origem

domingo, 9 de setembro de 2012

Olho de Águia - Porto vs Vitória SC

Em jogo da segunda jornada da Liga Zon Sagres, o Porto recebeu e venceu o Vitória SC por 4-0. 
Uma vitória tranquila que não oferece contestação face ao desenrolar do jogo, com um Vitória SC muito "medroso" na altura de incomodar o Porto. O árbitro Hugo Miguel, realizou uma arbitragem bem razoável com boas decisões no capitulo técnico e disciplinar, pecando os seus Auxiliares no capitulo do fora de jogo. 

O vídeo está disponível para download em: http://cyberlocker.ch/hup40eg970bu
A palavra passe é socioencarnado

Mais uma vez relembro (fá-lo-ei sempre) que não sou nem pretendo ser o dono da verdade. Isto são as minhas opiniões acerca dos lances.


  • Resumo

Como já referi em cima, o árbitro esteve globalmente bem, mas os Auxiliares estiveram claramente em dia não. Num jogo mais equilibrado poderia ter feito diferença.
Ao todo foram 4 foras de jogo mal marcados, com 3 deles a terem os jogadores bem em jogo. No capitulo técnico e disciplinar, apenas uma falha, num amarelo por mostrar. Em minha opinião, Hugo Miguel esteve sempre bem a ajuizar os lances mais polémicos (penalties), por isso, não fosse a actuação dos Auxiliares e seria uma boa arbitragem.


  • Lances Bem ajuizados

6' - A falta de Soudani não me parece para amarelo, pois ele não vê Otamendi e no último instante tenta retirar o pé.
33' - Depois do remate de Hulk (à queima roupa), N'Diaye coloca os dois braços junto ao corpo, com a bola a embater num dos antebraços. Não poderia ter feito mais para evitar o contacto. Boa decisão.
61' - Bruno Teles ganha a posição a Moutinho na área. Não há qualquer falta.
79' - Penalty bem assinalado. Defendi toca no pé de Moutinho e não na bola.


  • Lances Mal ajuizados com beneficio da dúvida

29' - Há falta de Fernando sobre Barrientos. O portista pisa o vimaranense e deveria ainda ter visto o amarelo.
40' - André não está em fora de jogo. 
74' - Hulk não está em fora de jogo no momento do passe. O beneficio da dúvida prende-se com o facto da bola passar por dois jogadores (sem lhes tocar) antes de chegar a Hulk. O Auxiliar pode ter "visto" algum toque.


  • Lances Mal ajuizados Graves

12' - Atsu está uns bons 2 metros atrás do último defensor. Má decisão do Auxiliar que devia ter feito melhor.
51' - Jackson Martinez está também atrás do último defesa e mais uma vez o Auxiliar (desta vez o outro) devia ter feito melhor.

Vitória justa do Porto pois foi claramente a melhor equipa. O árbitro ajudou ao espectáculo na maior parte dos casos.

6 comentários:

  1. Não concordo com a analise do minuto 72'. No momento do primeiro remate/cruzamento lucho está a frente da linha da bola...em posição de fora-de-jogo da qual posteriormente tira vantagem. Lance irregular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Archor81,

      Segundo as recomendações actuais, esses foras de jogo de posição, não devem ser considerados. Pelo que o lance é válido.

      Eliminar
    2. E na altura do remate de Atsu, Lucho está em linha.

      Eliminar
  2. http://www.lpfp.pt/futebol/leisjogo/lei11.aspx Exemplo 10. A posição de fora de jogo por si não conta mas se no decorrer da jogada o jogador vier a tirar partido da posição inicial deve ser interrompida por fora de jogo. Vendo de novo o lance o lucho está adiantado em relação a linha da bola, aceito a dúvida se estará em linha com o N'Diaye.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Archor81,

      No momento do passe para Atsu, Lucho está de facto em posição ilegal. Mas penso que esse fora de jogo de posição não deve ser assinalado. Depois no momento do remate ele encontra-se em linha. Continuo a pensar que a jogada é legal.

      No entanto, obrigado pela informação da Liga. Será útil em futuras ocasiões.

      Eliminar
  3. Caro Achor81,

    Mil desculpas por lhe ter chamado de Archor81. A sério que li Archor em vez de Achor.

    ResponderEliminar

Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos nos comentários. Seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.