origem
Mostrar mensagens com a etiqueta 1 Semestre. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 1 Semestre. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 1 de março de 2012

Contas boas e contas más

O Benfica (a sua S.A.D.) apresentou hoje o Relatório e Contas referente ao primeiro semestre de 2011/2012. No global são contas positivas, onde o lucro está presente em cerca de 8M€. Impulsionadas pelos ganhos provenientes da Liga dos Campeões, as finanças do Benfica parecem entrar nos eixos. Claro que teremos de esperar pelo final da época para aferir com clareza se a tendência é passageira ou não.

Não deixa de ser preocupante que o Activo e o Passivo tenham (finalmente) superado os 400M€. É muito mesmo, especialmente para um clube português. Desde que a S.A.D. foi criada que o passivo não desce. Urge inverter esta tendência. Um Benfica com Passivo Zero é um Benfica a lutar pelos títulos europeus. Que ninguém tenha dúvidas sobre isso.

Já agora para que fiquem a saber o que entendo por Passivo Zero (livre de dividas)
  • ZERO empréstimos bancários de qualquer ordem. Não "dever" nada a ninguem.
  • ZERO dividas de mais de um mês a fornecedores. (ou seja pagamento a 30 dias quando não for a pronto)
  • ZERO dividas a credores.
  • ZERO dividas ao Estado.
Depois disto, deixo aqui dois gráficos que acho pertinentes. Um para a evolução dos capitais próprios e outro para a evolução de Activo e Passivo da S.A.D.

Activo/Passivo

Capitais próprios
* Ano com 11 meses para ajustamento de calendário
** Reestruturação do grupo com a passagem do Estádio do clube para a SAD - Dezembro 2009
*** Relatórios relativos ao 1 semestre da época


E finalmente, o link para que possam consultar o R&C:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR37794.pdf