origem

Páginas

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Olho de Águia - Académica vs Benfica

Aí está o primeiro "escândalo mediático" desta época. Em jogo da 4ª jornada da Liga Zon-Sagres, o Benfica deslocou-se a Coimbra para defrontar a Académica local. A arbitragem ficou a cargo de Carlos Xistra e não se pode dizer que o juiz de Castelo Branco tenha tido uma boa noite. Na verdade falhou em tudo um pouco e em algumas áreas em muito. Foi a pior arbitragem que vi até agora, sendo que o vídeo abaixo tem quase 14 minutos (!!) de lances polémicos. Sintomático.

O vídeo está disponível para download em: http://cyberlocker.ch/hsqkvaa9o7cs
A palavra passe é socioencarnado

Mais uma vez relembro que não pretendo ser o dono da verdade. Esta é a minha visão acerca dos lances que vi.

  • Resumo
Carlos Xistra esteve igual a si próprio, ou seja, incompetente. Ele e a sua equipa, falharam em quase todas as decisões técnicas que é possível ter. Falhou também no capitulo disciplinar tendo deixado pelo menos 4 cartões amarelos no bolso, dois deles que dariam direito a expulsão. A Académica criou 4 oportunidades de golo e 3 delas foram "ofertas" de Xistra. Isso diz bem do jogo de sentido único que foi e da influência que o árbitro teve no resultado final.
  • Lances Bem Ajuizados
2' - Cardozo e Ferreira agarram-se mutuamente em simultâneo. Bem ao deixar seguir o jogo.
5' - Bruno César e Rodrigo estão ambos em jogo no momento dos respectivos passes.
9' - Rodrigo e Cardozo estão ambos em jogo no momento dos respectivos passes.
30' - A falta de Maxi não justificava o segundo amarelo.
37' - Cissé joga a bola dentro da área com a zona lombar e não com a mão.
45' - Cardozo está milimetricamente adiantado quando Bruno César faz o passe.
48' - Hélder Cabral não tem intenção de atrasar a bola para Ricardo pelo que este pode agarrar a bola.
48' - O penalty e a expulsão de Rodrigo Galo são justificados, pois o defesa corta o remate de Nolito, com a bola a ir na direcção da baliza, e com o Guarda-Redes em movimento depois de ter saído da baliza. Oportunidade clara de golo.
54' - Amarelos bem exibidos a João Dias e a Melgarejo. Ao academista pela falta (agarrão em zona perigosa) e ao encarnado pelo pedido de cartão amarelo.
59' - Não há qualquer falta sobre Nolito na área.
62' - Ferreira pediu amarelo para Sálvio e viu o cartão amarelo. Seria o segundo e consequente expulsão.
76' - Amarelo justificado a Ogu pela entrada sobre Jardel. A entrada é perigosa, mas não justificava mais que o amarelo.
88' - A bola já tinha saído na totalidade, quando Nolito faz a finta.
  • Lances Mal ajuizados com o beneficio da dúvida
10' - A bola não saiu totalmente antes do cruzamento de Rodrigo Galo. O pé do defesa brasileiro tapa a visão do Auxiliar, pelo que admito que lhe possa ter parecido bola fora.
44' - Cardozo está milimetricamente adiantado no momento do passe de Bruno César. Beneficio da dúvida para o assistente.
56' - A falta de Ferreira merecia o cartão amarelo, pois o braço deste, atinge Cardozo nas costas quando ambos estão em impulsão.
69' - Não há penalty sobre Hélder Cabral, pois Garay joga a bola contra o pé do defesa academista. Do angulo de visão de Xistra, aceito que ele não tenha visto o toque na bola de Garay.
81' - Há falta de Aimar sobre Cleyton. Não houve repetição mas parece mesmo haver toque faltoso do argentino.
84' - Cleyton deveria ter visto o amarelo na primeira interrupção após fazer falta joga já sem bola sobre Salvio. A entrada a destempo merecia o amarelo.
89' - Não há qualquer falta de Ogu. Nem de Maxi. Não se percebe bem o que assinalou Xistra.
90'+4' - Mais uma vez, não houve repetição do lance, mas parece haver jogo faltoso de João Dias sobre Melgarejo. Beneficio da dúvida também aqui.
  • Lances Mal ajuizados Graves
14' - Jardel faz falta subtil sobre Cissé depois de perder o controlo da bola. Bem colocado, Xistra deveria ter decidido melhor.
23' - Marinho está bem adiantado quando recebe o passe. Pelo menos uns 2 metros, sendo que o lance não é particularmente rápido. Deveria ter feito bem melhor o Auxiliar.
25' - A falta de Maxi sobre Makelele é feita ainda fora da area. Admito que Xistra não tivesse visto convenientemente, mas o Auxiliar tinha obrigação de ter analisado melhor o lance.
42' - Salvio deveria ter visto o amarelo por cortar a bola com a mão. A jogada até poderia ser perigosa, caso Hélder Cabral fosse cruzar de imediato.
80' - João Dias carrega e empurra Nolito com os braços. Penalty e segundo amarelo ao defesa que ficaram por marcar.
88' - O Director da Académica tenta sacar o segundo amarelo a Maxi, interferindo com a recolha da bola por parte deste. Tenta inclusivamente cabecear Maxi para ver se este respondia. Absolutamente lamentável e indigna a atitude que mereceria outra análise da parte do árbitro.
90'+2' - Aimar faz falta sobre Cleyton mesmo nas barbas de Xistra, ainda no meio campo encarnado. Este inexplicavelmente mandou seguir.

Um jogo de sentido único, em que o Benfica foi a única equipa que tentou ganhá-lo, acaba empatado com clara influência do árbitro. Noite para esquecer de Xistra e seus Auxiliares.
Ainda assim, e não invalidando nada do que disse anteriormente, o Benfica também tem a sua quota de responsabilidades no resultado, principalmente pela ineficácia demonstrada na primeira metade do encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.