origem

Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Será sina?

Foi hoje anunciada a lista de árbitros para a jornada 19 da Liga Zon Sagres. Ao Benfica coube em "sorte" o árbitro Carlos Xistra. Paulo Baptista vai estar em Setúbal para apitar o Vitória local frente ao Porto. Em Alvalade vai estar Jorge Ferreira na estreia de Sá Pinto na Liga.

Pessoalmente não considero Carlos Xistra um bom árbitro. Nem sequer mediano. É muito mau mesmo. Seja no aspecto técnico, seja no disciplinar, não são raras as vezes em que mete os pés pelas mãos. Acontece que (e seguindo uma das Leis de Murphy) nos jogos do Benfica ele leva a sua incompetência a níveis incompreensíveis. 
Dois exemplos (entre os muitos que existem, incluindo jogos envolvendo outros clubes) do que falo são os jogos em Guimarâes de 2008-2009 e em Braga de 2010-2011.


Em Guimarães tentou de tudo para que o Benfica não vencesse. Até  ISTO passou em claro, quando a acabar a primeira parte expulsou Jose Antonio Reyes de forma anedótica. Nesse dia, e numa das raras vezes pré-Jesus, o Benfica foi mais forte que tudo isto.


No outro jogo que falo e do qual podem refrescar a memória com o video abaixo falarei em seguida.

Braga vs Benfica

Em Braga, o senhor tratou de nos arrumar da luta pelo título (não que houvesse muitas dúvidas acerca do campeão face aos benefícios claros que foram sendo dados aos azuis). O Benfica vencia bem o Braga graças ao golo de Saviola, e já poderia estar a vencer por dois caso não tivesse sido assinalado um fora de jogo de rir ao Jara. Penalty transformado em livre (que por acaso deu em golo), entradas duras punidas sem amarelo ou vermelho. Uma expulsão anedótica ao Javi Garcia quando a falta era ao contrário (Nota-se uma certa tendência para a anedota não nota?). Do livre resultou o golo após mais um frango de Roberto. Na segunda parte, bolas de golfe a atingir os nossos e ele sempre impávido e sereno. Faltas a favor não marcadas e numa delas, golo do Braga e resultado feito. Eu lembro-me bem!


Deve mesmo ser sina, levar com este árbitro nesta altura da época. Têm assim tanto medo?
Depois do Rui (Gomes) Costa na Feira e do Super Dragão na Luz, temos Xistrema em Guimarães. Assim tudo de seguida parece mentira não é? E nos jogos do adversário na luta pelo título, metem indivíduos de categoria elevadissima, como é o caso mais recente do jogo com o Leiria, apitado por Rui Silva (suspenso 20 meses no processo Apito Dourado e que regressou à competição para arbitrar o Porto vs Gil Vicente da primeira volta).

Em Coimbra espero pelo Artur Soares Dias e no clássico já se está mesmo a ver que vai ser o Proença a dar a ajuda...
Apetece-me dizer aos senhores se não querem inovar e meter dois destes ladr... árbitros ao mesmo tempo nos jogos do Benfica. Pode ser que assim consigam o que querem...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos,

      Não concordo nada com essa sua abordagem. A violência não é, nem nunca foi solução para nada. Pode servir como meio intimidatório ou coercivo, mas assim apenas se muda quem é beneficiado sem atacar a raiz do problema. Foi por isso que estamos onde estamos. A mafia instalada no nosso desporto, conseguiu a impunidade total À custa desse modo de agir. Sempre com violência para cima de quem decide. Seja violência física ou moral ao armar autênticas armadilhas para os homens do apito.

      Em boa fé, não posso de maneira alguma concordar com o que escreveu, e seguindo as regras que impus a mim próprio e aos escribas aqui do tasco, não serão aceites este tipo de comentários. Como tal, e só para servir como exemplo, convido-o a escrever outro comentário em termos mais pacificos, porque este será removido dentro de 24 horas.

      Indignação sim, violência não!
      Cumprimentos

      Eliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.