origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Académica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Académica. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

2º Exame - Redenção?

O Benfica joga hoje a passagem às meias finais da Taça de Portugal 2013 em Coimbra, frente à Académica local. Não vai ser fácil, longe disso, mas será uma oportunidade para verificar se aprendemos alguma coisa com o recente exame falhado (pese embora todas as desculpas que arranjemos).

O nosso treinador entendeu convocar 19 jogadores, entre os quais se encontra Urreta, o que não deixa de ser muito surpreendente. Nolito está certamente de saída, se não faz parte dos planos para um jogo como este sendo substituido pelo referido Urreta. Tenho pena pois gosto bastante do Nolito, mas tenho a sensação de que ele ainda não se adaptou bem à forma como Jorge Jesus quer que ele jogue.

Quem também ficou de fora (possivelmente devido a lesão), foi Garay. O central argentino não faz parte das escolhas para este jogo e será certamente um ponto fraco da nossa equipa. Em sentido contrário está Luisão, que regressa aos eleitos. Até que ponto estará pronto para as incidências do jogo não faço ideia, mas é uma mais valia para nós que esteja disponível.

Pessoalmente, tenho dois pedidos e uma convicção.

1. Finalizar com sucesso 50% das oportunidades criadas na primeira parte.
2. Não ter medo de fazer faltas úteis a cortar contra-ataques perigosos. De preferência no meio campo adversário..

A convicção é a de que Jorge Sousa irá efectuar um bom trabalho logo à noite.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Olho de Águia - Porto vs Académica

Na nona jornada da Liga Zon Sagres, o Porto recebeu a Académica no Estádio do Dragão. O árbitro da partida foi Hugo Pacheco e teve uma prestação  imaculada. Sem qualquer erro de média ou alta gravidade, o jovem árbitro foi uma belíssima surpresa. Um jogo fácil de dirigir que Hugo Pacheco fez questão de não complicar.

O vídeo está disponível para download em:
https://rapidshare.com/files/3403477278/LigaZonSagres_12-13_09_FCPvsAAC.rar
A palavra passe é socioencarnado
  • Resumo
Hugo Pacheco esteve em plano de evidência neste jogo, pelo facto de mal se ter notado a sua presença. Sem erros de maior, soube estar nas melhores posições para tomar as melhores decisões, o que aumentou e muito a qualidade da sua prestação. Num jogo aparentemente equilibrado, a julgar pelo resultado final, o árbitro enquadrou-se de forma perfeita, facilitando o trabalho dos jogadores, e por conseguinte o seu próprio trabalho.
  • Lances Bem ajuizados
13' - Nivaldo corta a bola com o peito.
25' - Lucho está bem adiantado no momento do centro de Varela.
32' - Cissé parte de posição adiantada no momento do passe. Não é por muito, mas o Auxiliar estava muito bem colocado e decidiu bem.
53' - Otamendi está em fora de jogo quando Moutinho cruza.
  • Lances Mal ajuizados com beneficio da dúvida
54' - Era canto para o Porto. O cabeceamento desvia em João Real.
87' - Cissé está em linha no momento do passe. O lance é muito rápido e com elevado grau de dificuldade na decisão.


O jogo foi morno q.b. com ambas as equipas a jogarem a ritmo lento. A vitória do Porto justifica-se plenamente, num jogo onde o árbitro foi mesmo o melhor em campo. A seguir com atenção a evolução futura de Hugo Pacheco.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Olho de Águia - Sporting vs Académica

Na sétima jornada da Liga Zon Sagres 12/13, o Sporting recebeu a Académica em Alvalade. O árbitro Bruno Esteves teve uma má actuação, sobretudo no capitulo disciplinar. Muito permissivo com entradas merecedoras de amarelo ou vermelho, o árbitro, tem a atenuante do estado do terreno, que devido à constante chuva ficou muito difícil e propicio a choques. Em termos técnicos não teve nenhum lances de penalty para decidir, mas também aqui teve alguns lapsos. O critério nunca foi bem percebido.

O vídeo está disponível para download em:
https://rapidshare.com/files/2966434482/LigaZonSagres_12-13_07_SCPvsAAC.rar
A palavra passe é socioencarnado
  • Resumo
A equipa de arbitragem liderada por Bruno Esteves, teve um claro dia não. No capitulo técnico, ficaram algumas faltas em terrenos perigosos por assinalar, que poderiam ter criado perigo para ambos os lados. No capitulo disciplinar esteve simplesmente desastroso, perdoando amarelos e vermelhos em catadupa. Deveriam ter sido expulsos nada menos que 4 (!) jogadores. No lance final fechou os olhos a um claro passe de Júnior para Ricardo que segurou a bola com as mãos. É difícil dizer que o árbitro tenha tido influência directa no resultado, mas ambas as equipas se podem queixar da falta de critério de Bruno Esteves.
  • Lances Bem ajuizados
3' - Schaars não está em fora de jogo no momento do passe.
11' - Não há qualquer falta de Flávio sobre Wolfswinkel. O avançado leonino tropeça em si próprio.
79' - Amarelo bem exibido a Pranjic por protestar veementemente a marcação de uma falta.
81' - Amarelo bem exibido a Viola, por agarrar ostensivamente Wilson Eduardo. Seria o segundo.
85' - Lance normal de disputa de bola, em que quer Ricardo, quer Pranjic, disputam lealmente o lance. O Guarda-Redes da Briosa chegou primeiro à bola.
  • Lances Mal ajuizados com o beneficio da dúvida
57' - Cissé não está adiantado no momento do passe. Está em linha.
71' - A bola não transpôs totalmente a linha final antes do centro de Viola.
  • Lances Mal ajuizados Graves
4' - Junior põe a mão na cara de Wolfswinkel quando ambos corriam lado a lado. Falta e amarelo por exibir ao defesa academista. Mais tarde veria outro cartão amarelo, que seria o segundo.
53' - Dois erros seguidos. Primeiro deixa passar em claro uma falta de Gelson Fernandes sobre Marinho, e depois assinala fora de jogo (bem) apesar de haver uma falta clara sobre Adrien.
62' - Rinaudo tenta "expulsar" Flávio, mergulhando para o relvado. Deveria ter visto o cartão amarelo. Mais tarde veria outro amarelo que seria o segundo.
79' - Pranjic tem o braço junto ao corpo a proteger-se. A bola vai à mão e não o contrário. O Auxiliar de frente para o lance, nada assinalou e bem. Bruno Esteves por trás, teve opinião diferente.
80' - Viola tem uma entrada perigosa sobre Makelele. Deveria ter visto o amarelo. Mais tarde veria outro amarelo que seria o segundo.
90' - Ismailov deveria ter visto o vermelho directo pela entrada a matar sobre Keita. Os pitons levantados na direcção do pé do academista configura jogo violento e por conseguinte justificava-se a expulsão.
90'+3' - Junior passa a bola a Ricardo que a segura nas mãos. Lance para livre indirecto que Bruno Esteves ignorou por completo.


Como já foi referido a arbitragem de Bruno Esteves foi má. Por autêntico milagre, não teve influência directa no resultado, embora as expulsões tivessem mudado o rumo dos acontecimentos quase de certeza. Muito mal no capitulo disciplinar, permitindo quase tudo a todos, não teve noite acertada também no capitulo técnico. A decisão final é verdadeiramente incompreensível.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Olho de Águia - Académica vs Benfica

Aí está o primeiro "escândalo mediático" desta época. Em jogo da 4ª jornada da Liga Zon-Sagres, o Benfica deslocou-se a Coimbra para defrontar a Académica local. A arbitragem ficou a cargo de Carlos Xistra e não se pode dizer que o juiz de Castelo Branco tenha tido uma boa noite. Na verdade falhou em tudo um pouco e em algumas áreas em muito. Foi a pior arbitragem que vi até agora, sendo que o vídeo abaixo tem quase 14 minutos (!!) de lances polémicos. Sintomático.

O vídeo está disponível para download em: http://cyberlocker.ch/hsqkvaa9o7cs
A palavra passe é socioencarnado

Mais uma vez relembro que não pretendo ser o dono da verdade. Esta é a minha visão acerca dos lances que vi.

  • Resumo
Carlos Xistra esteve igual a si próprio, ou seja, incompetente. Ele e a sua equipa, falharam em quase todas as decisões técnicas que é possível ter. Falhou também no capitulo disciplinar tendo deixado pelo menos 4 cartões amarelos no bolso, dois deles que dariam direito a expulsão. A Académica criou 4 oportunidades de golo e 3 delas foram "ofertas" de Xistra. Isso diz bem do jogo de sentido único que foi e da influência que o árbitro teve no resultado final.
  • Lances Bem Ajuizados
2' - Cardozo e Ferreira agarram-se mutuamente em simultâneo. Bem ao deixar seguir o jogo.
5' - Bruno César e Rodrigo estão ambos em jogo no momento dos respectivos passes.
9' - Rodrigo e Cardozo estão ambos em jogo no momento dos respectivos passes.
30' - A falta de Maxi não justificava o segundo amarelo.
37' - Cissé joga a bola dentro da área com a zona lombar e não com a mão.
45' - Cardozo está milimetricamente adiantado quando Bruno César faz o passe.
48' - Hélder Cabral não tem intenção de atrasar a bola para Ricardo pelo que este pode agarrar a bola.
48' - O penalty e a expulsão de Rodrigo Galo são justificados, pois o defesa corta o remate de Nolito, com a bola a ir na direcção da baliza, e com o Guarda-Redes em movimento depois de ter saído da baliza. Oportunidade clara de golo.
54' - Amarelos bem exibidos a João Dias e a Melgarejo. Ao academista pela falta (agarrão em zona perigosa) e ao encarnado pelo pedido de cartão amarelo.
59' - Não há qualquer falta sobre Nolito na área.
62' - Ferreira pediu amarelo para Sálvio e viu o cartão amarelo. Seria o segundo e consequente expulsão.
76' - Amarelo justificado a Ogu pela entrada sobre Jardel. A entrada é perigosa, mas não justificava mais que o amarelo.
88' - A bola já tinha saído na totalidade, quando Nolito faz a finta.
  • Lances Mal ajuizados com o beneficio da dúvida
10' - A bola não saiu totalmente antes do cruzamento de Rodrigo Galo. O pé do defesa brasileiro tapa a visão do Auxiliar, pelo que admito que lhe possa ter parecido bola fora.
44' - Cardozo está milimetricamente adiantado no momento do passe de Bruno César. Beneficio da dúvida para o assistente.
56' - A falta de Ferreira merecia o cartão amarelo, pois o braço deste, atinge Cardozo nas costas quando ambos estão em impulsão.
69' - Não há penalty sobre Hélder Cabral, pois Garay joga a bola contra o pé do defesa academista. Do angulo de visão de Xistra, aceito que ele não tenha visto o toque na bola de Garay.
81' - Há falta de Aimar sobre Cleyton. Não houve repetição mas parece mesmo haver toque faltoso do argentino.
84' - Cleyton deveria ter visto o amarelo na primeira interrupção após fazer falta joga já sem bola sobre Salvio. A entrada a destempo merecia o amarelo.
89' - Não há qualquer falta de Ogu. Nem de Maxi. Não se percebe bem o que assinalou Xistra.
90'+4' - Mais uma vez, não houve repetição do lance, mas parece haver jogo faltoso de João Dias sobre Melgarejo. Beneficio da dúvida também aqui.
  • Lances Mal ajuizados Graves
14' - Jardel faz falta subtil sobre Cissé depois de perder o controlo da bola. Bem colocado, Xistra deveria ter decidido melhor.
23' - Marinho está bem adiantado quando recebe o passe. Pelo menos uns 2 metros, sendo que o lance não é particularmente rápido. Deveria ter feito bem melhor o Auxiliar.
25' - A falta de Maxi sobre Makelele é feita ainda fora da area. Admito que Xistra não tivesse visto convenientemente, mas o Auxiliar tinha obrigação de ter analisado melhor o lance.
42' - Salvio deveria ter visto o amarelo por cortar a bola com a mão. A jogada até poderia ser perigosa, caso Hélder Cabral fosse cruzar de imediato.
80' - João Dias carrega e empurra Nolito com os braços. Penalty e segundo amarelo ao defesa que ficaram por marcar.
88' - O Director da Académica tenta sacar o segundo amarelo a Maxi, interferindo com a recolha da bola por parte deste. Tenta inclusivamente cabecear Maxi para ver se este respondia. Absolutamente lamentável e indigna a atitude que mereceria outra análise da parte do árbitro.
90'+2' - Aimar faz falta sobre Cleyton mesmo nas barbas de Xistra, ainda no meio campo encarnado. Este inexplicavelmente mandou seguir.

Um jogo de sentido único, em que o Benfica foi a única equipa que tentou ganhá-lo, acaba empatado com clara influência do árbitro. Noite para esquecer de Xistra e seus Auxiliares.
Ainda assim, e não invalidando nada do que disse anteriormente, o Benfica também tem a sua quota de responsabilidades no resultado, principalmente pela ineficácia demonstrada na primeira metade do encontro.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O primeiro exame falhado

Antes de começar a crónica propriamente dita, quero já deixar bem claro que com Xistra ou sem Xistra, um Benfica meio eficaz, tinha goleado esta Académica. Uma equipa que, aos quatro minutos, já tinha falhado dois golos de baliza aberta enviando a bola aos postes, arrisca-se de facto a perder.
Os erros dos outros não justificam os nossos, e embora Xistra tenha estado ao seu nível (péssimo), o Benfica de ontem tinha obrigação de estar em vantagem bem cedo. Falhámos naquilo que estava sob o nosso controlo e a arbitragem inquinou aquilo que não estava sob nosso controlo.

Acerca do jogo, só posso referir que o Benfica fez quase tudo o que devia para sair vitorioso. Boas jogadas, boas combinações, oportunidades criadas e atitude própria de quem quer ser campeão. Pecámos extremamente na finalização e Xistra fez-nos pagar bem caro por isso.
A abrir o jogo, excelente combinação entre Salvio, Maxi e Enzo, com este ultimo a cruzar para o centro, onde Cardozo enviou a bola à trave, depois de Ricardo desviar ligeiramente o cruzamento para o joelho do Tacuara. Logo a seguir excelente passe de Rodrigo para a desmarcação de Bruno César, com este a devolver a bola rasteira para o segundo poste, onde o mesmo Rodrigo, com tudo para inaugurar o marcador, acertou em cheio no poste. Como se não bastasse, alguns minutos depois, mais uma soberana ocasião desperdiçada, desta vez com Cardozo a permitir a defesa de Ricardo a remate rasteiro. Excelente entendimento dos dois avançados encarnados que se desmarcaram em simultâneo.
10 minutos, 3 ocasiões que "não se podem falhar" e o nulo a manter-se injustamente. Podemos queixar-nos da sorte nesta altura e de como o ditado futebolístico "Quem não marca, arrisca-se a sofrer" é sempre certeiro...

Após o vendaval ofensivo destes 10 minutos, e paulatinamente, a arbitragem começou a fazer-se notar. A incompetência de Xistra não é nova, e embora vá rever o jogo para o projecto Olho de Águia (já sei de antemão que será o video mais longo que fiz até agora), posso afirmar que o Benfica deixou 2 pontos em Coimbra, muito devido à acção do árbitro.
Os lances de perigo da Académica, pareceram-me nascer quase todos de decisões erradas do Xistra, embora em alguns casos possa dar o beneficio da dúvida (?).

Mas nem tudo é explicado pelo árbitro. O Benfica também falhou em momentos onde não o podia fazer.
  • Jesus falhou na abordagem ao jogo aquando da substituição de Enzo por Aimar. Ao invés de reforçar o meio campo, para estancar qualquer saída organizada da Académica (as bolas pelo ar seriam à partida resolvidas pela defesa), decidiu deixar o miolo encarnado com 2 jogadores contra os 3 dos estudantes. Não foram poucas as vezes em que o espaço para a Académica ter a bola em terrenos avançados (quando conseguia a transição organizada), era imenso e permitia que um ou dois jogadores atacantes trocassem a bola sem grande oposição. Os defesas encarnados, apanharam muitas vezes adversários embalados, inclusivamente no lance do segundo penalty, em que o lateral esquerdo Helder Cabral fez o que quis até entrar na área. Com mais meio campo, isto poderia ter sido evitado. Sinceramente eu tiraria Jardel em vez de Enzo, jogando com Garay a libero e Matic mais recuado com preocupações exclusivamente defensivas, permitindo que Enzo e Aimar pressionassem o meio campo Academista.
  • Os jogadores também falharam, nomeadamente na finalização, com Cardozo à cabeça, e em não fazerem a falta útil, como no lance de Helder Cabral. Falhar dois golos de baliza aberta antes dos 5 minutos estarem decorridos não é de candidato ao titulo. Devíamos ter feito muito melhor.
  • Adenda: Agora, depois do jogo acabar, é natural fazerem-se correcções à estratégia usada, mas sinceramente (e disse-o quando via o jogo), não compreendo o facto do Carlos não ter entrado, quando se justificava ter alguém em campo que rematasse de fora da área. 

Dois anos depois, a Académica volta a travar-nos com menos um jogador toda a segunda parte.


PS: A análise à arbitragem sairá em modo mais detalhado no artigo do Olho de Águia.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Empatados...

Custa-me muito escrever este post. Ainda não me passou a azia do jogo de ontem e não encontrei ainda nada que faça melhorar o meu estado... Escrevo no intervalo do FC Porto vs Feirense, e nem mesmo o nulo que se regista me faz animar. Porque sei que o golo azul e branco chegará e que vamos entrar na Luz empatados. Tal como saímos ontem de Coimbra.
O Benfica deu uma parte de avanço (ofensivamente) frente a uma Académica paupérrima, que ainda assim saiu amiúdes vezes para o contra-ataque. Falhámos na hora de decidir. O exame, como ontem lhe chamei, saldou-se por um insuficiente menos. E só porque entramos em campo na jornada 21 em ligeira vantagem para o Porto (o golo deles já aí vem), caso contrário era mesmo insuficiente.
Ainda assim, vimos bom futebol na segunda parte. Nélson Oliveira está com a pica toda e ontem foi sem dúvidas o nosso melhor jogador. Que continue assim porque vamos precisar dele mais lá para a frente. Houve falhanços incríveis da nossa parte, essencialmente porque faltou calma na hora de rematar à baliza. Acho que os jogadores sentiram bastante o peso do jogo em Guimarães e a responsabilidade deste. Mas também acho que vamos estar ao nosso melhor nível já na sexta feira.
Como destaque mais negativo, tenho de o afirmar como muita pena, foi o Gaitán. Ontem esteve simplesmente miserável em campo, apenas mostrando o que de mau sabe fazer. Muito displicente a atitude que meteu no jogo, e sinceramente já não me irritava com o jogador do Benfica há bastante tempo.
Não ganhámos este jogo por culpa própria, mas não há muito a apontar à nossa segunda parte. A equipa lutou e correu, em especial, depois das entradas do Nélson e do Nolito (ontem bastante trapalhão).

Agora é pensar na sexta feira e lutar para vencer o Porto na Luz. Este jogo é a prova de aferição final. Não tenhamos dúvidas que o campeão vai sair deste jogo, em caso de vitória de algum.

Nota ainda para a cómica (para não lhe chamar outra coisa) decisão no lance de Aimar na grande área. Transformar uma grande penalidade clara em falta ofensiva, só mesmo em Portugal. Mas não foi por isso...

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Benfica em exame

O Benfica joga hoje em Coimbra, num dos maís difíceis exames que ainda tem pela frente neste campeonato. O momento da equipa é o mais delicado de toda a temporada, face às duas derrotas consecutivas, que causaram alguma apreensão em muitos benfiquistas. Após o jogo de Guimarães (em que deixámos 3 pontos e de ser a única equipa a depender de si própria para ser campeã), é absolutamente essencial que obtenhamos uma vitória neste encontro com os estudantes. Porque já sabemos ser quase impossível o Porto perder pontos no seu jogo com o Feirense, mas essencialmente para afastar qualquer sensação de quebra, que ficou a pairar no ar após as referidas derrotas. E convém que a vitória seja categórica (mesmo sem ser deslumbrante) para que o nível de confiança dos jogadores seja restaurado.

O Benfica tem de mandar no jogo desde o seu inicio, sob pena de deixar a Académica galvanizar-se e sofrer um dissabor. Jesus, em minha opinião, tem de apostar num meio campo combativo, pois é a zona onde se ganham (e perdem) jogos. Para tal apostaria em Javi/Matic, Witsel e Aimar/B. César, para essa zona de modo a criar um jogo de passe curto e apoiado, à espera de ver os extremos (Nolito e Gaitán) receberem a bola nas zonas de decisão. Foi o que nos faltou em Guimarães, um meio campo que pegasse no jogo, e impedisse o adversário de sair para o ataque sem ser atabalhoadamente. É que parece que não tem importância nenhuma, mas a componente de desgaste mental causado pelo melhor Benfica desta época, é o grande motor para o futebol vistoso. Não deixar o adversário pensar no que vai fazer e obrigá-lo a cometer erros em zonas proibidas começa sempre num meio campo assertivo e mandão. 

Compreendo o discurso de Jesus no pré-jogo como forma de não deixar a motivação dos jogadores ir abaixo e mostrar que a sua confiança neles continua a mesma de sempre, mas não posso deixar de sentir uma ponta de fanfarronice e soberba no mesmo. Espero que não se torne "no monstro" do ano passado.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Garay, Miguel Vítor, Jardel e Emerson;
Médios: André Almeida, Javi García, Witsel, Matic, Bruno César, Aimar, Nolito e Gaitán;
Avançados: Saviola, Nélson Oliveira, Cardozo, Rodrigo e Yannick.


E por favor, não pensem já no jogo com o Porto. É que isso tem quase sempre a mania de dar mau resultado.