origem

Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Previsão: O Benfica não vai ser campeão

Gostava aqui de estar a elogiar a boa exibição e vitória de ontem sobre o maior adversário na luta pelo título, mas infelizmente para nós, o resultado final saldou-se por um empate a dois golos. Tudo igual portanto, na frente do campeonato. Igual? Nem por isso, visto o Porto passar a pior deslocação (teoricamente) sem descolar do Benfica (acho que ninguém acredita seriamente que o Vitória tire pontos a este Porto). É portanto, menos uma oportunidade (das poucas existentes) para cavar distâncias entre candidatos. Foi pena não termos conseguido colocar a fasquia nos 6 pontos. O Porto entraria certamente muito pressionado nos jogos com o Paços e com o Vitória.

A previsão que anuncio no título é das piores coisas que qualquer benfiquista pode fazer, sei-o sem reservas. Mas após ganhar algum calo fruto de experiências, já "sei" o que o futuro nos trará em Maio. Desilusão. Não é o facto de termos pior calendário que o nosso adversário de ontem, no que resta deste campeonato que me faz ter esta premonição. Também não é o facto de nos parecerem faltar algumas alternativas (Maxi tem estado lastimável esta época só para citar um caso). Tão pouco é a anterior experiência dos meses de Março e Abril, onde geralmente, o Benfica de Jesus "acaba física e mentalmente". Nem sequer são as invenções do mestre da táctica que me deixam abalado. É tudo isto junto, somado a uma espécie de protecção pessoal, pois em anos anteriores, foram autênticos murros no estômago aqueles que eu e muitos benfiquistas recebemos.

A isto soma-se também a convicção, de que se alguma coisa tiver de acontecer para que não sejamos campeões, seja nos jogos do Benfica ou não, essa coisa acontecerá, porque tem de acontecer. A esse respeito é anedótica a "multa" recebdia pelo Sporting a respeito do incêndio, onde além dos custos de reparação, foram punidos com pouco mais do que aquilo que João Gabriel terá de pagar no mesmo processo. E como é claro, as queixas de Vitor Pereira e Pinto da Costa serão ignoradas pelo senhor facturas, como convém a quem tem cu.

Assim, relativamente a este campeonato, continuarei a vibrar com os golos do nosso Benfica, mas reservo-me ao direito de não alimentar mais esperanças neste título. Continuo a achar ser nosso dever ganhá-lo, mas porque somos o Benfica.

10 comentários:

  1. Se queremos mesmo ser campeão, não é duvidarmos de todo o nosso percurso até agora.

    Empatámos e não perdemos contra um Porto que não foi nem sequer um décimo daquilo que o seu treinador procurou dizer no final do encontro.

    Mais do que nunca temos de unirmos e acreditar em nós próprios.

    Boa parte da estratégia dos "trolls" do Porto é exactamente levar a que possamos perder o focus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro PP,

      Espero sinceramente estar enganado nesta previsão, mas depois de mais uma vez não aproveitarmos ventos favoráveis para marcar posição, é o que sinto.

      Eliminar
    2. Acho que devemos aproveitar para aprender algo sobre este encontro:

      1 - Cardozo e Lima têm de trabalhar mais para a equipa a nível de construção de jogo e deixarem de ficar na mama! Não sei até que ponto não nos falta um ponta-de-lança estilo Drogba e um avançado completo como o Luis Suarez (escrevi estes dois nomes mais pelos seus perfis), isto se queremos que o nosso 4-4-2 funcione inclusive nestes encontros.

      2 - Artur, Melgarejo e Salvio, assim como a dupla atacante tem de ter outra mentalidade e espírito de sacrifício dentro de campo!

      3 - O Vítor Pereira enerva-se facilmente e é um choramingas. Saber jogar com isso fora-de-campo poderá ser importante para desestabilizá-los.

      4 - Devemos estar atento ao que o grupo do Pinto da Costa anda a preparar... é que quem é que vê o site da Liga durante os jogos?! A meu ver é algo cozinhado por eles para saírem por cima...

      5 - Não sei até que ponto realmente Aimar tem condições para continuar no Benfica... tem acrescentado tão pouco nestes encontros...

      Eliminar
    3. Caro PP,

      A palavra chave é mesmo aprender...

      Muitas dessas coisas já deviam estar mais que aprendidas no final da época passada.
      Uma coisa boa saiu disto tudo. Vieira conseguiu responder à altura a PC. Foi mesmo arrasadora.

      Eliminar
  2. Realmente, ontem o Benfica perdeu uma oportunidade de ouro, não apenas de ficar com vantagem pontual mas também vantagem psicológica.
    Não ganhando o clássico, o encontro em Braga ganha ainda mais importância pois toda a gente sabe da dificuldade de lá jogarmos (o Benfica de JJ nunca ganhou lá) mas é um jogo em que o Benfica tem de ganhar obrigatoriamente. Muito do título se decidirá nesse jogo no AXA.
    Eu já aprendi com o ano passado. Nós todos contentes com o Benfica a jogar bem e com 5 pontos de vantagem e de repente, tudo se perdeu. A época acabou para o Benfica em Fevereiro/Março. Neste início de época tenho estado confiante com as boas exibições e com o facto de estarmos vivos nas 4 competições mas sempre com aqueles fatídicos meses na mira.
    Nesta altura do campeonato não sei dizer quem será o campeão mas pelo que se viu no passado eu diria que o Porto está em vantagem e ainda mais depois do resultado de ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro hertz,

      São oportunidades destas que vamos desperdiçando ano após ano. E ao contrário eles não as desperdiçam assim tanto.

      Eliminar
  3. o resultado de ontem é relamente desmoralizador por tudo e mais alguma coisa , porque podiamos e precisavamos de nos isolar e tinhamos o adversario directo em nossa casa pra o vencer mos , porque esse adversario tem nos ganho em casa e infligido algumas humilhaçoes etc , mas o benfica continua no topo e nao adiantaria nada ganhao aos porcos e perder com o braguinha , por isso é continuar a creditar e ganhar sempre e podemos ser campeoes tal como em 2005 onde ate perdemos com o porto em casa e empatamos no dragao , o porto esta na liga dos campeoes e em principio vai passar o malaga e vai ter bastante desgaste fisico e mental , o benfica tem é de continuar a ganhar pra que eles estejam pressionados e escorreguem e quanto a mim o benfica devia deixar cair a liga europa ou a taça da liga , temos de nos focarmos naquilo que relamente queremos e deixar de sonhar com todas as competiçoes e dps nao ganhar nada , pra mim era o campeonato e a taça de portugal e secalhar tmb a taça da liga tudo depende tamebem dos proximos jogos , eu por vontade propria deixaria cair a liga europa .
    o benfica precisa agora de ganhar os proximos dois jogos , pois sao fundamentais pra responder forte a este resultado frustrante e continuar na senda das vitorias , temos de vencer a academica pois é a eliminar e temos caminho aberto pra final da taça e temso de vencer o braga pra continuar no top oda calassificçao e dar um sinal de força e msotrar ao rival que tamos cá ate ao fim e para ganhar .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Luis Cruz,

      No seu comentário sintetiza tudo o que o Benfica tem de fazer, mas que por mais que tente, não consigo acreditar que o faça. Pois ano após anos, estas oportunidades de marcar terreno, de mostrar que somos melhores, vão sendo desperdiçadas umas atrás das outras. E vamos lá ver se passamos já no próximo jogo em Moreira.

      Eliminar
  4. Não estou a perceber. Já não era desde a pré-época que se faziam essas previsões? Quanto a mim vou continuar a acreditar. Estamos em primeiro com os mesmos pontos e temos melhor plantel (não contando com os internacionais portistas como o Xistra, Proença, Sousa, Olegário, Capela, etc, etc). Mesmo não jogando bem e com os jogadores do Porto com a dose de cavalo do costume (já Fernando Mendes o dizia) a correrem e a dar porrada sempre que algum jogador do Benfica passava o meio-campo com a bola controlada, estivemos mais perto de ganhar do que eles. Eles tiveram 2 oportunidades em que apenas se pode dar um pouco de mérito na primeira. De resto eles foram 0 em termos ofensivos. Nós para além dos golos tivemos uma cabeçada de Pablo Aimar isolado em que foi mal assinalado fora-de-jogo e a do Cardozo.

    Mas se não quiserem acreditar paciência. Já era assim no inicio da época e pode continuar a ser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo,

      Numa luta desigual (como "todos" sabemos que é) deixar passar estas oportunidades em claro é sempre a nossa pecha. Todos os anos se passa isto.

      Numa altura em que muitos consócios se seguram no primeiro lugar, no melhor futebol praticado, nos melhores jogadores, para manterem a esperança bem acesa, eu não consigo. É muito provavelmente uma falha minha, mas nesta altura não consigo mesmo ter essa confiança.

      Não pretendo de nenhuma forma ser arauto da desgraça ou retirar qualquer confiança a quem a tem, mas pessoalmente sinto-me como se já tivesse visto este filme mil e uma vezes, sempre com o mesmo final. Oxalá me provem errado.

      Eliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.