origem

Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que fazer a Jesus?


Após a derrota de Segunda-feira, muitas são as interrogações à volta do futuro de Jorge Jesus à frente do Benfica. Fica ou sai?
  • Já vi muitos benfiquistas defenderem a saida como inevitável. O ciclo do treinador está esgotado e não não conseguem ver como regressaremos aos sucessos com ele ao leme da nau.
  • Já vi muitos benfiquistas defenderem o oposto e darem um segundo voto de confiança a Jesus. Trouxe-nos de volta aos grandes palcos europeus e mostrou em todas as épocas futebol de grande qualidade a espaços. Dizem que é o homem certo para a tarefa e que a mudar de treinador não poderá ser um de semelhante valia, mas muito melhor. O chamado consagrado.

Pessoalmente sou da opinião que Jesus só deve ficar perante um cenário. Independentemente do que se ganhe esta temporada (ou não), na próxima temporada o treinador terá obrigatoriamente de ver os seus poderes diminuidos. Não pode continuar a ser o "ditador" que é hoje. Terá de haver alguém acima dele com a responsabilidade final em matéria de contratações, dispensas, etc. Terá de ser alguém que perceba de futebol e que meta os travões no treinador na devida altura. Dando um exemplo muito simples disto. 
No primeiro ano de Jesus à frente do Benfica, quando confrontado com a escolha entre duas competições, o Campeonato e a Liga Europa, Jesus optou - e bem - pelo Campeonato. Caso tivesse perseguido a competição europeia, provavelmente não teria ganho nada. Já em 2010/2011 e 2011/2012 a escolha recaiu... em ambas as competições. Com os resultados que se conhecem.
Já este ano, acho inadmissível que após ter perdido 8 pontos em 3 jogos passando de uma vantagem de 5 pontos para uma desvantagem de 3 pontos (que eram 4), se tenha continuado a apostar forte na competição europeia. As mudanças de calendário efectuadas para acomodar os jogos com o Chelsea são a face visivel que não existiu uma opção definida e que se fosse necessário, o campeonato seria sacrificado. Atacaram-se ambas as competições, apesar de ser visível o declinio fisico e emocional da equipa a partir do jogo na Rússia. Nada se pode fazer perante as "teimosias" do treinador, pois no final do dia é ele que decide quem joga em cada jogo. Apenas tem de haver alguém que controle tudo o que é extra treino e jogo, pois está mais que comprovado que Jesus não pode ser esse alguém. Até certo ponto, Jesus foi tudo no Benfica (um pouco à semelhança do que foi Paulo Bento no Sporting)
Outro pormenor que acabou por se tornar em pormaior, foi o mercado de Inverno. Sairam Perez e Amorim, um em conflito com o clube e o outro em conflito com o treinador. Até aqui nada de errado, pois estas situações são bastante frequentes no futebol e a única falha que aponto na resolução foi o empréstimo de Amorim ao Braga. O problema aparece, quando não se colmataram devidamente estas saídas. Recordo que o Benfica tem sob contrato os jogadores Nuno Coelho, Airton, Wass, Carlos Martins e Filipe Bastos. Qualquer um destes (mal ou bem) poderia ser uma alternativa a Amorim no centro do terreno, permitindo mais rotações nos diversos jogos, nessa zona do campo, onde aliás se nota mais o cansaço acumulado. Face ao excelente campeonato que Nuno Coelho estava a fazer no Beira-Mar, às boas prestações de Filipe Bastos no Vasco da Gama, ou de Wass no Evian, não teria sido de bom tom chamar de volta algum (ou alguns) deles para reforçar o meio campo? A única contratação que fizémos foi Yannick que para mim é um extremo razoável e poderia ser adaptado a lateral direito com o tempo necessário para criar conhecimento do lugar. Para o centro do terreno não fomos buscar ninguém e como se tivesse sido uma partida feita de propósito, Javi Garcia lesionou-se pouco tempo depois. Coincidiu o nosso periodo mais negro da época com essa lesão, à qual o treinador não respondeu da melhor forma.

O constante e permanente auto-elogio que Jesus faz a si próprio é outra das coisas que tem de acabar. Não é admissível que a responsabilidade nas derrotas nunca (ou raramente) seja dele (à semelhança do que acontece com o presidente), mas quando há vitórias ele seja o primeiro a glorificar-se. Passa também por aqui o insucesso: muita bazófia, quando se pede mais trabalho e menos palavreado.

Até que ponto conviviria Jorge Jesus com alguém que lhe apertasse os calos? Não sei bem, mas como homem de futebol muito experiente que é, parece-me que, embora contrariado, veria os méritos disso.

Caso na próxima época não haja alguém assim (e não é o Carraça ou o professor Manuel Sérgio), então a continuidade de Jesus só conduzirá a mais do mesmo.

2 comentários:

  1. Na minha opinião ele tem de sair, os erros são sempre os mesmos. Só peço um bom treinador e uma boa gestão da próxima época... "só".

    ResponderEliminar
  2. O que fazer a Jesus? Crucifiquem-no! E aviso já que lavo daí as minhas mãos...

    ResponderEliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.