origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Adeptos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Adeptos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 14 de maio de 2013

Apoio em Amesterdão

Amanhã em Amesterdão pede-se a todos os que forem ao estádio que fiquem sem voz. Que gritem e apoiem a 100% esta equipa. Eles (equipa) precisam de nós agora e sem o nosso apoio é muito mais difícil trazer o caneco para Portugal. Apupar ou vaiar ficará para depois, caso seja caso disso. Durante a duração do jogo é preciso levantar esta equipa nos nossos ombros para que possa retribuir com o troféu.

Vamos reeditar Londres, Manchester, Leverkusen, Paris, Basileia, entre tantos outros. Vamos mostrar mais uma vez ao mundo quem somos e porque razão nos consideram míticos! Vamos comprovar mais uma vez as palavras imortais do nosso imortal feiticeiro húngaro! Vamos abafar os ingleses na bancada, para que a equipa os abafe em campo. 

A história importa (como importa sempre) mas não joga. Amanhã é mais um dia neste mundo chamado Sport Lisboa e Benfica. Que seja de glória!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Benfica que Eu quero - II

Engrandecimento do Sport Lisboa e Benfica

Como diz um dos cânticos dos No Name Boys, "O Benfica é maior que Portugal". Esta aparente dicotomia entre o pequeno clube de bairro nascido da fusão de outros dois clubes de bairro e o clube mundialmente conhecido que somos hoje, é o ponto de partida para o segundo artigo desta série.

Sendo o Benfica maior que Portugal, não faz qualquer sentido estarmos limitados às fronteiras fisicas do país. Nesse sentido já se começaram a envidar esforços para fazer crescer o contacto do Benfica com os seus milhões de adeptos espalhados por esse mundo fora, nomeadamente com a introdução da BenficaTV nos mercados americano e africano. Mas podemos fazer mais, muito mais nesta matéria.

No sentido de engrandecer o Benfica tenho algumas propostas (que quem sabe, já estarão a ser implementadas).

1. Criar o KIT Sócio Mundo, a ser adquirido por adeptos por esse mundo fora, com residência fora do país.
1.1. Para tal, teria de ser criada uma nova classe de Sócio, o Sócio Internacional.
1.2. As quotas relativas a esta nova classe, seriam tipificadas entre os 25€ e os 100€ anuais dependendo da região do globo de onde o sócio fosse originário. O potencial de crescimento da base associativa do clube é nesta matéria incomensurável. Mercados como o brasileiro, angolano ou chinês são perfeitos para captar novos sócios, visto estarem em franco crescimento. Os preços ajustariam-se à realidade do país para ter assim uma implantação mais rápida. O nível de receita proporcionado por esta medida, permitiria uma subida de patamar considerável em relação aos rivais internos, impossibilitados de seguirem o mesmo caminho.

2. Tornar o Benfica num clube global. 
Esta medida visa dotar o Benfica das competências e qualidades necessárias para comunicar com o mundo.
2.1. Ter um site em várias línguas (com todas as actualizações a serem também elas imediatamente disponíveis em todas as línguas do site) seria um dos passos. Comunicar com a nossa base de adeptos na sua própria língua era de facto o objectivo. Isto já é feito no facebook do clube de vez em quando.
2.2. Colocar o jornal do clube e a BenficaTV nos mercados internacionais (tal como já é feito em alguns países) com uma diferença face ao que é feito agora.
2.2.1. O jornal seria traduzido para a língua oficial do país sendo vendidas ambas as publicações consoante a procura.
2.2.2. A Benfica TV manteria o português como língua oficial, mas teria programas orientados à região na língua oficial do país (ou legendado quando não fosse possível traduzir). E essa interacção com o país poderia ser efectuado por intermédio de adeptos encarnados, como modo de fazer crescer o clube na região. Isto implica fazer crescer o nosso canal de TV e tem obviamente de ser alvo de análise, mas penso que o crescimento do Benfica além-fronteiras justifica o investimento.
2.3. Fomentar a criação de casas do Benfica nas capitais do Mundo. Não só como  meio de receber e acolher benfiquistas em viagem pelo mundo, mas também como forma de centralizar na casa da capital o fluxo de transferência de conhecimento e informação. Quem não quereria ir à casa do Benfica em Tóquio, Sydney ou Buenos Aires e poder sentir-se em casa junto dos seus "camaradas de armas"?

3. Organizar parcerias com entidades locais, para fomentar o desporto infantil e quem sabe descobrir novos talentos para o clube.
Isto já é feito actualmente, em certa medida. Trataria-se apenas de expandir a área de influência do clube ao mundo.
3.1. Criar escolas de desporto (os mais populares do país) para crianças (em risco ou não) de modo a enraizar a cultura do clube na sociedade local e a plantar as sementes para que a base de adeptos crescesse.
3.2. No final de cada época desportiva (ou sempre que existam paragens significativas no calendário nacional), fazer com que as várias equipas (de diferentes modalidades) de séniores/júniores fizessem digressões em diferentes pontos do globo. Serviria principalmente como meio de promoção do clube e dos seus valores na comunidade local. Com as necessárias parcerias e associações, acho que os custos com esta medida, não seriam assim tão significativos.

PS: Estas propostas seriam alvo de análise e estudo e apresentadas aos sócios com a relação entre custos e benefícios.

sábado, 9 de junho de 2012

Medidas profilácticas

Portistas proibidos de entrar em Lisboa

Pessoalmente, concordo com uma medida destas, apenas e só, se os "adeptos" tiverem antecedentes a respeito de violência no desporto. Face ao que se passou na final do campeonato de Basquetebol no pavilhão do Dragão, e também, atendendo ao facto de o Benfica só ter vendido bilhetes para sócios (nenhum bilhete foi enviado para o Porto), só tenho a louvar a atitude da Polícia, pois os 54 bilhetes que os portistas dizem deter, só serviriam para arranjar confusão. 

Enquanto o clima de guerrilha e violência se mantiver (devido maioritariamente a acção do Porto, mas com algumas culpas encarnadas também) estas decisões policiais, serão bem vindas. Quem não se sabe comportar decentemente num estado de direito, só tem é de ser impedido de fazer "o mal".

terça-feira, 24 de abril de 2012

A diferença por muito que me custe

Não gosto de Miguel Sousa Tavares (MST). Abomino a sua capacidade para dobrar a coluna vertebral, quando o assunto é futebol. Ricardo Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela (RAP e ZDQ) demonstraram bem a sua vertente "mentirosa", semanalmente nas páginas d'A Bola, pelo menos enquanto os deixaram.

Mas numa coisa tenho de o admirar, a ele e à esmagadora maioria dos adeptos azuis. A sua exigência é máxima. Na capa d'A Bola vem a frase que eu, sinceramente gostava de ouvir de um benfiquista.
Campeonato sabe a pouco e sabe a coisa imprevista!
O campeonato está no bolso (só uma hecatombe/milagre o impedirá), mas parece que ninguém está satisfeito com a equipa ou com o treinador. E essa exigência passa para dentro do campo nas alturas chave, entrando o Porto sempre motivado também por ela. O facto, é que em momentos decisivos e na esmagadora maioria dos casos, o Porto não falha e o Benfica baqueia. 
Enquanto a maioria de encarnados acha que uma Taça da Liga e um campeonato é suficiente, para outros, o campeonato ganho assim sabe a pouco. São diferentes níveis de exigência.

Podem falar-me dos árbitros, e na grande maioria dos casos concordo que há uma ajuda extra ao Porto ao passo que para o Benfica ficam erros escandalosos contra. Só que numa coisa, já há muitos anos que eles nos ultrapassam, na atitude competitiva. Alguém, minimamente lúcido, que acompanhe o fenómeno futebolístico em Portugal, acredita que o Porto teria jogado em Alvalade da maneira que o Benfica jogou? Apático e sem garra. Acho, sinceramente, que não.

PS: Já em Novembro passado eles se manifestavam contra o pino que os treina. Podem ver aqui um video de um deles, que aparte a linguagem, diz tudo.


domingo, 15 de abril de 2012

Ganhámos

O Benfica bateu o Gil Vicente por 2-1 e conquistou a sua quarta Taça da Liga consecutiva. Se ao menos fossemos tão prolificos a ganhar campeonatos...

O jogo foi morno, até porque o Gil entrou numa toada muito mais defensiva que o habitual, e assim continuou até final. Fomos uns justos vencedores porque fizemos mais que o suficiente para vencer o jogo. Alguns equívocos do treinador novamente e poderíamos ter saído de Coimbra sem a vitória. Correu bem.

A minha nota de destaque vai no entanto para o final do jogo e já fora do estádio. Dois adeptos encarnados puseram o dedo na ferida, como podem ver no vídeo abaixo.


Ao contrário do ano passado estes adeptos estão à altura do Benfica glorioso. Relevo particularmente a frase final e acrescento o seguinte:
Em 11 épocas de liderança de Vieira o principal rival tem mais títulos europeus que nós campeonatos.

ADENDA:
Ao que parece (ver aqui), um dos adeptos que falou, é adepto do Porto, embora nem sequer a "acusação" defina qual deles é. É degradante lançarem-se estas "noticias" com base no diz que disse. O efeito que as palavras tiveram, será certamente amenizado com mais este "rumor".

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Quarenta Mil em território hostil

Aquando do derby de Novembro passado na Luz, João Gabriel "ameaçou" pedir quarenta mil bilhetes para o derby da segunda volta em Alvalade. Isto na sequência da polémica levantada pelos dirigentes do Sporting, por causa dos bilhetes e das "condições pré-históricas" da zona de segurança.

Será que o Benfica vai mesmo efectuar um pedido de quarenta mil bilhetes para o derby da próxima segunda-feira? Estou curioso para ver o que vai sair daqui e da reacção dos dirigentes leoninos, caso tal pedido se confirme.

Confesso que ver quarenta mil benfiquistas em Alvalade, deveria ser um espectáculo lindo. Reconheço no entanto, a impossibilidade de tal acontecimento, tal como seria impossível ter cinquenta mil adeptos verdes na Luz. Mas que seria bonito, lá isso seria.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bluff ou Desnorte na Equipa B?

Segundo noticia do pasquim (que carece obviamente de confirmação), o Benfica também vai abandonar o projecto da sua equipa B. Tal deverá ficar-se a dever, pela "imposição" de 3% da receita referente aos direitos televisivos ter de ser "dada" à Liga para distribuição pelos restantes clubes da Liga Orangina.
Sinceramente, e em teoria, sou totalmente a favor de uma medida destas, desde que sejam perfeitamente claros os contornos de quem vai pagar o quê e quem vai receber o quê. O nosso futebol (e o desporto em geral) não sobrevive sem este tipo de medidas, pelo simples facto de apenas existirem meia dúzia de clubes (e já é ser bonzinho) com capacidade de proporcionar a prática de desporto profissional. Simplesmente, quase todos os adeptos estão concentrados nestes clubes e em Portugal não temos, por norma, adeptos que apreciem desporto. A esmagadora maioria apenas quer ver o seu clube ganhar. Nada mais. Seja legal ou ilegalmente, por portas ou travessas, desde que o clube ganhe, tudo vai bem. Além de que o clube da terra quase nunca é a primeira escolha dos adeptos que se dividem na grande maioria pelos 3 "grandes".

Não acredito que seja verdade a desistência da equipa B apenas por essa razão. O esforço efectuado para dotar a equipa B de qualidade foi alto, tendo sido feitas algumas contratações que de outro modo só podem ser encaradas como despesismo. Até um treinador e equipa técnica foram contratados. Será um bluff que estamos a tentar efectuar? Para que não nos saquem qualquer verba relativa a direitos televisivos?

Tem a palavra o Benfica.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fair Play e Respeito

Na manhã de terça-feira, logo após o desaire do Benfica em Guimarães, o atleta Marc Janko mostrou toda a sua alegria pelo sucedido, na plataforma social Tweeter. Nada contra, pois estando ambos os clubes na disputa pelo ceptro (e hegemonia nacional), é natural o regozijo de uns pelos maus resultados dos outros. Anteriormente, já Javi Garcia havia feito coisa semelhante aquando da derrota do Porto em Barcelos. Faz parte do jogo e do encanto do futebol. Atenção que isto é bem diferente de alegria ou regozijo por maus resultados em competições onde os clubes não se encontram em disputa directa (ou indirecta). Isso é ser lagarto e eu detesto.

O problema do regozijo de Janko, foram os termos em que se referiu ao glorioso clube de Lisboa, tendo de forma clara faltado ao respeito a muitos milhões de adeptos encarnados. Usando uma expressão bastante infeliz, parece já ter entrado no espirito de guerrilha de que o clube que representa é o maior apologista.
"...ica has lost! Yuhhuuuu :-)))"
Não se pede que ele tenha de gostar do clube, ou mesmo que tenha de se dirigir em termos elogiosos ao mesmo, agora é da mais elementar regra de convivência e fair-play que pelo menos se digne a dizer o nome do clube como deve ser. Vindo das bandas de quem não permite bandeiras do Benfica no seu estádio, bem como tenta de todas as maneiras e feitios denegrir a imagem do Benfica, não posso dizer que me espante que os recém-chegados atletas entrem na onda.
As reacções foram muitas e variadas, tendo alguns adeptos encarnados enchido o Tweeter e Facebook de Janko com mensagens a repudiar a citação acima descrita. Muitos deles usaram mesmo de termos ofensivos para com o atleta, motivando inclusivamente uma segunda mensagem, já no Facebook, de repudio e condenação pelas referidas respostas. Pediu respeito e moderação e decidiu não aceitar mais esse tipo de comportamento.
"...Be a fan with honor, passion and most of all RESPECT!!!!... and if somebody says something against your team be above that... we're all grown up!!!!"
Este episódio só me merece destaque, pois é caricato e cómico que uma pessoa que desrespeita deliberadamente alguém, venha pedir contenção e respeito a quem foi ofendido. Ao Janko só tenho a dizer o seguinte: Se quer respeito, dê-se ao respeito, porque aqui não há quem coma e cale.

Fair-Play e Respeito, tiveram os adeptos italianos do Amatori Lodi no passado Sábado, no pavilhão da Luz, em jogo a contar para Liga Europeia. Um adepto encarnado presente no pavilhão, encontrava-se em minha opinião bastante embriagado e começou a meter-se com os adeptos italianos. Este respondiam de quando em vez, e gerou-se alguma tensão, por culpa exclusiva do referido adepto que ao ver o resultado avolumar-se na segunda parte foi "gozando" com os adversários. Eu detesto esse tipo de atitudes e já farto com a situação até estava para lhe mandar um berro do topo da bancada, mas eis que um dos adeptos italianos se aproxima do varandim e chama o nosso adepto, para lhe dar um cachecol do Amatori Lodi. Foi a melhor resposta que eles podiam ter dado. Pessoalmente acho que em Portugal seria impossível.. Passados momentos, ouve-se uma estrondosa salva de palmas do público benfiquista para o Fair-Play dos italianos, que continuaram a cantar e a apoiar o seu clube mesmo com o avolumar do resultado.
Júlio Machado Vaz, no seu timbre habitual, deu destaque a esta atitude no programa Trio D'Ataque. Pois, tal como ele, eu também penso que o desporto deve ser vivido de forma intensa mas respeitosa. Picardias sim, mas sempre sem fugir às elementares regras.

 Verdadeiro respeito e Fair-Play, que podia muito bem ser mostrado ao atleta Janko, que tal como o nosso adepto apenas desrespeitou o adversário.

O público da Luz vai no próximo dia 2 de Março dar uma resposta cabal a esse individuo.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

A concentração é de Ouro

Aviso à navegação: O Benfica está proibido de perder pontos nos próximos três jogos!

O Benfica vai entrar amanhã em Guimarães com 2 pontos de avanço sobre o Porto, pois este ganhou no Bonfim por 3-1. Vai ser a primeira vez que o Benfica joga após o Porto depois de ter passado para a frente do campeonato e há alguma espectativa para ver o comportamento da equipa sob pressão. E logo num terreno difícil como este. É imperativo que não mais deixemos o Porto entrar na luta. Exigem-se 9 pontos nos próximos três jogos.

O treinador já avisou:
Temos de ser perfeitos em Guimarães.
Espero um adversário dos mais difíceis que o Benfica vai ter neste final de época. Normalmente, o V. Guimarães é uma equipa forte e no seu Estádio ainda mais. Temos a certeza que vai ser das saídas mais difíceis até final do campeonato. 
A equipa vimaranense atravessa um bom momento, tendo vindo a subir na tabela classificativa desde o desastroso inicio de campeonato que teve. Vão estar muito motivados e compete ao Benfica estar à sua altura. Para este jogo devemos ter duas baixas de vulto. Os espanhóis Javi Garcia e Rodrigo Moreno irão fazer um teste no dia de amanhã, mas ao que tudo indica não devem estar aptos para a partida. Este ano o Benfica já mostrou que consegue suprir uma, duas ou mesmo três ausências simultâneas sem perda de qualidade. Espero que amanhã seja mais uma ocasião destas para adicionar à lista.

Penso que o Benfica, mesmo sem Rodrigo, deverá fazer o suficiente para marcar dois ou três golos. Desde que seja mais um que o adversário, até podem sofrer 5.

Concentração é a palavra de ordem e todos deverão estar bem cientes das dificuldades que ainda têm de superar. Nada está ganho e uma má atitude pode deitar tudo a perder. Espero que o nosso colectivo apareça em força e diga presente em mais uma dura batalha pelo ceptro de campeão. Por a ser assim, as nossas individualidades fazem o resto.

Nas bancadas, muitos adeptos devem marcar presença em apoio à equipa. Somos a força que os leva para a frente e eles são o fogo que nos alumia o caminho. Juntos formamos uma equipa imbatível. 
(ultimamente não tenho ouvido nada do movimento Apoiamos por Fora, mas acho que este seria um bom jogo para mais uma acção de protesto e divulgação)

Carrega Benfica!

PS: Do árbitro já falei num post anterior (aquando da divulgação da sua nomeação), e é até inapropriado falar dele na antevisão do jogo. Os jogadores e equipa técnica já sabem como é o futebol portoguês e estão mais que avisados para o que vão encontrar. Resta-lhes trabalharam ao máximo para não ficarem sujeitos às diabruras do senhor do apito.