origem

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

2 de Novembro de 1885

É sem dúvida uma das data mais importantes para um benfiquista.
Passam hoje 127 anos do nascimento, daquele que é considerado nos dias de hoje, o Pai do Benfica. Um homem de valores rectos que deu tudo o que tinha ao clube que ajudou a criar. Se hoje somos o que somos, a ele se deve.

Para mim o assinalar desta data, lembra-me a sua frase mais marcante (para mim), aquando da saída de Artur José Pereira (melhor futebolista da época) rumo ao rival de verde e branco.
«O Sporting tem dinheiro. Nós temos dedicação. No imediato o dinheiro vence a dedicação. No futuro, a dedicação goleia o dinheiro Cosme Damião no Verão de 1914
Já muito foi dito e escrito sobre Cosme Damião. O expoente máximo de Benfiquismo, que nunca se vendeu a troco de nada nem de ninguém. Viveu sempre de acordo com os seus ideais para o clube, mesmo que isso tivesse implicado a sua retirada da vida activa do clube em 1926. Um exemplo a todos os níveis para a sociedade da altura (e para a de agora também).

Que descanse em paz no 4º anel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos nos comentários. Seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.