origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Alargamento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alargamento. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 13 de março de 2012

A vergonha no futebol português

Ontem à noite os clubes que fazem parte da Liga Portuguesa de Futebol aprovaram algo que muito provavelmente é das situações mais aberrantes que já alguma vez sucederam no futebol português. Pois imagine-se, que foi aprovado o alargamento na Liga Zon Sagres de 16 para 18 equipas. Nada de chocante, pensam os leitores. A questão é que este alargamento foi aprovado com a condição de que nenhuma das equipas será despromovida este ano para a Liga Orangina, o que constitui um golpe profundo na já deteriorada verdade desportiva do nosso campeonato. Qual é o sentido de premiar o demérito desportivo em vez da competitividade? Que pensarão os clubes que lutam pela promoção na Liga Orangina? Certamente que os 3º e 4º classificados mereceriam muito mais a participação na Liga Zon Sagres do que equipas que vão descansar o resto do campeonato à sombra da bananeira. Que motivação para os jogos terão estas equipas que já têm garantida a permanência desde já? E até é na minha visão o Benfica o maior beneficiado com esta questão, pela simples razão que vai defrontar mais equipas no fundo da tabela que os rivais directos, mas não gostaria nada que fosse associada ao Benfica esta pouca vergonha que certamente vai correr ainda muita tinta e causar grandes polémicas. Espero ardentemente que esta decisão seja anulada pelos órgãos com autoridade para tal.

Outra situação vergonhosa prende-se com as declarações de um certo delegado da Liga, de seu nome Manuel Armindo. Este andrade, que não tem outro nome, escreveu na sua página pessoal no Facebook que o Benfica tinha sido beneficiado na Mata Real (como se não tivessem chegado os 3 penaltis por marcar a favor do Benfica durante os 90 minutos!!!!), usando termos como "porco", "chulo" e "orelhas" para se referir a Jorge Jesus e a Luis Filipe Vieira. É este género de "pessoa" que observa árbitros e classifica as suas arbitragens em jogos da Liga. Como é possível passar seja pela cabeça de quem for que personagens como esta são imparciais e neutras na hora de avaliar um tema tão polémico como a arbitragem portuguesa? Só em Portugal.

O sistema vai dando provas consistentes de estar bem vivo, e o súbito renascer do Benfica na luta pelo título parece que está a assustar muita boa gente. É vital que haja uma reacção do Benfica a estas situações, não pode haver só queixas quando perdemos. É quando ganhamos que temos legitimidade para protestar!

Tiago S.(Saviolafication)

Que descanse em paz...

O futeluso (expressão "roubada" ao enorme Em Defesa do Benfica) morreu ontem. Já não vivia de boa saúde há muito tempo, definhando ano após ano, para "glória" de alguns (quase sempre os mesmos curiosamente).
Ontem foi o golpe fatal. É absolutamente nojenta a forma como estas figurinhas chegam ao poder e por lá se mantém, distribuindo tachos uns pelos outros.

Conselho de Presidentes e AG Extraordinária realizados ontem, mudaram a face de fachada dos "iluminados". As propostas apresentadas e votadas nesta reunião, não são mais do que o pagar de favores prometido aquando da Campanha eleitoral. Quando há algumas semanas o presidente do Gil Vicente garantia que o alargamento das Ligas Profissionais se faria sem despromoções por promessa do então candidato, quem de direito, não ligou. Ignorou até e passados poucos dias isto caiu no esquecimento. Ontem veio a confirmação oficial. Mas não foi só isto que se passou, embora ninguém o divulgue convenientemente.

As cinco deliberações tomadas ontem são:

  1. Nomeação da comissão executiva. Basicamente os mesmos que lá estavam na anterior gestão.
  2. Preparação de uma eventual queixa de denúncia dos contratos vigentes relativamente aos direitos televisivos. Em suma querem os direitos televisivos a serem geridos pela Liga ao invés da situação actual, em que cada clube gere os seus direitos. Eu concordo com a base mas isto tem de ser muito bem explicado. Porque meter os três grandes a ganhar sensivelmente o mesmo é ridículo, tendo em conta o peso do Benfica ser superior aos outros dois juntos. Já estou a ver o que se vai preparando.
  3. Emissão de certidões por parte da Liga, para "passar" por cima das certidões estatais a comprovar os pagamentos ao abrigo do plano Mateus. Isto é gravíssimo. Basicamente abriu a porta a futuras deliberações no sentido de se acabar com a necessidade de ter contas em dia para poder participar nas ligas profissionais. Nojento!
  4. Distribuir a verba restante da Taça da Liga para os clubes da 2ª Liga.
  5. Queixa contra o estado Português por falta de informação em relação à lei do jogo. Aqui não sei se ria se chore.Celebraram contratos de patrocínio sem saber a lei? Grave, muito grave.
Depois disto, temos o que toda a gente fala. Alargamento sem despromoções. É uma festa. Caminho aberto para resultados mais que combinados, pois as consequências das derrotas na zona de "despromoção" são nulas. Nem liguilha, nem sobe e desce, nem desporto competitivo saudável. Os 5 primeiros vão andar a lutar por melhorar as suas posições, enquanto os restantes descansam para o próximo ano. Por falar no próximo ano, o calendário vai ser algo de inolvidável. Será que vão finalmente acabar com as férias de natal?

Quem ganha com estas deliberações? Para já o sistema sai fortalecido. Numa época em que o crónico campeão não dá uma para a caixa, estas benesses vêm mesmo a calhar. Ganham os clubes pequenos, pois a competição para eles acabou. Ganham os clubes incumpridores, pois a porta está aberta a mais Estrelas da Amadora. E no fim podem ter a certeza de que ganham os mesmos de sempre