origem
Mostrar mensagens com a etiqueta Benfiquista. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Benfiquista. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Até sempre Rambo

Reservo este espaço para expressar o meu pesar pelo falecimento de um grande amigo.  De seu nome Miguel Manzarra, mas conhecido por quase todos como "Rambo". Era o "terror tailandês".

Seguramente, um dos cinco maiores benfiquistas que conheci nos meus 29 anos de existência encarnada. Uma autêntica enciclopédia encarnada (ao nível do que é Alberto Miguens) que era ao mesmo tempo um enorme contador de histórias. E sabia sempre na ponta da língua curiosidades e efemérides relacionadas com o Benfica. Relembro com saudade a ocasião em que, entre umas cervejas nas roullottes, já em aquecimento pré-jogo (nem me lembra qual...), o Miguel nos contou acerca de uma famosa derrota do Benfica no antigo estádio da Luz, na ultima jornada do nacional frente ao Belenenses. Era o jogo de consagração do Benfica como campeão nacional de futebol, mas ninguém saiu daquele estádio satisfeito, tendo mesmo existido tentativas de chegar aos jogadores e equipa técnica na natural invasão de campo, com o propósito de confrontá-los com o sucedido. O motivo? O Benfica sagrar-se-ia campeão invicto, caso tivesse pelo menos empatado esse jogo. 
O Miguel esteve lá e transportou-me (a nós todos que o ouvíamos) a esse tempo, nesse local. Ao ouvi-lo era como se visse com os meus próprios olhos. Como esta há muitas mais histórias engraçadas e cheias de benfiquismo que importa preservar.

Tenho imensa pena de apenas o ter conhecido em Dezembro de 2009, no primeiro almoço/convívio do fórum SerBenfiquista. E apesar de nunca ter privado regularmente com ele, na sua vida do dia-a-dia, é como se fossemos amigos desde sempre e para sempre. Tinha sempre uma palavra amiga de encorajamento. Ao privar com ele, era impossível ficarmos de mau astral, e isto, apesar dos seus próprios problemas pessoais. As experiências e ensinamentos que me (nos) deixou, são para mim algo inolvidável, de deleite mesmo. Especialmente em relação ao Benfica, em que não raras vezes me imaginei a partilhar com ele das suas aventuras e desventuras.

É mais um que nos vai acompanhar do 4º anel (eu que nem acredito na existência de vida para além da morte) sempre pronto a relembrar o passado que nos fez grandes.

Até sempre amigo! Mete-as a gritar pelo Benfica no além!

PS: Orgulho-me de ter contribuído de forma modesta para que nos seus últimos dias nesta terra, alguns fossem passados em família, junto dos seus, na sua amada Tailândia.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mais um que se assume benfiquista

Duarte Gomes assumiu o seu benfiquismo no XI Encontro Nacional do Árbitro Jovem, que decorreu em Mira. A declaração não é nova. Já em 2011, o árbitro de Lisboa tinha dado um entrevista ao Relvado.pt, onde assumia esse benfiquismo. Em minha opinião, é de salutar quando um árbitro assume com frontalidade a sua preferência clubistica. Os árbitros também são homens e como tal terão as suas preferências. Desde que consigam manter a equidade nas decisões que tomam, é-me perfeitamente indiferente que assumam ou não as suas preferências.
«...hoje em dia as pessoas têm de acreditar e confiar que cada um consegue desempenhar a sua missão com isenção, com seriedade e sem qualquer tipo de teias de aranha, independentemente das suas preferências clubistas, pessoais ou religiosas ...»
A frase acima, define o que deveria ser uma actividade como a arbitragem. Mas o Duarte Gomes, tem de perceber que, tendo exemplos como os de Proença, Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, que apitam bem quando lhes apetece, e com as recompensas que eles vão tendo, é muito difícil não pensar nisto como sendo uma continuação dos Donatos Ramos, Carlos Calheiros ou Martins dos Santos...

Duarte Gomes já tem um historial com o Benfica, que me permite admitir que não é corrupto, apenas algo incompetente. Já assinalou grandes penalidades fantasma a favor e contra (Jardel do Guaraná e Reboleira para citar dois exemplos), já expulsou injustamente a favor e contra, já cometeu muitos erros a favor e contra, inclusivamente numa das últimas vezes que apitou na Luz, não teve pejo em assinalar 3 grandes penalidades favoráveis ao Benfica em pouco menos de 15 minutos. Ninguém pode dizer que ele beneficia sempre os mesmos, o que me parece de registar nesta podridão que tem sido o futebol português. 

Um outro aspecto que noto, mas que me deixa algo apreensivo, será a pressão inerente quando tiver de apitar proximamente um encontro de Benfica, Porto ou Sporting. (em principio, em jogos do Porto não apitará pois o Antero já tratou disso. Ver aqui. Ver-se-á como se vai comportar o árbitro na próxima vez que tiver que ajuizar lances favoráveis ao Benfica ou desfavoráveis aos outros. Avanço o palpite de que não será pacifica a decisão que tomar.

Finalmente, tenho a convicção pessoal de que Duarte Gomes é apenas e só mais um, que quer alguma coisa do Sistema. Já viu que casos como o de Proença, também ele "benfiquista", são a nova forma de fruta. A confirmar futuramente qual o seu desempenho e se terá direito a prémios e homenagens... Quero imenso estar enganado neste ponto, mas tenho poucas ilusões.