origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Apoio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Apoio. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

terça-feira, 14 de maio de 2013

Apoio em Amesterdão

Amanhã em Amesterdão pede-se a todos os que forem ao estádio que fiquem sem voz. Que gritem e apoiem a 100% esta equipa. Eles (equipa) precisam de nós agora e sem o nosso apoio é muito mais difícil trazer o caneco para Portugal. Apupar ou vaiar ficará para depois, caso seja caso disso. Durante a duração do jogo é preciso levantar esta equipa nos nossos ombros para que possa retribuir com o troféu.

Vamos reeditar Londres, Manchester, Leverkusen, Paris, Basileia, entre tantos outros. Vamos mostrar mais uma vez ao mundo quem somos e porque razão nos consideram míticos! Vamos comprovar mais uma vez as palavras imortais do nosso imortal feiticeiro húngaro! Vamos abafar os ingleses na bancada, para que a equipa os abafe em campo. 

A história importa (como importa sempre) mas não joga. Amanhã é mais um dia neste mundo chamado Sport Lisboa e Benfica. Que seja de glória!

sábado, 11 de maio de 2013

Now is The Time! (Hoje é O Dia!)

Quem estava comigo a ver o jogo da passada segunda feira, sabe o que disse logo após o apito final.
O Benfica vai ser campeão no Dragão!

No inicio da semana (desde segunda à noite), foram muitos os adeptos encarnados que deram o campeonato por perdido; que maldisseram a sua sorte, por verem mais um campeonato perdido de forma inglória; que, na hora da tristeza e a quente, questionaram tudo e todos; que consideraram não ir a Amesterdão, mesmo com bilhete para o jogo garantido; que declararam desligar-se do clube após mais um desgosto. 
Muitos não aguentaram o percalço, àquela hora tardia de segunda feira. Reviram fantasmas antigos de volta, os mesmos de "sempre" referiram angustiados com certezas absolutas. Desesperaram pelo sentimento de impotência para com um fim que adivinhavam trágico.

Pois bem, desde essa hora, que outro sentimento tem vindo a crescer, tão rápido como transversal, entre os adeptos encarnados. Esse sentimento é o Acreditar. O Acreditar começou em adeptos anónimos (como eu, passe a imodéstia), passou por blogues e fóruns da internet, entrou por cafés e bares adentro e extravasou os limites de Portugal.
Ao longo destes dias têm-se multiplicado as formas de apoio, tão distintas como originais, a favor de um clube único neste mundo. A força e crença transmitida é algo inegável e que transcende a realidade quotidiana. É como se o próprio Benfica tivesse acordado de um longo sono e nos fizesse seus veículos para a transmissão da sua vontade.
Tenho aqui que referir nesta altura, ainda que brevemente pois também não merecem mais que uma nota de roda-pé, as campanhas anti-Benfica a que temos assistido durante a semana, por parte daqueles que nunca conseguirão dormir sem pensar em nós. Diferenças que nunca conseguirão superar enquanto subsistir a mentalidade vigente!
Voltando ao que interessa, o Acreditar mostrou-se de inúmeras formas ao universo benfiquista, de entre as quais destaco as seguintes:
  • nos céus do Centro de Estágio do Seixal;

  • na campanha Acredita Benfica (que chegou aos atletas) que "criou" os seguintes videos:




  • na euforia criada no norte em torno da equipa, tanto no aeroporto como no hotel


Por tudo isto, é natural a confiança e absoluta calma que sinto em relação ao jogo de hoje. No jogo com o Fenerbahçe na Luz, o Benfica abriu os olhos como quem acorda de um sono. Hoje levanta-se definitivamente da cama!

Hoje não é dia de medos ou receios!
Hoje não é dia de choros ou queixinhas!
Hoje não é dia de dúvidas ou desconfianças!
Hoje é dia de Benfica!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mais logo na Luz

O Benfica defronta o Nacional da Madeira, em jogo a contar para a 18ª jornada da Liga 2001/2012. Estou bastante confiante para um jogo em que o Benfica tem muito mais a perder que a ganhar.

  1. porque não estamos nada habituados a estas vantagens nesta altura do campeonato.
  2. porque o Nacional é boa equipa (como mostrou ainda esta semana contra os nosso vizinhos verdes).
  3. porque um resultado negativo (e aqui incluo o empate), pode fazer desabar todo um capital de confiança que os adeptos têm na equipa e dar mais alento aos adversários.
  4. porque se vencermos, não fizemos mais que a nossa obrigação, mas se perdermos não se falará de outra coisa.
Mas apesar de tudo isto, estou confiante porque:
  1. Estamos invictos neste campeonato e em casa temos apenas vitórias.
  2. Estamos invictos em casa contra o Nacional. Nunca nos ganharam na Luz.
  3. Estamos com a mentalidade correcta para abordar estes jogos. Tanto por parte dos jogadores como da equipa técnica.
  4. Vamos ter o apoio incondicional de milhares de benfiquistas.
  5. Somos o Benfica!
Mais logo Jesus deverá apostar nos regressos de Luisão, Emerson e Cardozo ao onze. O paraguaio, tem nos alvinegros umas das suas vitimas favoritas e espero que hoje não fuja à regra. Quanto aos defesas, o seu regresso saúda-se, não só pela qualidade, como pela ausência de Maxi Pereira por castigo. É muito importante ter uma linha defensiva estável.

Lista de convocados
Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo;
Defesas: André Almeida, Miguel Vítor, Garay, Luisão, Emerson e Capdevila;
Médios: Matic, Javi García, Witsel, Bruno César, Nolito, Aimar e Gaitán; 
Avançados: Cardozo, Saviola, Rodrigo e Nélson Oliveira.

PS: duas previsões para logo. vamos ganhar 3-0 e vão estar 58 mil nas bancadas.

domingo, 29 de janeiro de 2012

O Líder foi à Feira

O Benfica venceu o Feirense em jogo da 17ª jornada por 2-1.

  • Sumário do jogo

O Feirense colocou-se em vantagem por Varela aos 49' na sequência de um canto, já depois de ter feito uns ameaços. O Benfica vendo-se a perder, lançou-se num ataque à baliza de Paulo Lopes e conseguiu chegar ao empate, 4 minutos depois, fruto de uma infelicidade de Varela, que cabeceou para a sua própria baliza.
Aos 72', Cardozo fez o seu 13º golo na prova, na marcação de uma grande penalidade a punir falta sobre Rodrigo. Mais 3 pontos, conquistados num jogo extremamente difícil, em que o Feirense jogou muito fechado e correu muito.

  • Descrição

O Benfica, não fez um bom jogo, longe disso. Ainda assim criou ocasiões de golo suficientes para chegar ao intervalo em vantagem, não fosse o desperdício de Rodrigo em 3 ocasiões. O Feirense nunca deixou de procurar o golo e aventurou-se amiúde no ataque, causando enumeros problemas à defesa encarnada, que hoje esteve particularmente descoordenada. O intervalo chegou após uma primeira parte algo apática e sonolenta. Nas poucas vezes que acelerou o jogo, o Benfica criou as suas oportunidades para marcar. Rodrigo desperdiçou todas. Merecia melhor o Hispano-Brasileiro. A segunda parte começou com o Feirense por cima do jogo e não demorou muito até a rede balançar. Varela deu o melhor seguimento a um canto bem marcado. Um minuto antes já havia sido dado o aviso, quando um jogador do Feirense introduziu a bola na baliza de Artur. Após se ver em desvantagem, como que por libertação enérgica da letargia de uma primeira parte jogada a passo, o Benfica começou a empurrar mais o Feirense para o seu último terço defensivo. Paulo Lopes foi mesmo chamado a fazer algumas intervenções de grande qualidade.
O golo do empate apareceu quatro minutos depois do de Varela e novamente com o central feirense em destaque, desta vez ao introduzir a bola na sua própria baliza depois de um desvio de Cardozo. Galvanizados pelo golo e já depois das entradas de Nolito e de Gaitan (o espanhol, justificou mesmo a chamada à titularidade no próximo jogo) os encarnados empurraram definitivamente o Feirense para a sua área e imediações. Numa das muitas jogadas que se foram sucedendo, Rodrigo captou a bola no interior da área e foi derrubado adivinhem por quem? Novamente Varela. Definitivamente foi o jogador em destaque neste jogo. Cardozo, chamado à marcação, rematou forte para o meio da baliza, onde Paulo Lopes já não estava tendo caído muito cedo para o seu lado direito. 
2-1 feito e hora de pausar o jogo. Até ao fim ainda houve oportunidades de parte a parte para marcar, sendo a mais flagrante, novamente desperdiçada por Rodrigo. No final os benfiquistas exultaram com a vitória. Sabemos todos muito bem da sua importância e do fulcral que era não perder pontos hoje.

  • Análise

O Benfica não jogou bem no Marcolino de Castro. Seja por uma razão ou outra, tentámos sempre jogar pelo flancos, quando se via claramente que as faixas do terreno estavam num estado lastimável. Aliás, todo o terreno estava uma bela porcaria, cheio de areia e com relva a soltar-se a cada movimento mais brusco dos jogadores. Definitivamente não é relvado de 1ª Liga. Em minha opinião teria sido mais vantajoso, entrar com Nolito e Bruno César nas faixas (esquerda e direita respectivamente) do que como entrámos. Bruno César à esquerda não disfarça a sua inadaptação à ala. Perdeu muitas bolas a tentar pautar o jogo, mastigando muito o mesmo. No lado direito Witsel não fazia melhor, tendo a certa altura fugido para terrenos mais interiores. Rodrigo, que aí caiu algumas vezes, também foi muito penalizado pelo estado do terreno, pois as suas recepções de bola eram sempre extraviadas para jogadores do Feirense.
Em suma, a equipa tentava jogar de pé para pé para progredir no terreno, mas o terreno impedia muitas vezes a progressão. Com as entradas de Nolito e Gaitan (e o desgaste dos adversários) melhorámos muito, pois o fluxo de jogo, passou a ser mais central (onde o terreno se encontrava melhor) fruto das diagonais de Nolito e Gaitan. Jesus acertou claramente nas substituições (aliás a exemplo do que tem feito ultimamente) e vencemos o jogo por aí.
Queixam-se muitos adversários de um golo anulado ao Feirense. Numa primeira análise fui tentado a concordar, mas vendo na repetição, parece-me claro que o jogador do Feirense comete jogo perigoso passivo (vulgo pé em riste) sobre Luisão. Decisão certa de um fiscal de linha. que errou em mais dois foras de jogo muito mal tirados ao ataque do Feirense. Existe um lance na primeira parte passível de grande penalidade a nosso favor mas dou o benefício da dúvida ao árbitro e ao assistente. A posição não era a mais favorável.
Inadmissível é a decisão de não expulsar Thiago, por falta sem bola sobre Maxi. Devia ter visto o segundo amarelo nesse lance.


Mais um jogo sofrido, mas ganho nesta caminhada rumo ao 33º. Tinha dito que era muito importante colocar pressão sobre o adversário e a nossa parte do trabalho está feita.
Amanhã espero que o Gil ajude (tal como o Javi disse) e que consolidemos o primeiro lugar.

Nota ainda para as bancadas e para os adeptos. É isto um estádio autorizado pela Liga? Foi para isto que os benfiquistas pagaram preços elevadíssimos para entrar no recinto? Em grande o grupo Diabos Vermelhos a fazer o protesto no topo de um edificio com vista para o campo de jogo. Enormes mesmo.
Assistência oficial de 3.622 espectadores, quando surgiram relatos de que a lotação estaria esgotada... Que tristeza.

Viva o Benfica!

sábado, 28 de janeiro de 2012

O Líder vai à Feira

O Benfica joga hoje em Santa Maria da Feira, o 17º jogo na caminhada rumo ao 33º título de campeão nacional. O jogo realiza-se no Marcolino de Castro (que tem o relvado com menores dimensões da Liga), o que poderá ser visto como mais uma dificuldade a ultrapassar. Os bilhetes já estão esgotados e haverá muita gente nas imediações do estádio.

O Feirense é uma equipa aguerrida, mas que no global não parece ter vocação ofensiva como atestam os 11 golos marcados até ao momento. São aliás, o pior ataque da prova. Ocupa nesta altura o 12º lugar, com apenas um ponto de vantagem sobre o 15º (Vitória FC) o que pode gerar alguma ansiedade extra. Números que não são muito famosos, mas que chegados ao jogo de logo, contam Zero, pois a motivação de jogar com (contra?) o Benfica supera quase tudo. Estou à espera de um jogo de luta imensa por parte do Feirense e de jogadores que se vão transcender no dia de hoje.

Já o Benfica, está num momento muito bom da época, em que de forma fácil ou difícil, arranja sempre forma de marcar os golos necessários à vitória. De referir, que o Benfica marcou em todos os jogos oficiais de 2011/2012 e que tem o melhor ataque da prova, com uns apreciáveis 41 golos. Hoje não devemos fugir à regra e o Benfica deverá obter mais golos para o seu pecúlio. A dinâmica da equipa aparenta ser a melhor deste campeonato, estando muitas vezes o foco do jogo, sobre jogadores diferentes que se vão revezando nas despesas do futebol da equipa. Os jogadores (e a equipa técnica) estão bastante concentrados no objectivo principal e em garantir mais 3 pontos. É muito importante, fulcral mesmo, que o Porto entre em Barcelos a 5 pontos da Liderança. Com uma equipa como o Gil Vicente, é possível (diria mesmo provável) que o Porto exponha as suas debilidades e não saia de lá com os 3 pontos.

Na realidade, estou bastante calmo e confiante para este jogo, pois as incidências que se foram passando ao longo da semana, serviram, em minha opinião, para focar os jogadores e o treinador para este jogo (ainda mais) e como consequência, penso que já todos (adeptos incluídos) têm noção das dificuldades. Mas também temos noção das nossas capacidades e por isso, espero um bom jogo da nossa parte.

Sendo o campo, como já foi referido em cima, o mais pequeno da Liga, espero que Bruno César esteja no terreno desde inicio. O mesmo em relação a Nolito e Rodrigo. Jogadores rápidos, que podem (e vão seguramente) desequilibrar o jogo a nosso favor. O treinador também já tem experiência suficiente, para saber como actuar e isso deixa-me tranquilo.

Rumo ao 33º! Força Benfica!

Lista de convocados:
Guarda-redes: Artur Moraes e Eduardo;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Miguel Vítor, Luís Martins e Emerson;
Médios: Matic, Javi García, Bruno César, Nolito, Gaitán, Witsel e Aimar;
Avançados: Cardozo, Saviola, Rodrigo e Nélson Oliveira.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Movimento Apoiamos (por) Fora

Após o comunicado dos Diabos Vermelhos, (ler aqui) gerou-se uma discussão na blogosfera encarnada acerca de elevar essa acção a níveis mais altos. Para isso, a inclusão do maior número de pessoas (locais ou não) é indispensável.
A pensar nisso, um grupo de bravos adeptos (sócios) criou um blog em http://apoiamosporfora.blogspot.com/ para aglomerar os mentores da ideia, e providenciar um espaço onde todos se possam entender em relação às medidas de "luta" a implementar.
Embora longe geograficamente, terão todo o meu apoio nesta cruzada, pelo que toda e qualquer acção que venham a decidir tomar será publicitada aqui no blog.

Sob o lema "Eu apoio este Apoio" (li-o no blog benficaatemorrer), vamos todos dar asas a esta iniciativa, de modo a que não caia no esquecimento a que são votadas a grande maioria.