origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Mercado. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mercado. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Final do Tormento

Finalmente acabou o tormento do defeso. Durante uns meses, todas as especulações, invenções e discussões acerca de entradas e saídas deverá cair para níveis mais comportáveis com a sanidade mental dos benfiquistas.

No final de tudo, as saídas "previstas" acabaram por não se realizar todas, existindo ainda contratações de qualidade. Se no inicio de Agosto o panorama não era nada animador, neste inicio de Setembro já se apresenta mais desanuviado. Penso que o Benfica tem um plantel capaz de lutar internamente com os seus rivais pelo ceptro nacional. E penso que esse deverá ser assumidamente o objectivo número Um. Como aliás já foi sendo frisado pelo nosso treinador.

Até Janeiro, estes serão os nossos e merecerão o nosso apoio na defesa do clube. Só que terá de existir a capacidade de escolher bem, por parte de quem lidera esta equipa. O jogo com o Sporting pôs ainda mais em claro algumas das nossas fragilidades. Ainda temos bastante trabalho pela frente.

Na Liga dos Campeões calhou-nos o grupo mais equilibrado de que tenho memória. Todas as equipas se apresentam a um nível bastante semelhante, sendo possível a qualquer uma delas liderar o grupo assim como ficar no último lugar. Penso que fazer o pleno de vitórias em casa será importantíssimo neste grupo. Um ponto que poderá correr a nosso favo, poderá ser a nossa maior experiência em jogos de pressão competitiva altíssima. O plantel parece curto para conjugar a vertente interna com a europeia, mas nada é impossível.


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Então vende-se ou não?

Depois da venda de Matic, foram muitos os rumores e informações veiculados em toda a especie de veículos de comunicação. Apesar de toda a "informação" e "contra-informação", a verdade é que até ao dia de hoje, ultimo dia de transferências em Portugal, ainda não saiu ninguém. Esperemos que não surjam novidades inesperadas de ultima hora neste dia, e que o plantel se mantenha inalterado.

No entanto, existem vários países onde o mercado fecha mais tarde, pelo que as saídas não estarão totalmente descartadas. Espero no entanto, que assim que a "nossa" janela de mercado fechar, não saia ninguém. Guardem o resto das vendas para o final da época se fazem o favor.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Falemos então de bola

"Ano novo, vida nova", diz o ditado popular.

Espero recomeçar a escrever mais regularmente aqui no blog, que entretanto foi ficando um bocado esquecido com a minha decisão no inicio da época.

Assuntos para discutir são muitos mas hoje gostaria de partilhar convosco a minha visão acerca de três deles.
  1. O novo serviço de pay-per-view oferecido pelo Benfica a quem está no estrangeiro. 
  2. A qualidade do futebol praticado pela equipa profissional.
  3. O impacto que podem ter as saídas em Janeiro

O serviço disponibilizado nos últimos dois jogos em casa, tem tudo para ser um sucesso. Há que ter alguns aspectos em atenção, mas é uma iniciativa que saúdo com muito agrado. O valor é capaz de parecer algo elevado para quem está em Portugal, mas acreditem que para alguém que trabalhe e/ou viva no estrangeiro, é até bastante razoável. Ainda para mais se esse alguém for sócio.
Tive alguns problemas no jogo com o Porto, ocasião em que simplesmente não me consegui ligar ao serviço, mas não esmoreci e neste último domingo pude assistir ao jogo com o Marítimo, numa apreciável qualidade HD durante quase todo o encontro. Obviamente que há sempre algo a melhorar e este serviço não é excepção, mas é um projecto que orgulha qualquer benfiquista.

O Benfica tem praticado esta época, um futebol mais lento, mais mastigado e não tão exuberante quanto alguns períodos dos anos anteriores. Mas desde que mudámos de Guarda-Redes, deixámos de sentir aqueles apertos quando a bola se aproximava da nossa baliza. Não sei se será apenas o efeito da saída do Artur, mas o que é certo é que nos últimos 6 jogos, não sofremos qualquer golo. Uma clara melhoria face ao que estamos habituados nas equipas de Jesus. Para isso muito contribuiu uma menor envolvência atacante dos nossos laterais, mais preocupados em defender a sua zona, do que aparecer na zona do ponta de lança. Queixam-se alguns de que o espectáculo é pior, mas para mim deveria ser quase sempre assim.

As saídas no mercado de Inverno de jogadores influentes é sempre de evitar. Geralmente neste período reforçam-se posições mais carenciadas, ou contratam-se futuros substitutos a pensar nas vendas do mercado de Verão. Ao que parece este ano, o Benfica foi "obrigado" a abrir mão de alguns dos seus mais valiosos activos, sendo certo que Matic já saiu, enquanto outros se perfilam para o fazer nos próximos dias. Os mais falados são Garay e Rodrigo, sendo que não é liquido que isto pare por aqui.
O grande impacto é que, a menos que a SAD vá gastar milhões em indiscutíveis para o onze, coisa que aparentemente está "proibida" de fazer, vamos ter de procurar soluções internas. A alternativa a Matic já cá está e dá pelo nome de Fejsa, sendo que a sua contratação em Agosto ultimo, parece ter sido à medida da saída do compatriota. Nada a dizer acerca da solução encontrada neste caso, pois o substituto teve tempo de se ambientar ao clube e aos país, sem grandes pressões. Fossem todas as "substituições" como esta.
Para os que eventualmente saírem entretanto, lembro que o nosso presidente afirmou recentemente que apenas para as posições de DE e PL não tínhamos substitutos internos.

sábado, 1 de setembro de 2012

O mercado foi nefasto no último dia

Ontem foi o último dia do mercado de transferências* e só posso dizer que tão cedo não venha outro!
  1. Os novos ricos do City vieram e levaram uma das pedras basilares do Benfica. É certo que, insubstituíveis só no cemitério, mas Javi era demasiado fundamental para "deixar" sair no último dia de mercado num negócio destes. As libras inglesas falaram mais alto, num negócio inqualificável.
  2. Saviola saiu rumo ao Málaga a custo zero, após rescindir por mutuo acordo com o Benfica. A renovação parece agora completamente estúpida, sendo que, saindo nesta altura, tornam-se ainda mais ridiculas as saídas por empréstimo de Rodrigo Mora e Nélson Oliveira. É que nem deu para fazer pressão no Málaga para que viesse Eliseu , embora fosse essa a vontade do jogador.
  3. Contratou-se Lima ao Braga por cerca de 5M€ mais Michel (a titulo definitivo segundo veio veiculado na Comunicação Social). Não nego a aparente valia do jogador, mas a equipa necessitava de jogadores para outras posições.
Adenda:
Sairam também Yannick Djaló por empréstimo para o Toulouse e Emerson em definitivo para o Trabzonspor.

Já no dia de hoje, e durante a habitual conferência de imprensa, Jorge Jesus falou acerca das movimentações do último dia de mercado, e eu concluo que o homem ou é um génio ou é um louco. E estou tentado a colocar a qualificação no louco.

Acerca de Javi Garcia disse isto:
Falei com o presidente e disse que não queria outro jogador estrangeiro para aquela posição. Disse-lhe que tínhamos jogadores portugueses com qualidade que nos dão garantias. E ainda há o Matic, jogador que já demonstrou todo o potencial e valor.
SE a aposta for efectiva em jogadores da equipa B, perceberei melhor porque não veio ninguém, embora não o aceite. Mas como em muitas outras declarações, estou mais à espera que isto tenha sido apenas e só para benfiquista ouvir.

Acerca de Lima disse isto:
Agora temos os dois melhores e maiores goleadores da época passada. Cardozo e Lima são goleadores apesar de seres diferentes um do outro. Queremos montar uma equipa com várias nuances, mas sempre com muita qualidade. Estamos todos em sintonia e daí a decisão de contratar Lima.
Se me perguntarem se dois guarda-redes podem jogar a ponta-de-lança, digo que não. As pessoas que não trabalham connosco têm uma ideia de que se coloca o Manel e o Joaquim e já está. Tudo funciona. Não é assim. O futebol tem muita ciência e trabalho. São jogadores diferentes, mas podem jogar juntos.
O que me apraz dizer acerca disto são três coisas:
  1. Se para a posição de Javi Garcia, em que não temos ninguém no plantel principal que o possa substituir directamente, se vai confiar na equipa B, porque raio não se faz o mesmo em relação ao ataque? Os da B agora já têm bicho é? E deixou-se sair Mora e Nélson (principalmente este) porquê?
  2. Querem montar uma equipa com várias nuances? só se for nos últimos 30 metros de terreno, porque no resto, nuances é o que não vai haver, pois simplesmente não temos alternativas.
  3. Se o próprio treinador confirma que não se podem colocar jogadores adaptados numa posição e esperar resultados imediatos, porque raio não se contratam jogadores titulares (de valia inegável) para se deixar crescer essas adaptações? Incompreensível mesmo, que o treinador o afirme mas não o coloque em prática!
E assim vamos caminhando para mais uma época desastrosa, em que inevitavelmente o campeão será o mesmo, em que venceremos a taça da liga, e em que, provavelmente, o topo da pirâmide será mandatado para mais 4 anos disto.

* Os mercados da Russia, Turquia e França, ainda estão abertos.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O último dia de mercado

É absolutamente agonizante o estado em que me encontro desde que acordei hoje de manhã.
As noticias e o corropio do último dia de mercado, estão-me a deixar completamente descrente.

À medida que o dia vai avançando, e as transferências se sucedem o coração encarnado sofre, com a projectada mudança no plantel.

Por favor, não destruam esta equipa (que já tem as suas fragilidades).

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Entradas e Saídas


O Benfica anunciou Yannick Djaló como reforço de inverno quase ao mesmo tempo que o Braga anunciava Rubén Amorim por ano e meio. Num dos posts anteriores, disse que apenas se justificariam entradas, caso um dos "indisciplinados" fosse transferido. Foi o caso. Rubén, numa das maiores anedotas de que tenho memória, pede desculpas, renova e vai para Braga. Não há qualquer conexão entre estes factos. Pelo menos, não cabem num mesmo dia e para a mesma pessoa.
A saída de Amorim era algo esperada, pois estando o jogador impedido de treinar com a equipa desde o fatidico dia do jogo com o Rio Ave, não se vislumbrava outra opção que não a transferência. Agora, para reforçar o Braga? Que desde há alguns anos a esta parte é tudo menos um clube amigo do Benfica? Não se compreende de todo. Se as relações entre presidentes dos dois clubes são as melhores possíveis, já entre os clubes (institucionalmente) não passam de mediocres. A escalada de violência em Braga, sempre que o Benfica lá vai é assustadora e quem paga são sempre os mesmos, nós os adeptos. A única explicação que eu posso conceber para este negócio (negociata?) é uma tentativa de tirar o Braga da órbita do Porto, tornando-o (novamente) num clube amigo.
A saída de Amorim foi compensada com a entrada de Yannick Djaló, jogador desempregado, sobre quem o Sporting (sempre a mesma fixação com o Glorioso) reclama direitos económicos (25% ou 50%?). À partida, não será um substituto natural de Amorim, pois as caracteristicas de ambos diferem bastante. Yannick, pelo que apresentou em Alvalade, é um jogador de ala esquerda com tendência para vir ao meio rematar, tendo marcado alguns golos assim pelos leões. Parece-me ter pulmão suficiente para as correrias necessárias, mas falta-lhe cultura táctica, vagueando muitas vezes dentro do campo. O que poderá estar então na base desta contratação? 
Em minha opinião, Jesus vai tentar fazer com Yannick o mesmo que fez com Coentrão: criar um jogador explosivo vindo de trás fazendo uso de um dos melhores atributos de Yannick como é a sua velocidade. E se Amorim tivesse ficado no plantel, seria para substituto de Maxi e não para o meio campo. Resta saber se (sendo essa a opção) Yannick se saberá adaptar ao espartilho táctico que Jesus obriga muitos jogadores a meterem (especialmente os defensivos). E se terá pulmão suficiente... (em minha opinião é possível)

Faltando poucas horas para o fecho do mercado, é imperativo que não saia ninguém do plantel (espero que não venha nenhum tubarão com dinheiro para cláusulas pescar por aqui). Digo mesmo mais, seria catastrófico sair alguém nesta altura. O Benfica está bem e já há individuos suficientes a tentarem mandar-nos abaixo. Não queremos que os nossos dirigentes lhes facilitem a tarefa.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A um dia do fecho do mercado de transferências

Falta sensivelmente dia e meio para o fecho do mercado de transferências de Inverno. Até agora o Benfica não adquiriu ninguém para o plantel principal e muitos vêm isso como uma falha no planeamento do futuro imediato da equipa. Quanto a mim, a equipa já deu mostras de aguentar as adversidades que se lhe atravessaram até agora no caminho. É sempre possível melhorar o que existe, mas, e em minha opinião, apenas consideraria adições/substituições, caso Enzo Pérez e/ou Ruben Amorim fossem cartas fora do baralho.
Pergunto quantos benfiquistas tiveram o privilégio de ver uma equipa encarnada com apenas uma derrota em Janeiro tendo jogado (e não perdido) em casa do campeão nacional (e vencedor da UEFA) e do vice-campeão europeu? É que as lacunas da equipa têm sido supridas pelo colectivo. Quando um jogador falha (e claro que existem jogadores que falham mais que outros) logo um companheiro aparece para corrigir o erro. Somos uma equipa na verdadeira concepção do termo. 11 jogadores em campo a funcionar como uma unidade capaz de esconder as fragilidades e potenciar as virtudes.
O treinador tem acertado na leitura do jogo e nas substituições na esmagadora maioria das vezes, pelo que também aqui não se vislumbra qualquer necessidade de ajuste.

A vir alguém para o plantel principal agora (e tão em cima do fecho da janela de transferências), só pode haver uma exigência: tem de ser melhor que os que cá estão.

Em minha opinião estamos bem servidos até ao final da época!