origem

Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Era uma vez...

... Um grupo de jovens humildes que queriam formar um grupo que praticasse futebol com os melhores, e os vencesse apenas com jogadores portugueses.

Dessa necessidade, nasceu em 1904 um grupo desportivo dedicado ao futebol, que imediatamente causou impacto. Era avançado demais para a época, pensar que uma equipa exclusivamente de portugueses pudesse sequer pensar em fazer frente aos "masters" do football. A verdade é que a valia dos jogadores era imensa e o nome do Grupo Sport Lisboa foi crescendo mais rapidamente que inicialmente esperado.

Só que o crescimento do pequeno clube de então, não foi acompanhado pela melhoria das condições que os jogadores usufruíam, tendo vários deles "desertado" para o recém criado rival Sporting Clube de Portugal.
Era inevitável ter de se melhorar essas condições. Era mesmo uma questão de vida ou de morte para o clube. Assim, iniciaram-se conversações com o Grupo Sport Benfica, do qual, muitos membros do Sport Lisboa eram também eles membros. 

Ficou estabelecido que da fusão, o futebol seria completamente administrado por gente do Sport Lisboa ficando as restantes modalidades a cargo duma mescla de gente dos dois clubes. O Grupo Sport Benfica, cederia também as suas instalações (muito melhores) para se disputarem os jogos do recém fundido clube. Mas na acta de fusão, ficou claramente expresso que o principal do clube, lema, cores usadas, ideais, etc seria "retirado" do Sport Lisboa. Em suma, o Grupo Sport Lisboa tomou conta do Grupo Sport Benfica e incorporou-o na sua estrutura.


108 anos depois temos um clube ecléctico e que cresceu mais do aquilo que alguém um dia ousou sonhar. Fazemos parte, por direito próprio, da história do futebol e desporto em geral. Com alguns altos e baixos ao longo da nossa história, é hora de seguir o exemplo dos que nos precederam, e olhar em frente, rumo ao futuro glorioso com que sonhamos.

No próximo fim-de-semana é obrigatório que todos os atletas de todas as modalidades, honrem a camisola e façam tudo para vencer. E que os dirigentes façam uma introspecção para localizar o que de errado se tem feito. E que os adeptos se unam em torno do clube, levando bem alto os ideais da fundação.

Eu tratarei de fazer a minha parte (que não é mais do que a minha mais elementar responsabilidade) para elevar este clube aos lugares que merece. Assim o façamos todos.


PARABÉNS GLORIOSO! 108 anos de paixão imensa que não se esgota nunca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.