Engrandecimento do Sport Lisboa e Benfica
Como diz um dos cânticos dos No Name Boys, "
O Benfica é maior que Portugal". Esta aparente dicotomia entre o pequeno clube de bairro nascido da fusão de outros dois clubes de bairro e o clube mundialmente conhecido que somos hoje, é o ponto de partida para o segundo artigo desta série.
Sendo o Benfica maior que Portugal, não faz qualquer sentido estarmos limitados às fronteiras fisicas do país. Nesse sentido já se começaram a envidar esforços para fazer crescer o contacto do Benfica com os seus milhões de adeptos espalhados por esse mundo fora, nomeadamente com a introdução da BenficaTV nos mercados americano e africano. Mas podemos fazer mais, muito mais nesta matéria.
No sentido de engrandecer o Benfica tenho algumas propostas (que quem sabe, já estarão a ser implementadas).
1.
Criar o KIT Sócio Mundo, a ser adquirido por adeptos por esse mundo fora, com residência fora do país.
1.1. Para tal, teria de ser criada uma nova classe de Sócio, o Sócio Internacional.
1.2. As quotas relativas a esta nova classe, seriam tipificadas entre os 25€ e os 100€ anuais dependendo da região do globo de onde o sócio fosse originário. O potencial de crescimento da base associativa do clube é nesta matéria incomensurável. Mercados como o brasileiro, angolano ou chinês são perfeitos para captar novos sócios, visto estarem em franco crescimento. Os preços ajustariam-se à realidade do país para ter assim uma implantação mais rápida. O nível de receita proporcionado por esta medida, permitiria uma subida de patamar considerável em relação aos rivais internos, impossibilitados de seguirem o mesmo caminho.
2.
Tornar o Benfica num clube global.
Esta medida visa dotar o Benfica das competências e qualidades necessárias para comunicar com o mundo.
2.1. Ter um site em várias línguas (com todas as actualizações a serem também elas imediatamente disponíveis em todas as línguas do site) seria um dos passos. Comunicar com a nossa base de adeptos na sua própria língua era de facto o objectivo. Isto já é feito no
facebook do clube de vez em quando.
2.2. Colocar o jornal do clube e a BenficaTV nos mercados internacionais (tal como já é feito em alguns países) com uma diferença face ao que é feito agora.
2.2.1. O jornal seria traduzido para a língua oficial do país sendo vendidas ambas as publicações consoante a procura.
2.2.2. A Benfica TV manteria o português como língua oficial, mas teria programas orientados à região na língua oficial do país (ou legendado quando não fosse possível traduzir). E essa interacção com o país poderia ser efectuado por intermédio de adeptos encarnados, como modo de fazer crescer o clube na região. Isto implica fazer crescer o nosso canal de TV e tem obviamente de ser alvo de análise, mas penso que o crescimento do Benfica além-fronteiras justifica o investimento.
2.3. Fomentar a criação de casas do Benfica nas capitais do Mundo. Não só como meio de receber e acolher benfiquistas em viagem pelo mundo, mas também como forma de centralizar na casa da capital o fluxo de transferência de conhecimento e informação. Quem não quereria ir à casa do Benfica em Tóquio, Sydney ou Buenos Aires e poder sentir-se em casa junto dos seus "camaradas de armas"?
3.
Organizar parcerias com entidades locais, para fomentar o desporto infantil e quem sabe descobrir novos talentos para o clube.
Isto já é feito actualmente, em certa medida. Trataria-se apenas de expandir a área de influência do clube ao mundo.
3.1. Criar escolas de desporto (os mais populares do país) para crianças (em risco ou não) de modo a enraizar a cultura do clube na sociedade local e a plantar as sementes para que a base de adeptos crescesse.
3.2. No final de cada época desportiva (ou sempre que existam paragens significativas no calendário nacional), fazer com que as várias equipas (de diferentes modalidades) de séniores/júniores fizessem digressões em diferentes pontos do globo. Serviria principalmente como meio de promoção do clube e dos seus valores na comunidade local. Com as necessárias parcerias e associações, acho que os custos com esta medida, não seriam assim tão significativos.
PS: Estas propostas seriam alvo de análise e estudo e apresentadas aos sócios com a relação entre custos e benefícios.