origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Arbitragem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arbitragem. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Para o José Mota se queixar

Aquilo em Setúbal deve ter sido mesmo divertido. Tão divertidos foram os acontecimentos neste jogo ilegal, que aconteceram coisas inéditas. Três delas e a saber:
1 - O azeiteiro deixou de ser burro e voltou a não comentar arbitragens. «Tudo normal» foi a sua resposta às incidências do jogo.
2 - O José Mota queixou-se de uma arbitragem num jogo contra o Porto. É caso para dizer, "mais vale tarde do que nunca".
3 - O árbitro saiu com os azeites (olha mais um) e a trocar impropérios com quem estava na bancada. Nada normal.


Quando vir o jogo para o meu projecto Olho de Águia, terei melhor noção acerca do que se passou, mas até lá não me pronuncio acerca do mesmo. Apenas constato o que se passou no final, que não é mesmo nada normal.

A pressão continua alta e a dar os seus frutos. E nós caladinhos...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quando eu concordo com o Pedro Proença

É estranho, mas é verdade. Desta vez concordo a 100% com o que diz Pedro Proença.
Podem ler as palavras do referido árbitro no link em baixo:


Já o defendo há muito tempo e a minha rubrica Olho de Águia é apenas o reflexo disso mesmo.

Acredito sinceramente que o Benfica tem o dever de liderar a implantação de uma nova mentalidade no futebol nacional (e por arrasto no desporto em geral), tendo por base a honestidade e rectidão de princípios e moral. Defendo a criação de uma secção ou gabinete ou similar, que trate de analisar honestamente os nossos jogos e mostrar os resultados sem falsos pudores ou vergonhas. Seria também uma forma de melhorar o clima que se vive em Portugal trazendo inevitavelmente mais adeptos ao desporto rei em Portugal. 

Mas infelizmente, não me parece que haja alguém no futebol com intenções de mudar o que quer que seja, pois muita gente vai continuando a comer fillet mignon à custa do próprio futebol. E esta gente tem poder e muito a perder com uma mudança de paradigma. Podemos sempre sonhar num dia...

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A influência dos árbitros II - Jogos Grandes

Depois de colocar aqui ontem (A influência dos árbitros), parte do estudo desenvolvido pelo Pedro Pires relativamente às interferências dos árbitros face a todos os jogos dos últimos 4 anos relativos ao campeonato nacional, deixo aqui uma outra parte desse estudo, desta feita relativa apenas aos jogos entre os 4 maiores clubes de Portugal actualmente. A saber, Benfica, Porto Sporting e Braga.

Os princípios do estudo são os mesmos, mas desta vez, aplicados aos 24 jogos realizados no campeonato nacional por cada clube, frente aos "rivais". Mais uma vez as estatísticas são claras.


Deixo aqui algumas notas acerca das estatisticas:
  • O Porto e Sporting não perdem pontos após as decisões de arbitragem acumuladas. O Benfica é a única equipa que não só não ganha quaisquer pontos, como os perde sistematicamente.
  • O Porto é a equipa que tem mais penalties e expulsões a favor nestes jogos. O Benfica é a equipa que está no outro espectro, com mais penalties e expulsões contra.
  • Benfica e Sporting, não ganham pontos em superioridade numérica, ao passo que Braga e Porto não os perdem em inferioridade numérica.
No gráfico em baixo, está o comparativo relativo aos pontos ganhos/perdidos nestes jogos após as decisões de arbitragem.



Deixo ainda dois gráficos curiosos com relações entre as decisões a favor ou contra e as médias para cada tipo de decisão.
  • A Favor 

  • Contra

Admiração? Eu confesso a minha. Embora tivesse a percepção de não termos tantas decisões a nosso favor como outros, não acreditava em números desta ordem. Foi uma surpresa.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A influência dos árbitros

Recebi no email do blog, um trabalho muito interessante do leitor Pedro Pires, que fez uma pesquisa acerca da real influência das decisões arbitrais, nos jogos dos 4 maiores clubes, nos últimos 4 campeonatos nacionais.
É um trabalho que deu muito trabalho, e que agradeço ao Pedro.
Adenda: O estudo completo seria muito extenso para colocar aqui, pelo que apresento apenas os dados globais de todos os clubes. Possivelmente irei colocar artigos para cada um dos clubes com mais curiosidades.

Nesta análise, não são distinguidas boas ou más decisões, apenas são quantificadas as decisões e a sua real influência objectiva no desfecho dos jogos. Para tal, há dois pontos de análise que podem ser quantificados:
  1. As grandes penalidades que alteram o resultado.
  2. As expulsões.
Deste modo, apenas este tipo de decisões foram contabilizadas, para a contabilidade final. Os resultados em 4 anos de pesquisa não deixam margem para dúvidas.


Podem ver na imagem em cima uma série de estatísticas das quais relevo as seguintes:
  1. O Porto é a equipa que tem melhor saldo de pontos ganhos após decisões desta natureza, com 30 pontos ganhos. São 10 vitórias. O Benfica está no outro espectro, com um saldo a zeros.
  2. O Benfica é a equipa que joga mais tempo em superioridade numérica, com mais 360 minutos que o Braga. São mais 4 jogos inteiros a jogar em superioridade numérica que os outros. O Sporting é quem está menos tempo a jogar com mais elementos em campo, com menos 600 minutos que o Benfica (quase 7 jogos).
  3. O Benfica é também a equipa que joga mais tempo em inferioridade numérica com 544 minutos (corresponde a 6 jogos inteiros a jogar com menos elementos), com o Porto no outro espectro a jogar com menos elementos somente em 121 minutos. Dá uma média de 30 minutos por ano.
Em baixo podem ainda verificar os saldos que cada equipa tem entre decisões positivas e decisões negativas. Mais uma vez, não está em causa a justeza das decisões, mas sim uma análise dos efeitos directos das mesmas.


O Benfica é quem tem mais decisões que alteram o jogo, seguido de perto pelo Porto. O Braga é quem tem menos destas decisões. Nota-se que o Porto é quem tem mais decisões a favor e menos contra.

Em percentagem de positivo e negativo temos os seguintes gráficos:


Como conclusões, meramente estatísticas, verificamos o seguinte:
  1. O Benfica é o clube que tem mais decisões que alteram jogos, entre penalties e expulsões.
  2. O Porto é o clube que ganha mais pontos com as decisões arbitrais.
  3. Braga e Sporting têm números muito semelhantes, integrados nas médias dos 4 clubes.
  4. Benfica e Braga são os clubes que jogam mais tempo em superioridade numérica e curiosamente os que jogam mais tempo em inferioridade numérica.

Estes dados foram retirados do site oficial da Liga de Clubes, e não têm em conta os méritos das decisões, apenas os seus efeitos práticos.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

20% de Olho de Águia

O projecto Olho de Águia, iniciado esta época, tem vindo a revelar-me alguns dados interessantes acerca do comportamento do árbitros nos jogos dos chamados "três grandes". Devido à época absolutamente desastrosa que o Sporting está a ter, talvez se justificasse ter o Braga na sua vez, mas a decisão de inicio de época será mantida até final. Para o ano logo se vê.

Passadas 6 jornadas, 20% portanto, com Benfica e Porto na liderança do campeonato, é chegada a hora de eu fazer uma primeira análise ao que se tem passado. Os números e gráficos que se seguem, são baseados nas análises subjectivas que fui fazendo de todos os jogos envolvendo Benfica, Porto e Sporting até à 6ª jornada. Em alguns casos, aceito perfeitamente visões diferentes das minhas, mas acho que de uma coisa não me podem acusar. E isso é incoerência. Para mim, lances iguais, têm julgamentos iguais.

As categorias a seguir (cujos valores podem ser vistos na página do projecto), representam uma quantificação dos benefícios e prejuízos dos 3 clubes nos seus jogos.

  • Grandes Penalidades

As grandes penalidades são sempre os momentos mais polémicos de cada jogo. Nelas se decidem muitas vezes, jogos equilibrados que não há meio de desatar. Neste caso particular analisei duas vertentes. Os penalties mal marcados e os penalties por marcar.



Os números já são significativos, tendo Benfica e Porto algumas queixas no capitulo dos penalties por assinalar. Fruto do futebol mais ofensivo de ambas as equipas, as situações de grande penalidade não sancionadas pelos árbitros ocorreram com alguma frequência (cerca de um penalty a cada dois jogos).

Em termos dos números reais, nota-se que o Porto não tem qualquer penalty contra e Sporting nenhum a favor.



  • Foras de Jogo

No capitulo dos foras de jogo, assinalam-se também duas vertentes: a dos mal assinalados e a dos por assinalar. Porto e Sporting foram os mais penalizados pelos foras de jogo mal assinalados. Já no caso dos foras de jogo por assinalar é nos jogos do Benfica que mais vezes isto acontece, com ligeiro prejuizo dos encarnados.



  • Golos

Neste capitulo, em termos de golos irregulares, o Porto é quem sai mais beneficiado e o Sporting mais prejudicado. O Benfica está com a contabilidade a zero. Já em termos de golos por validar, apenas o Benfica foi prejudicado em um, no único caso até agora.



  • Amarelos

No capitulo disciplinar, em termos de amarelos, temos dois factores. Os amarelos mal exibidos e os amarelos por exibir. No primeiro caso, todas as equipas têm números equilibrados no deve e haver. Já no segundo, Benfica e Porto são muito penalizados em cartões por mostrar aos seus adversários. Isto indica uma permissividade dos árbitros face às equipas que defrontam Benfica e Porto (e que se fecham mais nos seus meios-campos). No caso do Sporting os números, embora altos, equilibram-se






Em termos de numeros reais, nota-se que o Benfica e Porto vêem numeros semelhantes exibidos aos seus jogadores. Que nos jogos do Sporting são mostrados mais amarelos (fruto dos jogos mais equilibrados) e que no caso do Porto, os adversários já viram o dobro dos amarelos.




  • Vermelhos

No caso dos cartões vermelhos, como é natural, os números são escassos para se fazer uma análise mais fiável, mas é já visível uma tendência. Benfica e Porto não viram qualquer vermelho em 6 jogos. O Sporting já viu dois. Já os adversários viram três e um, no casos de Benfica e Porto/Sporting respectivamente. O Benfica jogou 156 minutos em superioridade numérica, o Porto 21 e o Sporting 36. Apenas o Sporting se viu em inferioridade numérica e por 25 minutos.



Em termos de vermelhos mal mostrados, Benfica tem um a seu favor, o Porto nada a registar e o Sporting um contra si. Em termos de vermelhos por exibir, já todas as equipas viram jogadores seus e adversários poupados. Benfica e Sporting com ligeiro prejuizo e Porto com números equivalentes.




  • Arbitragens

Estou a classificar as arbitragens de cada jogo segundo um critério de boa, razoável ou má. No gráfico abaixo encontram os números até agora. Todos tiveram uma arbitragem má, que curiosamente lhes valeu a perda de pontos. No caso do Benfica foi com a Académica, no caso do Porto foi com o Gil Vicente e no caso do Sporting foi com o Maritimo. Todos estes jogos terminaram com empates.
O Benfica é a equipa que tem mais arbitragens boas, com duas, tendo Porto e Sporting uma cada um.



Como nota final, devo dizer que estava à espera de mais benefícios para o Porto, e menos para o Benfica. Até agora, pelo que se tem passado, a tese de roubo ao Benfica não se verifica. A ver vamos se esta tendência é para continuar ou não. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

De dentro para fora...

Após a duras criticas de Rui Gomes da Silva à arbitragem de Coimbra, nomeando inclusivamente Vitor Pereira como "cúmplice" da mesma, veio o líder da Arbitragem em Portugal defender-se. E fê-lo com o chavão
"«...O Sector é dirigido de dentro para fora...»"

A minha questão é de dentro do quê? Do Calor da Noite, da casa na Madalena ou do próprio Estádio do Dragão?

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O primeiro exame falhado

Antes de começar a crónica propriamente dita, quero já deixar bem claro que com Xistra ou sem Xistra, um Benfica meio eficaz, tinha goleado esta Académica. Uma equipa que, aos quatro minutos, já tinha falhado dois golos de baliza aberta enviando a bola aos postes, arrisca-se de facto a perder.
Os erros dos outros não justificam os nossos, e embora Xistra tenha estado ao seu nível (péssimo), o Benfica de ontem tinha obrigação de estar em vantagem bem cedo. Falhámos naquilo que estava sob o nosso controlo e a arbitragem inquinou aquilo que não estava sob nosso controlo.

Acerca do jogo, só posso referir que o Benfica fez quase tudo o que devia para sair vitorioso. Boas jogadas, boas combinações, oportunidades criadas e atitude própria de quem quer ser campeão. Pecámos extremamente na finalização e Xistra fez-nos pagar bem caro por isso.
A abrir o jogo, excelente combinação entre Salvio, Maxi e Enzo, com este ultimo a cruzar para o centro, onde Cardozo enviou a bola à trave, depois de Ricardo desviar ligeiramente o cruzamento para o joelho do Tacuara. Logo a seguir excelente passe de Rodrigo para a desmarcação de Bruno César, com este a devolver a bola rasteira para o segundo poste, onde o mesmo Rodrigo, com tudo para inaugurar o marcador, acertou em cheio no poste. Como se não bastasse, alguns minutos depois, mais uma soberana ocasião desperdiçada, desta vez com Cardozo a permitir a defesa de Ricardo a remate rasteiro. Excelente entendimento dos dois avançados encarnados que se desmarcaram em simultâneo.
10 minutos, 3 ocasiões que "não se podem falhar" e o nulo a manter-se injustamente. Podemos queixar-nos da sorte nesta altura e de como o ditado futebolístico "Quem não marca, arrisca-se a sofrer" é sempre certeiro...

Após o vendaval ofensivo destes 10 minutos, e paulatinamente, a arbitragem começou a fazer-se notar. A incompetência de Xistra não é nova, e embora vá rever o jogo para o projecto Olho de Águia (já sei de antemão que será o video mais longo que fiz até agora), posso afirmar que o Benfica deixou 2 pontos em Coimbra, muito devido à acção do árbitro.
Os lances de perigo da Académica, pareceram-me nascer quase todos de decisões erradas do Xistra, embora em alguns casos possa dar o beneficio da dúvida (?).

Mas nem tudo é explicado pelo árbitro. O Benfica também falhou em momentos onde não o podia fazer.
  • Jesus falhou na abordagem ao jogo aquando da substituição de Enzo por Aimar. Ao invés de reforçar o meio campo, para estancar qualquer saída organizada da Académica (as bolas pelo ar seriam à partida resolvidas pela defesa), decidiu deixar o miolo encarnado com 2 jogadores contra os 3 dos estudantes. Não foram poucas as vezes em que o espaço para a Académica ter a bola em terrenos avançados (quando conseguia a transição organizada), era imenso e permitia que um ou dois jogadores atacantes trocassem a bola sem grande oposição. Os defesas encarnados, apanharam muitas vezes adversários embalados, inclusivamente no lance do segundo penalty, em que o lateral esquerdo Helder Cabral fez o que quis até entrar na área. Com mais meio campo, isto poderia ter sido evitado. Sinceramente eu tiraria Jardel em vez de Enzo, jogando com Garay a libero e Matic mais recuado com preocupações exclusivamente defensivas, permitindo que Enzo e Aimar pressionassem o meio campo Academista.
  • Os jogadores também falharam, nomeadamente na finalização, com Cardozo à cabeça, e em não fazerem a falta útil, como no lance de Helder Cabral. Falhar dois golos de baliza aberta antes dos 5 minutos estarem decorridos não é de candidato ao titulo. Devíamos ter feito muito melhor.
  • Adenda: Agora, depois do jogo acabar, é natural fazerem-se correcções à estratégia usada, mas sinceramente (e disse-o quando via o jogo), não compreendo o facto do Carlos não ter entrado, quando se justificava ter alguém em campo que rematasse de fora da área. 

Dois anos depois, a Académica volta a travar-nos com menos um jogador toda a segunda parte.


PS: A análise à arbitragem sairá em modo mais detalhado no artigo do Olho de Águia.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Visitas Conjugais

O Proença-A-Zul debitou bosta de vaca pela boca outra vez. Mas desta vez atacou forte e feio o Benfica e quem o dirige. As referências jocosas aos gastos milionários do clube, para tão poucas conquistas, são suportadas por factos, não o nego. O Benfica ganha muito pouco para aquilo que é gasto com o futebol. Muito pouco mesmo. Muitas vezes por erros próprios, mas não menos vezes por erros alheios que beneficiam sempre os mesmos. E nisso este ladrãozeco já provou que sabe o que fazer. Aliás, é extremamente cómico, que este individuo fale da nossa falta de títulos, quando ele é uma das razões para tal acontecer.
As provas estão à vista de todos, especialmente se tivermos em conta as exibições a bom nível que teve na última edição da Liga dos Campeões e do Europeu. Ele sabe arbitrar se quiser. Mas em Portugal, manda quem pode e obedece quem tem juízo. De tal forma que fazendo uma breve estatística dos jogos mais importantes (Clássicos e Derbies) se constata uma coisa interessante:
  1. O Benfica nunca venceu qualquer jogo grande com Proença a apitar.
  2. O Porto nunca perdeu qualquer jogo grande com Proença a apitar.
Em quase todos estes jogos existem queixas graves dos adversários do Porto (ainda no último clássico com o Sporting) e do próprio Benfica. E depois existem também outros jogos menos importantes em que as ajudas ao Porto e prejuízos ao Benfica (ou a quem esteja a "lutar" pelo título) são sempre evidentes.

Por isso a "defesa" de Proença, embalado pela boa carreira em 2011/2012, só pode servir para limpar ainda mais a imagem. Como está quase a acabar a carreira, lá teremos um jogo grande (na Taça da Liga obviamente) em que o Benfica será beneficiado. E aí, far-se-ão manchetes e avençados serão postos a trabalhar 24/7 a difundir a ideia de mais um árbitro "encarnado".
Quando na realidade, deveria ser um árbitro "encanado", e sem direito a visitas conjugais. A sua apetência por visitas ao conselheiro matrimonial já foi documentada, mas, tal como em outros casos, nos processos em Portugal não se julgam criminosos, julgam-se sim níveis de poder, e por conseguinte toda esta corja circula impunemente e alegremente.
Ao contrário do meu consócio Seara, esta merda de gente não terá de mim a minima compreensão, perante os seus erros futuros, que seguramente serão a favor dos mesmos de sempre. Aliás, o referido monte de esterco humano, não só não vai ter a minima compreensão da minha parte, como não o deveria ter de nenhum benfiquista.

Aguardo também pela defesa do clube, na voz do seu presidente. Como? Através de uma conferência de imprensa sem direito a questões, com três pontos de agenda:
  1. Apresentar um gráfico dos referidos jogos grandes (Clássicos e Derbies) que Proença já apitou, com resultados e expulsões. É giro, acreditem em mim.
  2. Apresentar um vídeo de alguns minutos, com todas as tropelias do Pedrinho em jogos do Benfica. Limitar o vídeo a 10 minutos, embora exista material para mais.
  3. Fazer uma curta declaração onde basicamente se elogia muito o Pedrinho pelo seu percurso europeu e pela imensa qualidade demonstrada nas suas diversas arbitragens no estrangeiro, com particular destaque para as arbitragens em fases avançadas das competições europeias e as recentes finais, acabando numa última frase que diga o que está abaixo. 
Perante o que foi demonstrado nesta conferência de imprensa, deverá ser para todos evidente, que o árbitro Pedro Proença, só não é competente em Portugal porque não quer!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Para recordar

Porque se prepara mais uma cambalhota no sentido de conotar árbitros com o Benfica, aqui fica o espelho fiel do que é a realidade da arbitragem em Portugal e a razão principal para se continuar a dizer (os nossos adversários é claro) que o Benfica é levado ao colo, tem o andor, clube do regime e por aí fora. É que normalmente, um árbitro em fim de carreira lá se lembra que já não pode ajudar o Porto, e manda uma bujarda tal que se fala nisso por anos e anos... 

À lei da bola - 23/3/2009
Pedro Ribeiro em grande!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Anjinhos...Até quando?

Depois da vitória em Paços de Ferreira, onde assistimos a mais um ROUBO premeditado, (sim, não tenho medo das palavras) a direcção vai ficar calada?

É depois de vitórias que temos de fazer maior "barulho" contra a corrupção nojenta deste futebol português.

Mais fácil é vir depois de derrotas, "chorar" e falar das arbitragens. É a desculpa mais fácil.

Sejam BENFICA, uma vez na vida.

ps: E um dia ainda vão explicar o apoio ao "Nandinho das facturas"...

sexta-feira, 9 de março de 2012

É para rir Vitinho?

Depois do trabalho sujo feito, o Proença-A-Zul foi para a jarra e mandam-nos um Bruno Esteves para o jogo em Paços de Ferreira. Típico, absolutamente típico!
É absolutamente pornográfico o que se está já a preparar. Dois ou três jogos calmos (quiçá até com algum beneficio para nós) até recebermos o Braga e aí meus amigos, que ninguém tenha dúvidas do que vai acontecer. Mais do mesmo regabofe circense que tão bem conhecemos. A estratégia está delineada e afinada. Resta-nos desmontar isto tudo PREVIAMENTE, porque depois não há remédio.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Falta de Vergonha!

Há alguns dias atrás (AQUI) vaticinei as nomeações de Artur Soares Dias para Coimbra e Pedro Proença para o Clássico. Em Coimbra surgiu Hugo Miguel, mas a actuação foi digna de um Artur Soares Dias. Ontem começou a ser ventilado que Pedro Proença vai ser o árbitro do Clássico (a decisão deve ser anunciada hoje ao inicio da tarde).
Desde que o Porto empatou em Alvalade (14ª jornada) o Benfica fez 6 jogos para o campeonato com diferentes árbitros. A saber:
  • 15ª - Benfica vs Vitória FC - Hélder Malheiro
  • 16ª - Benfica vs Gil Vicente - Marco Ferreira
  • 17ª - Feirense vs Benfica - Rui (Gomes) Costa
  • 18ª - Benfica vs Nacional - Jorge Sousa
  • 19ª - Vitória SC vs Benfica - Carlos Xistra
  • 20ª - Académica vs Benfica - Hugo Miguel
É também relevante notar que à 17ª jornada o Porto perdeu em Barcelos, ficando a 5 pontos da liderança. Conseguem ver o padrão? Eu consigo. Nos jogos teoricamente mais fáceis (os dois primeiros da lista e com o Porto a dois pontos) os árbitros enviados não causaram grandes problemas e os jogos até foram bem disputados, tendo inclusivamente o Gil Vicente estado muito perto de uma surpresa na Luz. Não houve casos de maior nesses jogos e o Benfica acabou por vencer bem.
E nos restantes? Bem, nos restantes, foi o circo completo. Árbitros anti-Benfica, que são sempre chamados nas altura de decisão, para dar aquele peso adicional que tão bem conhecemos.
- Na Feira, e descontando tudo o que se passou no pré-jogo, o Benfica foi vitima de autêntico roubo. Mesmo que na CS em geral se fale apenas e só de um lance (e tratando-o como se o Feirense já estivesse em vantagem). Apesar disso, a estrelinha estava connosco e conseguimos superar a turbulência causada pelo irmão do Paulo Costa...
- Na jornada seguinte, na Luz, o árbitro Jorge "SD" Sousa, só não fez pior porque o Benfica não lhe deu hipóteses. A máquina ofensiva carburou em pleno nesse jogo e nem mesmo a sucessão de más decisões nos impediu de conquistar uma vitória folgada frente a um Nacional pouco mais que medíocre.
- Em Guimarães, o "Xistrema" nem teve que "trabalhar" muito, face à fraca exibição encarnada. Ainda assim, várias faltas a meio campo e alguns cartões por mostrar a jogadores do Vitória ficaram por assinalar e mostrar. E ainda o lance sobre Rodrigo em que tem o beneficio da dúvida (para mim obviamente).
- Em Coimbra o roubo atingiu proporções épicas. Hugo Miguel não viu aos 8 minutos o braço dentro da área da Académica, mas poucos minutos depois não deixou passar (e bem) uma mão parecida de Bruno César nas imediações da área benfiquista. As faltas dos jogadores da Académica originaram 3 cartões amarelos, quando se justificavam mais alguns e mais cedo. Adicionalmente houve mais 2 cartões por manifesta perda de tempo, aos 90 e 90+4 facto que me faz rir para não chorar. E houve aquela aberração de transformar uma grande penalidade em falta de Aimar. O que é certo é que o Benfica falhou muitas chances de marcar e é nisso que se fala...

É impossível não sentir o peso da mão do Puppet Master em acção, a puxar os cordelinhos. E nós calados e a apoiar corruptos para cargos de (ainda mais) poder...
E agora, para o clássico, chamam Pedro Proença, que não é mais que um dos moços de recados que são chamados quando é necessário empurrar o Benfica para baixo. As situações são por demais evidentes e sempre em prejuízo dos mesmos. E a juntar a isto, temos mais dois dados que definitivamente não auguram nada de bom:
  1. Proença foi agredido por um adepto benfiquista no centro comercial próximo do Estádio da Luz
  2. Proença foi "visto" a sair de pleno Estádio do Dragão no último Domingo aquando do jogo Porto vs Feirense. Podem ler o relato de "quem" o viu aqui
Relativamente ao ponto 2, apetece-me perguntar se o pai do Proença também anda em "boas" companhias... O Guru dos conselhos matrimoniais ajuda de todo o coração...

Vai ser difícil contrariar isto na próxima Sexta Feira? Vai ser muito difícil. Vamos conseguir derrotar toda esta escória? Não tenho qualquer dúvida!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Será sina?

Foi hoje anunciada a lista de árbitros para a jornada 19 da Liga Zon Sagres. Ao Benfica coube em "sorte" o árbitro Carlos Xistra. Paulo Baptista vai estar em Setúbal para apitar o Vitória local frente ao Porto. Em Alvalade vai estar Jorge Ferreira na estreia de Sá Pinto na Liga.

Pessoalmente não considero Carlos Xistra um bom árbitro. Nem sequer mediano. É muito mau mesmo. Seja no aspecto técnico, seja no disciplinar, não são raras as vezes em que mete os pés pelas mãos. Acontece que (e seguindo uma das Leis de Murphy) nos jogos do Benfica ele leva a sua incompetência a níveis incompreensíveis. 
Dois exemplos (entre os muitos que existem, incluindo jogos envolvendo outros clubes) do que falo são os jogos em Guimarâes de 2008-2009 e em Braga de 2010-2011.


Em Guimarães tentou de tudo para que o Benfica não vencesse. Até  ISTO passou em claro, quando a acabar a primeira parte expulsou Jose Antonio Reyes de forma anedótica. Nesse dia, e numa das raras vezes pré-Jesus, o Benfica foi mais forte que tudo isto.


No outro jogo que falo e do qual podem refrescar a memória com o video abaixo falarei em seguida.

Braga vs Benfica

Em Braga, o senhor tratou de nos arrumar da luta pelo título (não que houvesse muitas dúvidas acerca do campeão face aos benefícios claros que foram sendo dados aos azuis). O Benfica vencia bem o Braga graças ao golo de Saviola, e já poderia estar a vencer por dois caso não tivesse sido assinalado um fora de jogo de rir ao Jara. Penalty transformado em livre (que por acaso deu em golo), entradas duras punidas sem amarelo ou vermelho. Uma expulsão anedótica ao Javi Garcia quando a falta era ao contrário (Nota-se uma certa tendência para a anedota não nota?). Do livre resultou o golo após mais um frango de Roberto. Na segunda parte, bolas de golfe a atingir os nossos e ele sempre impávido e sereno. Faltas a favor não marcadas e numa delas, golo do Braga e resultado feito. Eu lembro-me bem!


Deve mesmo ser sina, levar com este árbitro nesta altura da época. Têm assim tanto medo?
Depois do Rui (Gomes) Costa na Feira e do Super Dragão na Luz, temos Xistrema em Guimarães. Assim tudo de seguida parece mentira não é? E nos jogos do adversário na luta pelo título, metem indivíduos de categoria elevadissima, como é o caso mais recente do jogo com o Leiria, apitado por Rui Silva (suspenso 20 meses no processo Apito Dourado e que regressou à competição para arbitrar o Porto vs Gil Vicente da primeira volta).

Em Coimbra espero pelo Artur Soares Dias e no clássico já se está mesmo a ver que vai ser o Proença a dar a ajuda...
Apetece-me dizer aos senhores se não querem inovar e meter dois destes ladr... árbitros ao mesmo tempo nos jogos do Benfica. Pode ser que assim consigam o que querem...