origem

Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fair Play e Respeito

Na manhã de terça-feira, logo após o desaire do Benfica em Guimarães, o atleta Marc Janko mostrou toda a sua alegria pelo sucedido, na plataforma social Tweeter. Nada contra, pois estando ambos os clubes na disputa pelo ceptro (e hegemonia nacional), é natural o regozijo de uns pelos maus resultados dos outros. Anteriormente, já Javi Garcia havia feito coisa semelhante aquando da derrota do Porto em Barcelos. Faz parte do jogo e do encanto do futebol. Atenção que isto é bem diferente de alegria ou regozijo por maus resultados em competições onde os clubes não se encontram em disputa directa (ou indirecta). Isso é ser lagarto e eu detesto.

O problema do regozijo de Janko, foram os termos em que se referiu ao glorioso clube de Lisboa, tendo de forma clara faltado ao respeito a muitos milhões de adeptos encarnados. Usando uma expressão bastante infeliz, parece já ter entrado no espirito de guerrilha de que o clube que representa é o maior apologista.
"...ica has lost! Yuhhuuuu :-)))"
Não se pede que ele tenha de gostar do clube, ou mesmo que tenha de se dirigir em termos elogiosos ao mesmo, agora é da mais elementar regra de convivência e fair-play que pelo menos se digne a dizer o nome do clube como deve ser. Vindo das bandas de quem não permite bandeiras do Benfica no seu estádio, bem como tenta de todas as maneiras e feitios denegrir a imagem do Benfica, não posso dizer que me espante que os recém-chegados atletas entrem na onda.
As reacções foram muitas e variadas, tendo alguns adeptos encarnados enchido o Tweeter e Facebook de Janko com mensagens a repudiar a citação acima descrita. Muitos deles usaram mesmo de termos ofensivos para com o atleta, motivando inclusivamente uma segunda mensagem, já no Facebook, de repudio e condenação pelas referidas respostas. Pediu respeito e moderação e decidiu não aceitar mais esse tipo de comportamento.
"...Be a fan with honor, passion and most of all RESPECT!!!!... and if somebody says something against your team be above that... we're all grown up!!!!"
Este episódio só me merece destaque, pois é caricato e cómico que uma pessoa que desrespeita deliberadamente alguém, venha pedir contenção e respeito a quem foi ofendido. Ao Janko só tenho a dizer o seguinte: Se quer respeito, dê-se ao respeito, porque aqui não há quem coma e cale.

Fair-Play e Respeito, tiveram os adeptos italianos do Amatori Lodi no passado Sábado, no pavilhão da Luz, em jogo a contar para Liga Europeia. Um adepto encarnado presente no pavilhão, encontrava-se em minha opinião bastante embriagado e começou a meter-se com os adeptos italianos. Este respondiam de quando em vez, e gerou-se alguma tensão, por culpa exclusiva do referido adepto que ao ver o resultado avolumar-se na segunda parte foi "gozando" com os adversários. Eu detesto esse tipo de atitudes e já farto com a situação até estava para lhe mandar um berro do topo da bancada, mas eis que um dos adeptos italianos se aproxima do varandim e chama o nosso adepto, para lhe dar um cachecol do Amatori Lodi. Foi a melhor resposta que eles podiam ter dado. Pessoalmente acho que em Portugal seria impossível.. Passados momentos, ouve-se uma estrondosa salva de palmas do público benfiquista para o Fair-Play dos italianos, que continuaram a cantar e a apoiar o seu clube mesmo com o avolumar do resultado.
Júlio Machado Vaz, no seu timbre habitual, deu destaque a esta atitude no programa Trio D'Ataque. Pois, tal como ele, eu também penso que o desporto deve ser vivido de forma intensa mas respeitosa. Picardias sim, mas sempre sem fugir às elementares regras.

 Verdadeiro respeito e Fair-Play, que podia muito bem ser mostrado ao atleta Janko, que tal como o nosso adepto apenas desrespeitou o adversário.

O público da Luz vai no próximo dia 2 de Março dar uma resposta cabal a esse individuo.

4 comentários:

  1. Danilo, não queria deixar de te felicitar pelo blog, sei que há muitos bons blogs sobre o Benfica por aí mas sou uma preguiçosa do pior e não acompanho nenhum, vou tentar começar esta semana. O teu acompanho desde o início, chamou-me desde logo a atenção e gosto muito da maneira como escreves e expressas a tua opinião. Não largues isto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero lá saber dos parabéns.. Dá-me caramelos!!!

      Mais a sério, obrigado pelas palavras. Sabe sempre bem ouvi-las.
      Se quiseres começar por blogs bons, tens ali no lado esquerdo uma lista. E desses blogs, podes sempre seguir as listas deles. O que não falta são bons escribas encarnados.

      Também podes ir ao SB ver a lista deles.

      Mas cuidado, não te vicies muito.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ainda antes do episódio do cachecol, já um assistente de recinto e um adepto do Benfica tinham ido "avisar" o "senhor" para ter mais calma que ali era para puxar pelo Benfica...
    No fim, o raio do homem já era do Amatori Lodi lolol

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que referiste essa situação do hóquei, achei aquilo uma das melhores atitudes que já vi em jogos, seja de que modalidade for (e eu já vi muitos). No fim também me safei, que fui pedir um cachecol aos Italianos e eles trocaram comigo na boa! eheh

    ResponderEliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.