origem

Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Benfica dos perdedores

O Benfica está transformado num clube de perdedores. Um clube que chega à hora H e baqueia sem apelo nem agravo.

Os mais recentes acontecimentos no Futebol Sénior, Voleibol e no Futebol Júnior, não são mais que o evidenciar deste estado cada vez mais notório. A alma vencedora à muito que nos abandonou, e salvo honrosas excepções, não parecemos capazes de a fazer regressar ao nosso convívio. 

De quem é a culpa?
Cair em cima do presidente, dos vários vice-presidentes, dos treinadores, dos jogadores e atletas ou dos adeptos é fácil, pois cada um tem a sua quota de responsabilidade nesta situação a que se chegou.

Mas a mim, parece-me que o clube como um todo, precisa de algo que o acorde, que o motive, que o espicace. Está tudo muito adormecido e "satisfeito" com resultados menores. Estou tentado a dizer que o maior culpado é mesmo quem dirige, mas ao olhar para a forma como a maior parte dos sócios e adeptos se comporta, perante o que se vai passando, não posso deixar de pensar que alguns têm o que merecem. Eu próprio me deixo levar às vezes por este sentimento de impotência, de que não é possível fazer mais nem melhor, de que por muito que lute, nada vai mudar e por isso mais vale estar quieto. 

Sei que temos capacidade para fazer muito melhor que o que temos feito até aqui. Pese embora todas as dificuldades e obstáculos, não é admissível que baixemos os braços ou que se cometam os mesmo erros ou que caiamos em patranhas antigas como se fosse a primeira vez. Os adeptos e sócios (principalmente estes) têm de mudar outra vez. Mudar, não na sua paixão ou amor ao clube, pois mesmo não concordando com a maioria, reconheço-lhes muitas vezes o maior amor do mundo por este clube, mas mudar na atitude face ao mesmo. Temos de voltar a ser o Benfica do povo! Porque foi assim que nos fizemos grandes. Tudo pelo Benfica disse alguém um dia.
Temos de acabar imediatamente com o "deixa andar", com "o presidente é que sabe", com "o notável X é que sabe" e participar activamente na vida do clube não só por meio de ir às AGs, onde se decide o Benfica, mas também lendo, informando-nos, questionando. Não nos deixando influenciar apenas pelo que sai nos noticiários, nos jornais, na Benfica TV. Se todos os que gostam do Benfica se mantivessem devidamente informados, o Benfica era melhor. 

Eu tenho o sonho de ver o Benfica Bi-Campeão Europeu outra vez. E acreditem que é possível lá chegar. Difícil, muito difícil, mas possível. Como muito trabalho, muito esforço, muita dedicação, muita humildade.  Foi assim em tempos...

4 comentários:

  1. façamos a nossa parte, sempre com a Direcção que está em cada no momento.
    em outubro, se vier outra, façamos de igual modo
    a nossa parte.
    sempre a favor do BENFICA.
    deixemo-nos de guerras de alecrim e manjerona e saibamos ver onde está o inimigo-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      O Benfica nunca foi um clube de pessoas que passassem cheques em branco, até à chegada de Vale e Azevedo. Daí para cá é o que se vê...
      Se mesmo Cosme Damião foi posto de parte em 1926, porque a Ala renovadora do clube garantiu mais apoios, mostra alguma coisa é isso mesmo.
      De maneiras que não concordo com o estar sempre com a direcção... isso é o principio do fim...
      Cada um terá no entanto de fazer a análise se dá o que pode ao Benfica.
      Eu admito já que posso fazer mais e melhor, e que vou fazê-lo.

      Eliminar
  2. o benfica tem um potencial enorme , mas a alma e msitica do clube estao enterradas , so aprecem muito de vez em quando . no dia em que chegar ao benfica um lider a serio o benfica sera novamente o clube imenso que ja foi , hoje em dia o benfica é apenas o maior de portugal mas tambem n ganha titulos , nao convence , deixa se humilhar por odinarios ( de braga , do porto e do sporting ) , o benfica precisa de um lider a serio que acorde esta gente toda que aponte o caminho e todos os seguiremos e sem medo de ninguem e para ganhar em qualquer campo e quando nao ganharmos pelo menos saimos de cabeça erguida e a olhar o adversario nos olhos .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que disse no comentário anterior digo aqui. Cheques em branco não.
      O lider a sério só o será quando tiver gente a segui-lo com espirito critico suficiente para perceber que ele também erra. E quando isso inevitavelmente acontecer, estarem lá para lho demonstrar e corrigir.

      Eliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.