origem

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Previsão: O Benfica não vai ser campeão

Gostava aqui de estar a elogiar a boa exibição e vitória de ontem sobre o maior adversário na luta pelo título, mas infelizmente para nós, o resultado final saldou-se por um empate a dois golos. Tudo igual portanto, na frente do campeonato. Igual? Nem por isso, visto o Porto passar a pior deslocação (teoricamente) sem descolar do Benfica (acho que ninguém acredita seriamente que o Vitória tire pontos a este Porto). É portanto, menos uma oportunidade (das poucas existentes) para cavar distâncias entre candidatos. Foi pena não termos conseguido colocar a fasquia nos 6 pontos. O Porto entraria certamente muito pressionado nos jogos com o Paços e com o Vitória.

A previsão que anuncio no título é das piores coisas que qualquer benfiquista pode fazer, sei-o sem reservas. Mas após ganhar algum calo fruto de experiências, já "sei" o que o futuro nos trará em Maio. Desilusão. Não é o facto de termos pior calendário que o nosso adversário de ontem, no que resta deste campeonato que me faz ter esta premonição. Também não é o facto de nos parecerem faltar algumas alternativas (Maxi tem estado lastimável esta época só para citar um caso). Tão pouco é a anterior experiência dos meses de Março e Abril, onde geralmente, o Benfica de Jesus "acaba física e mentalmente". Nem sequer são as invenções do mestre da táctica que me deixam abalado. É tudo isto junto, somado a uma espécie de protecção pessoal, pois em anos anteriores, foram autênticos murros no estômago aqueles que eu e muitos benfiquistas recebemos.

A isto soma-se também a convicção, de que se alguma coisa tiver de acontecer para que não sejamos campeões, seja nos jogos do Benfica ou não, essa coisa acontecerá, porque tem de acontecer. A esse respeito é anedótica a "multa" recebdia pelo Sporting a respeito do incêndio, onde além dos custos de reparação, foram punidos com pouco mais do que aquilo que João Gabriel terá de pagar no mesmo processo. E como é claro, as queixas de Vitor Pereira e Pinto da Costa serão ignoradas pelo senhor facturas, como convém a quem tem cu.

Assim, relativamente a este campeonato, continuarei a vibrar com os golos do nosso Benfica, mas reservo-me ao direito de não alimentar mais esperanças neste título. Continuo a achar ser nosso dever ganhá-lo, mas porque somos o Benfica.

10 comentários:

  1. Se queremos mesmo ser campeão, não é duvidarmos de todo o nosso percurso até agora.

    Empatámos e não perdemos contra um Porto que não foi nem sequer um décimo daquilo que o seu treinador procurou dizer no final do encontro.

    Mais do que nunca temos de unirmos e acreditar em nós próprios.

    Boa parte da estratégia dos "trolls" do Porto é exactamente levar a que possamos perder o focus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro PP,

      Espero sinceramente estar enganado nesta previsão, mas depois de mais uma vez não aproveitarmos ventos favoráveis para marcar posição, é o que sinto.

      Eliminar
    2. Acho que devemos aproveitar para aprender algo sobre este encontro:

      1 - Cardozo e Lima têm de trabalhar mais para a equipa a nível de construção de jogo e deixarem de ficar na mama! Não sei até que ponto não nos falta um ponta-de-lança estilo Drogba e um avançado completo como o Luis Suarez (escrevi estes dois nomes mais pelos seus perfis), isto se queremos que o nosso 4-4-2 funcione inclusive nestes encontros.

      2 - Artur, Melgarejo e Salvio, assim como a dupla atacante tem de ter outra mentalidade e espírito de sacrifício dentro de campo!

      3 - O Vítor Pereira enerva-se facilmente e é um choramingas. Saber jogar com isso fora-de-campo poderá ser importante para desestabilizá-los.

      4 - Devemos estar atento ao que o grupo do Pinto da Costa anda a preparar... é que quem é que vê o site da Liga durante os jogos?! A meu ver é algo cozinhado por eles para saírem por cima...

      5 - Não sei até que ponto realmente Aimar tem condições para continuar no Benfica... tem acrescentado tão pouco nestes encontros...

      Eliminar
    3. Caro PP,

      A palavra chave é mesmo aprender...

      Muitas dessas coisas já deviam estar mais que aprendidas no final da época passada.
      Uma coisa boa saiu disto tudo. Vieira conseguiu responder à altura a PC. Foi mesmo arrasadora.

      Eliminar
  2. Realmente, ontem o Benfica perdeu uma oportunidade de ouro, não apenas de ficar com vantagem pontual mas também vantagem psicológica.
    Não ganhando o clássico, o encontro em Braga ganha ainda mais importância pois toda a gente sabe da dificuldade de lá jogarmos (o Benfica de JJ nunca ganhou lá) mas é um jogo em que o Benfica tem de ganhar obrigatoriamente. Muito do título se decidirá nesse jogo no AXA.
    Eu já aprendi com o ano passado. Nós todos contentes com o Benfica a jogar bem e com 5 pontos de vantagem e de repente, tudo se perdeu. A época acabou para o Benfica em Fevereiro/Março. Neste início de época tenho estado confiante com as boas exibições e com o facto de estarmos vivos nas 4 competições mas sempre com aqueles fatídicos meses na mira.
    Nesta altura do campeonato não sei dizer quem será o campeão mas pelo que se viu no passado eu diria que o Porto está em vantagem e ainda mais depois do resultado de ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro hertz,

      São oportunidades destas que vamos desperdiçando ano após ano. E ao contrário eles não as desperdiçam assim tanto.

      Eliminar
  3. o resultado de ontem é relamente desmoralizador por tudo e mais alguma coisa , porque podiamos e precisavamos de nos isolar e tinhamos o adversario directo em nossa casa pra o vencer mos , porque esse adversario tem nos ganho em casa e infligido algumas humilhaçoes etc , mas o benfica continua no topo e nao adiantaria nada ganhao aos porcos e perder com o braguinha , por isso é continuar a creditar e ganhar sempre e podemos ser campeoes tal como em 2005 onde ate perdemos com o porto em casa e empatamos no dragao , o porto esta na liga dos campeoes e em principio vai passar o malaga e vai ter bastante desgaste fisico e mental , o benfica tem é de continuar a ganhar pra que eles estejam pressionados e escorreguem e quanto a mim o benfica devia deixar cair a liga europa ou a taça da liga , temos de nos focarmos naquilo que relamente queremos e deixar de sonhar com todas as competiçoes e dps nao ganhar nada , pra mim era o campeonato e a taça de portugal e secalhar tmb a taça da liga tudo depende tamebem dos proximos jogos , eu por vontade propria deixaria cair a liga europa .
    o benfica precisa agora de ganhar os proximos dois jogos , pois sao fundamentais pra responder forte a este resultado frustrante e continuar na senda das vitorias , temos de vencer a academica pois é a eliminar e temos caminho aberto pra final da taça e temso de vencer o braga pra continuar no top oda calassificçao e dar um sinal de força e msotrar ao rival que tamos cá ate ao fim e para ganhar .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Luis Cruz,

      No seu comentário sintetiza tudo o que o Benfica tem de fazer, mas que por mais que tente, não consigo acreditar que o faça. Pois ano após anos, estas oportunidades de marcar terreno, de mostrar que somos melhores, vão sendo desperdiçadas umas atrás das outras. E vamos lá ver se passamos já no próximo jogo em Moreira.

      Eliminar
  4. Não estou a perceber. Já não era desde a pré-época que se faziam essas previsões? Quanto a mim vou continuar a acreditar. Estamos em primeiro com os mesmos pontos e temos melhor plantel (não contando com os internacionais portistas como o Xistra, Proença, Sousa, Olegário, Capela, etc, etc). Mesmo não jogando bem e com os jogadores do Porto com a dose de cavalo do costume (já Fernando Mendes o dizia) a correrem e a dar porrada sempre que algum jogador do Benfica passava o meio-campo com a bola controlada, estivemos mais perto de ganhar do que eles. Eles tiveram 2 oportunidades em que apenas se pode dar um pouco de mérito na primeira. De resto eles foram 0 em termos ofensivos. Nós para além dos golos tivemos uma cabeçada de Pablo Aimar isolado em que foi mal assinalado fora-de-jogo e a do Cardozo.

    Mas se não quiserem acreditar paciência. Já era assim no inicio da época e pode continuar a ser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo,

      Numa luta desigual (como "todos" sabemos que é) deixar passar estas oportunidades em claro é sempre a nossa pecha. Todos os anos se passa isto.

      Numa altura em que muitos consócios se seguram no primeiro lugar, no melhor futebol praticado, nos melhores jogadores, para manterem a esperança bem acesa, eu não consigo. É muito provavelmente uma falha minha, mas nesta altura não consigo mesmo ter essa confiança.

      Não pretendo de nenhuma forma ser arauto da desgraça ou retirar qualquer confiança a quem a tem, mas pessoalmente sinto-me como se já tivesse visto este filme mil e uma vezes, sempre com o mesmo final. Oxalá me provem errado.

      Eliminar

Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos nos comentários. Seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.