origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Benfica-Zenit. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Benfica-Zenit. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 7 de março de 2012

Regresso aos Quartos

Com o Zenit começou. Esperemos que com o Zenit tenha acabado!

Confesso que estava bastante pessimista para este jogo. Os russos defendem muito bem (quando em forma) e têm um treinador que ainda potencia mais essas qualidades. Posto isto, esperava um jogo muito difícil para nós, em que iríamos ser testados na nossa capacidade de sofrimento e paciência. Vi o jogo num bar perto de onde estou alojado, com um amigo, e no inicio dizia-me ele, que teríamos de ter paciência na abordagem ao jogo. "Não muita paciência" - respondi eu, senão corríamos o sério risco de acordar tarde, talvez já demasiado tarde.
Felizmente, o Benfica fez uma exibição sólida e segura. Desde o inicio do jogo que fomos mandões. Sempre com algumas cautelas defensivas, não fosse algum contra-ataque rápido "matar-nos", mas também sempre de olhos postos na baliza adversária. Foi uma exibição agradável de seguir.
O Zenit nunca criou verdadeiro perigo (nem mesmo depois de estar a perder) sendo o nosso meio campo o maior responsável para isso. Javi Garcia, Witsel, Bruno César e Gaitán (!!) ajudados algumas vezes por Rodrigo, deram conta do recado. Emerson fez seguramente o melhor jogo com a nossa camisola. Luisão esteve sempre imperial. E que dizer de Maxi Pereira? Simplesmente fabulosa a forma como ele joga naquele corredor direito. Um verdadeiro tractor "quitado" para altas rotações.
Os golos apareceram em períodos de descontos de ambas a partes, o que não deixa de ser curiosos e revela alguma falta de traquejo internacional do Zenit. A concentração deles nesses momentos não foi a melhor. Há que dizer no entanto que em ambas as partes, já antes o Benfica poderia (e deveria mesmo) ter marcado, pois tivemos oportunidades suficientes para isso.
O treinador montou bem a equipa desta vez e acertou nas substituições feitas (poderia ter dado para o torto também, mas o Zenit nunca mostrou grande apetência ofensiva) pelo que tem um sinal mais neste jogo. Vamos ver se desceu à Terra... A ver pelas imagens finais, parece-me que o seu ego está nos pincaros, apesar do descalabro de Fevereiro...

Agora é esperar pelo sorteio da próxima semana e começar a preparar a próxima eliminatória. O Milan já lá está (tal como nós) e é espectável que outros nomes grandes se sigam. Jesus pediu por uma equipa inglesa, mas os rivais de Manchester já foram e o Arsenal não conseguiu completar a reviravolta mágica, quando vencia ao intervalo por 3-0... Para mim, queria o Marselha, Lyon ou Basileia (sim eu acho que eliminam o poderoso Bayern...) Qualquer um menos os gigantes Real Madrid e Barcelona... Esses ficam para as meias...

Espero que este jogo tenha servido para afastar alguns fantasmas da época passada, e nos permita regressar às boas exibições e bons resultados internamente.

PS: Com um árbitro de categoria é outra coisa, porque embora tenha errado num ou noutro lance (por exemplo numa grande penalidade por agarrão a Cardozo), via-se que estava honestamente dentro do campo. Nunca enervou os jogadores de qualquer das equipas, nem inclinou o campo. O critério foi em 95% dos casos uniforme o que permitiu aos jogadores saber com o que contavam. E isso beneficiou o jogo.

terça-feira, 6 de março de 2012

Recuperação?

Ainda estou com muita azia do jogo de sexta feira.
Para hoje apenas espero uma recuperação anímica da equipa, para que possamos atacar o que resta do campeonato com alguma confiança (não que acredite na conquista do mesmo)

Vai ser um jogo de sentido único, mas atenção que o Zenit já mostrou que sabe defender.

Viva o Benfica!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Desilusão e confiança

Não pude ver o jogo, pois estava a trabalhar. Tive de me contentar com o excelente relato do Nuno Matos na Antena 1. A derrota por estes números pode-se aceitar como resultado razoável, mas ficou-me uma desilusão grande, pois ao longo do jogo (e do relato) o Benfica pareceu quase sempre dono do jogo. Com um bocadinho mais de acerto podíamos ter saído da Rússia com uma vitória.
No final ficou-me uma sensação de desilusão, pelo resultado que não obtivemos e pelo esforço dos jogadores que não foi recompensado desta vez. Desilusão também pelo Rodrigo (apenas mais uma vitima da brutalidade made in FCP) e pelo Aimar.

No entanto, passados alguns minutos do jogo acabar, fui invadido por uma sensação de confiança como que a dizer-me que não há problema em termos perdido esta batalha. O jogo na Luz deverá mostrar que o Zenit continua a ser uma equipa inferior apesar do resultado de hoje. Casa cheia é o que se pede, no apoio à equipa. À atenção da direcção do clube.

Um nota para o número três do Zenit: Não são só os adeptos do Benfica que não gostam de ti. Qualquer jogador de futebol com um minimo de senso comum também não gosta de ti.


Adenda: Depois de ler as declarações do número três do Zenit, só lhe desejo que um dias destes, encontre  um jogador que, tal como ele, não ande no futebol para lesionar ninguém. De preferência na cabeça.

As palavras de Jesus

Jorge Jesus deu ontem, na minha opinião, uma das melhores conferências de imprensa desde que está no Benfica. Aqui há dois anos, e mesmo no ano passado, esta conferência de imprensa seria motivo para cantar louvores a si próprio.
«São as condições que temos, não são elas que nos impediram de vir com confiança num bom resultado. O relvado é igual para as duas equipas. Não estamos habituados a este relvado nem ao frio, mas estamos mentalizados para jogar assim»
Não ignorou o estado do tempo e do campo, mas focou a equipa no que é preciso fazer.
«O Zenit tem um excelente treinador, só aqui se percebeu a forma apaixonada como se interessou pela equipa do Benfica. Comigo passa-se exatamente a mesma coisa, tentei fazê-lo também, mas o Zenit está parado há algum tempo e tivemos de recorrer a alguns jogos no campeonato, não tão atualizados, para estudarmos o nosso adversário. Mas estamos identificados com a equipa, com as novas tecnologias é fácil estudar os adversários. Estamos preparados, sabendo que teremos dificuldades porque vamos defrontar um adversário muito forte»
«Falou em alguns jogadores que são as primeiras escolhas do Zenit, mas não são todos. É verdade que o Zenit tem ausentes dois jogadores que jogam normalmente, mas o Benfica também tem o Javi Garcia. Quanto a essas baixas, o Benfica vai jogar como sempre, independentemente do onze que for lançado pelo Zenit» 
Já avisou que o Zenit tem uma boa equipa e que nos estudou bem. Nem as suas baixas (duas importantes no entender do técnico) serão grande motivo para celebrações antecipadas. O Benfica vai ter de trabalhar muito se quiser sair da Rússia com um bom resultado.
«Isso é uma prova da qualidade do Benfica e da experiência que adquirimos ao longo da Liga Europa e da Champions. Este ano entrámos com mais ambição e com características diferentes na equipa. Com todo o respeito pelo adversário, queremos passar, porque achamos que temos valor para isso» 
Referindo-se à campanha Europeia de 2011/2012, referiu muito bem os ajustes que foram feitos no plantel, assim como a experiência que a campanha de 2010/2011 trouxe aos jogadores e equipa técnica. Sempre com a mente focada no que temos de fazer, não perdendo tempo com bazófias estéreis (porque também há momentos em que é preciso dar uma de bazófia)

Gostei imenso, e nota-se este ano que algo mudou face a épocas anteriores. Ainda bem para o Benfica e para o próprio Jorge Jesus

Não tenho dúvidas que o Benfica vai marcar golos hoje. E parece-me que vão ser múltiplos...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Operação Zenit em marcha

Já aterrou a equipa do Benfica em São Petersburgo, depois de uma longa viagem. Por esta altura os termómetros marcam qualquer coisa como 18 graus negativos, isso mesmo. Será sem dúvida um factor que tornará o jogo complicado. Dificuldades em respirar, maior risco de lesões, os jogadores do Benfica terão de enfrentar isto e muito mais para trazer um resultado positivo deste inferno gelado.

Tal como prometido, eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes, Eduardo e Mika;
Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Garay, Capdevila, Miguel Vítor e Emerson;
Médios: André Almeida, Matic, Witsel, Bruno César, Pablo Aimar, Nicolás Gaitán e Nolito;
Avançados: Cardozo, Rodrigo, Nélson Oliveira, Yannick Djaló e Saviola.

Destes 22 jogadores que foram seleccionados, 4 terão de ser preteridos para ver o jogo das bancadas do estádio, já que o limite é de 18 jogadores (11 titulares +7 no banco de suplentes).
Como tal, penso que os jogadores que provavelmente serão escolhidos são o jovem guarda-redes Mika, Capdevila pois parece-me que Jardel ficará de prevenção para o centro da defesa e Miguel Vitor para cobrir uma eventual lesão de Maxi Pereira; André Almeida, caso se confirme que Miguel Vitor permanece na lista final, caso contrário será o próprio Miguel Vitor o sacrificado; e por fim, Yannick Djaló, que me parece ter sido convocado para continuar o processo de integração na equipa e ganhar alguma intimidade com o plantel, enquanto recupera o necessário ritmo competitivo para estar em pé de igualdade com os restantes jogadores.

Força Benfica, terão de ser verdadeiros guerreiros para defender os interesses do Benfica! Não se esqueçam que terão sempre o apoio dos nossos, e cito aqui Bela Guttman para comprovar esta minha afirmação:

"Chove? Está frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do Inferno, por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica, atrás da sua equipa. Grande, incomparável, extraordinária massa associativa!"

Estamos nos 16 melhores da Europa, mas queremos e devemos aspirar a mais!
Tiago S. (Saviolafication)