidade. Mas sobreposto a todos eles, está este amor incondicional ao clube. Não é ao jogador/atleta A ou B como também não é ao dirigente C ou D (pelo menos por enquanto). É sempre o clube em primeiro lugar, muitas vezes, até em prejuízo de coisas que à partida deveriam ter mais importância.
Vem esta conversa a propósito do meu próprio aniversário. Faço hoje 29 anos de idade (e uns 26 de benfiquista) sendo 17 dos quais ligado ao clube como sócio anónimo. Como devem calcular, já recebi os parabéns de amigos e família, mas o que me tocou mesmo, foi uma simples sms automática, vinda do Benfica.
A emoção de ler uma coisa destas:
"Caro DANILO, neste dia especial o SLBenfica deseja-lhe um fantastico aniversario cheio de alegria e mistica. Parabéns!
O Presidente
Luis Filipe Vieira"
Admito que me faz sentir importante, reconhecido mesmo, quando um sistema automático (que faz o mesmo para os milhares de sócios) me escolhe como próximo destinatário dos seus desejos.
Isto não é doença, é amor!
E como todo o bom benfiquista deveria fazer, o dia é passado em casa! (ou seja, para os distraídos, na Luz)
E como todo o bom benfiquista deveria fazer, o dia é passado em casa! (ou seja, para os distraídos, na Luz)
Aproveito para lembrar os leitores do passatempo de aniversário do glorioso em curso aqui no blog.
Podem seguir tudo aqui: Seja Sócio Encarnado
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Espalhar o Benfiquismo Activo
O Benfica comemora o seu 108º aniversário no próximo dia 28 de Fevereiro. São 108 anos de história riquíssima com muitos altos e alguns baixos.
O blog Sócio Encarnado associa-se à celebração e vai criar o passatempo "Seja Sócio Encarnado"
Neste passatempo, os participantes poderão ganhar os seguintes artigos do Benfica:
O passatempo vai consistir no seguinte:
As regras são estas:
O blog Sócio Encarnado associa-se à celebração e vai criar o passatempo "Seja Sócio Encarnado"
Neste passatempo, os participantes poderão ganhar os seguintes artigos do Benfica:
- Dois KIT Sócio (podem escolher entre o Benfica Sempre e o Bebé)
- Dois Cachecois (podem escolher qualquer um dos apresentados)
- Dois Puzzles Benfica
O passatempo vai consistir no seguinte:
- Para cada jogo da equipa principal de futebol sénior do Benfica, os participantes deverão dar um palpite acerca do resultado e dos marcadores dos golos benfiquistas.
- Os jogos em questão, serão:
- Vitória SC vs SL Benfica de dia 20/2
- Académica vs SL Benfica de dia 25/2
- Além do palpite para o resultado e os golos, será também necessária uma frase acerca do Benfica. Pode ser o que quiserem, por isso sejam criativos e originais.
As regras são estas:
- Pode participar quem quiser, seja sócio do Benfica ou não.
- As decisões acerca dos prémios serão tomadas por mim em exclusivo e não são admitidos recursos sobre as decisões.
- O passatempo decorre durante as duas próximas jornadas da liga, cada uma com 1º, 2º e 3º prémios.
- Cada palpite correcto no resultado dá dois pontos ao participante.
- Cada palpite correcto nos marcadores dos golos dá um ponto ao participante.
- No caso do participante dar o palpite de que o Benfica não marca golos e o mesmo se concretizar, o participante receberá três pontos.
- O somatório dos pontos obtidos nos palpites terá um peso de 50% na atribuição de prémios.
- A minha decisão subjectiva acerca das frases terá o peso dos restantes 50% para a atribuição dos prémios.
- É expressamente proibida a inclusão de insultos ou linguagem menos própria nas frases, sendo que o uso dos mesmos implicará a desclassificação do participante.
- Os resultados finais deverão ser anunciados dois dias depois do jogo em questão.
- Os prémios são distribuidos da seguinte forma:
- O primeiro prémio (por jogo) é um KIT Sócio.
- O segundo prémio (por jogo) é um cachecol do glorioso.
- O terceiro prémio (por jogo) é um puzzle do Benfica.
ADENDA:
Podem deixar os vossos palpites na caixa de comentários do blogue.
Podem deixar os vossos palpites na caixa de comentários do blogue.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
25 de Janeiro
O dia de hoje é, em minha opinião, uma das datas (transformada em efeméride) mais importantes da história encarnada.
Nascimento de Eusébio da Silva Ferreira, expoente máximo do Benfica Glorioso e da Selecção Nacional de Futebol. Levou o nome de ambos a alturas estratosféricas, com o seu futebol empolgante e electrizante. Sem nunca o ter visto ao vivo e a cores, "sei" que era algo de sobrenatural a sua presença em campo. Desde o primeiro treino, que os entendidos na matéria viram qualidades no Eusébio que o impulsionaram para a carreira que todos conhecemos. E que qualidades!
Eusébio foi, ao mesmo tempo, génio e humilde, travesso e genuíno, mago da bola a empolgar milhões por esse mundo fora. Um predestinado que teve uma carreira à sua altura e que engrandeceu o futebol mundial. Incontáveis horas de incontáveis pessoas, passadas a desfrutar desse jogo, que fazia os corações bater mais forte.
Eusébio faz, por isso, 70 anos hoje. 70 anos de glória imensa, de benfiquismo puro, de homem tornado mito, enfim... de muito suor e humildade. Humildade essa, bem presente aquando da sua Bola de Ouro, onde disse, aparte outras coisas, que nem sequer era o melhor jogador do Benfica, quanto mais europeu ou mundial. Eram outros tempos.
Muitos parabéns ao Rei!
A respeito da sua entrevista à RTP, e às declarações que proferiu relativamente ao seu último jogo em Portugal, contra o Benfica, tenho a dizer que não gostei! Eusébio é mesmo assim, genuíno. Mas dizer o que disse, passados quase 40 anos do acontecimento, num contexto futebolístico mundial completamente diferente, não me caiu nada bem. Foi, na altura, uma daquelas situações que hoje seria completamente impossível de acontecer. Aparte disso, e mesmo tendo em conta que os tempos eram outros, o que Eusébio fez, foi objectivamente, falsear um encontro. E isso, nem por ser 'O' Eusébio é admissível. Pessoalmente, penso que abriu uma mancha na sua 'história', o que mostra que Eusébio é uma pessoa ´normal´ como todos nós. Com as suas virtudes (muitas) e os seus defeitos. Como benfiquista, perdoo-lhe ser como nós.
ADENDA: O Benfica acabou por nem sequer vencer aquele jogo (terminou empatado 2-2) e venceu o campeonato nacional de 1976/77 com 9 (!) pontos de avanço para o segundo classificado. Eusébio marcou nessa época 3 golos ao serviço do Beira-Mar. Informação recolhida deste excelente artigo do blog Benfiquistas desde pequeninos. Apesar de tudo isto, continuo a não gostar das palavras proferidas, pois era de facto evitável esta situação.
Óbito de Miklós Fehér em Guimarães, após paragem cardio-respiratória em pleno relvado do Municipal de Guimarães.Faleceu de águia ao peito (quase literalmente). Passados 8 anos, ainda tenho bem presente aquela noite, em que Portugal assistiu incrédulo e impotente ao desenrolar da situação. Ver o sofrimento dos companheiros em campo, segundos depois do Glorioso alcançar o objectivo de marcar colocando-se em vantagem e a segundos de garantir mais 3 pontos, foi penoso. A imagem do seu (último) sorriso, instantes antes de cair inanimado no relvado, é algo que nunca esqueceremos (quem assistiu em directo pelo menos).
O 29 será sempre teu Miki, para usares no 4º anel.
PS: Celebra no dia de hoje 95 anos (nascido a 25 de Janeiro de 1917) o nosso antigo presidente Fernando Martins. Muitos parabéns e que continue "rijo".
- 25 de Janeiro de 1942
Nascimento de Eusébio da Silva Ferreira, expoente máximo do Benfica Glorioso e da Selecção Nacional de Futebol. Levou o nome de ambos a alturas estratosféricas, com o seu futebol empolgante e electrizante. Sem nunca o ter visto ao vivo e a cores, "sei" que era algo de sobrenatural a sua presença em campo. Desde o primeiro treino, que os entendidos na matéria viram qualidades no Eusébio que o impulsionaram para a carreira que todos conhecemos. E que qualidades!
Eusébio foi, ao mesmo tempo, génio e humilde, travesso e genuíno, mago da bola a empolgar milhões por esse mundo fora. Um predestinado que teve uma carreira à sua altura e que engrandeceu o futebol mundial. Incontáveis horas de incontáveis pessoas, passadas a desfrutar desse jogo, que fazia os corações bater mais forte.
Eusébio faz, por isso, 70 anos hoje. 70 anos de glória imensa, de benfiquismo puro, de homem tornado mito, enfim... de muito suor e humildade. Humildade essa, bem presente aquando da sua Bola de Ouro, onde disse, aparte outras coisas, que nem sequer era o melhor jogador do Benfica, quanto mais europeu ou mundial. Eram outros tempos.
Muitos parabéns ao Rei!
A respeito da sua entrevista à RTP, e às declarações que proferiu relativamente ao seu último jogo em Portugal, contra o Benfica, tenho a dizer que não gostei! Eusébio é mesmo assim, genuíno. Mas dizer o que disse, passados quase 40 anos do acontecimento, num contexto futebolístico mundial completamente diferente, não me caiu nada bem. Foi, na altura, uma daquelas situações que hoje seria completamente impossível de acontecer. Aparte disso, e mesmo tendo em conta que os tempos eram outros, o que Eusébio fez, foi objectivamente, falsear um encontro. E isso, nem por ser 'O' Eusébio é admissível. Pessoalmente, penso que abriu uma mancha na sua 'história', o que mostra que Eusébio é uma pessoa ´normal´ como todos nós. Com as suas virtudes (muitas) e os seus defeitos. Como benfiquista, perdoo-lhe ser como nós.
ADENDA: O Benfica acabou por nem sequer vencer aquele jogo (terminou empatado 2-2) e venceu o campeonato nacional de 1976/77 com 9 (!) pontos de avanço para o segundo classificado. Eusébio marcou nessa época 3 golos ao serviço do Beira-Mar. Informação recolhida deste excelente artigo do blog Benfiquistas desde pequeninos. Apesar de tudo isto, continuo a não gostar das palavras proferidas, pois era de facto evitável esta situação.
- 25 de Janeiro de 2004
Óbito de Miklós Fehér em Guimarães, após paragem cardio-respiratória em pleno relvado do Municipal de Guimarães.Faleceu de águia ao peito (quase literalmente). Passados 8 anos, ainda tenho bem presente aquela noite, em que Portugal assistiu incrédulo e impotente ao desenrolar da situação. Ver o sofrimento dos companheiros em campo, segundos depois do Glorioso alcançar o objectivo de marcar colocando-se em vantagem e a segundos de garantir mais 3 pontos, foi penoso. A imagem do seu (último) sorriso, instantes antes de cair inanimado no relvado, é algo que nunca esqueceremos (quem assistiu em directo pelo menos).
O 29 será sempre teu Miki, para usares no 4º anel.
PS: Celebra no dia de hoje 95 anos (nascido a 25 de Janeiro de 1917) o nosso antigo presidente Fernando Martins. Muitos parabéns e que continue "rijo".
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















