origem
Mostrar mensagens com a etiqueta 2011-2012. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 2011-2012. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Números a reter do R&C da SAD 2011/2012

Li o Relatório e Contas da SAD relativo à época passada, com muita preocupação. E confesso que já esperava pelos resultados que agora são revelados. O regime despesista do clube é como um voraz glutão que devora tudo o que lhe aparece pela frente. Com uma "facturação de 140M€" e Proveitos Operacionais recorde, é inadmissível que o Benfica apresente prejuízos da ordem dos 12M€. 
Causas para isto? Principalmente duas. Custos financeiros e com pessoal.

No relatório e contas apresentado, mais que o Passivo superar em muito o Activo, há vários factores de preocupação. Deixo em baixo alguns números que me preocupam.

Custos e Perdas Financeiros - 22.795.645,00 €
Juros Suportados - 17.377.043,00 €
Custos com Pessoal - 48.130.265,00 €


Empréstimos
  • Benfica SAD 2012 - 50M€ (EUR2M+5,85%) para pagar em Dezembro de 2012
  • Benfica SAD 2013 - 40M€ (6%) para pagar em Abril de 2013
  • Factoring Investec - 20M€ (10,35%) para pagar em Julho de 2013


Em baixo fica também uma perspectiva ao longo dos anos e de como é visível e urgente a necessidade de inverter o rumo despesista.




quinta-feira, 1 de março de 2012

Contas boas e contas más

O Benfica (a sua S.A.D.) apresentou hoje o Relatório e Contas referente ao primeiro semestre de 2011/2012. No global são contas positivas, onde o lucro está presente em cerca de 8M€. Impulsionadas pelos ganhos provenientes da Liga dos Campeões, as finanças do Benfica parecem entrar nos eixos. Claro que teremos de esperar pelo final da época para aferir com clareza se a tendência é passageira ou não.

Não deixa de ser preocupante que o Activo e o Passivo tenham (finalmente) superado os 400M€. É muito mesmo, especialmente para um clube português. Desde que a S.A.D. foi criada que o passivo não desce. Urge inverter esta tendência. Um Benfica com Passivo Zero é um Benfica a lutar pelos títulos europeus. Que ninguém tenha dúvidas sobre isso.

Já agora para que fiquem a saber o que entendo por Passivo Zero (livre de dividas)
  • ZERO empréstimos bancários de qualquer ordem. Não "dever" nada a ninguem.
  • ZERO dividas de mais de um mês a fornecedores. (ou seja pagamento a 30 dias quando não for a pronto)
  • ZERO dividas a credores.
  • ZERO dividas ao Estado.
Depois disto, deixo aqui dois gráficos que acho pertinentes. Um para a evolução dos capitais próprios e outro para a evolução de Activo e Passivo da S.A.D.

Activo/Passivo

Capitais próprios
* Ano com 11 meses para ajustamento de calendário
** Reestruturação do grupo com a passagem do Estádio do clube para a SAD - Dezembro 2009
*** Relatórios relativos ao 1 semestre da época


E finalmente, o link para que possam consultar o R&C:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR37794.pdf

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Adamastor

Após duas semanas muito duras para mim, em que o nível de azia foi subindo até eu passar por maleitas físicas por causa disso, eis-nos chegados a uma encruzilhada, um cabo das tormentas. Chegámos ao ponto decisivo, onde podemos regressar ao rumo de sucesso, ou perecer nas rochas e águas turvas desta época. O Adamastor olha-nos nos olhos e a maior parte de nós não se atreve a olhá-lo de volta com receio de não aguentar a pressão.
Tenho plena convicção que seguiremos pela primeira alternativa, dobrando este cabo maldito (tornado da Boa Esperança) rumo à terra prometida. No final de tarde de hoje, e apesar de todas as más lembranças dos últimos dias, de perceber que começámos em rota descendente após o presidente abrir a goela, que o treinador é mais casmurro que um burro velho, que alguns jogadores são prima-donas por vezes, que os adeptos já andavam em euforias desmedidas (e a contra mim falo) e que agora precisam de um Valium por hora só para não cortarem os pulsos, apesar de tudo isto, como dizia, invadiu-me um sentimento que não sei explicar. É como se me tivesse sido dado a ver o futuro e o mesmo não só é encarnadamente radioso, como eleva o nosso nome bem alto nos anais da gloriosa história.
Já tivémos o nosso pior momento da época. Aliás, a excelente fase que atravessámos até ao jogo na Rússia permitiu-nos ter este "apagão" de duas semanas continuando com os objectivos intactos. Nesta sexta feira o Benfica vai arrancar não só para uma época condizente com o nosso estatuto e história (em termos de títulos e prestigio), mas mais que isso, vai arrancar para uma série de épocas a ganhar. Não o sei explicar.
Foi este o sentimento com que fiquei ao inicio da noite. Não sei se é do aproximar do aniversário do clube e por conseguinte o coração encarnado ficar excitadíssimo, se foi o senhor todo poderoso a dar-me uma abébia ou se simplesmente endoideci de vez, mas:
O Benfica VAI SER CAMPEÃO!!!

Sexta-feira lá estou para confirmar este sentimento.