origem

Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rangel respondeu à blogosfera encarnada

Após a excelente iniciativa de pedir que os blogues encarnados fizessem as suas questões, aí estão as respostas da lista B na pessoa do seu candidato a presidente, Rui Rangel.

Em baixo ficam as perguntas que eu fiz (peço desculpas aos companheiros de blogue por ter açambarcado as três questões) em nome do blog Sócio Encarnado e as respostas publicadas hoje.

1ª Qual o papel de José Veiga nesta candidatura e qual o lugar (se existir algum) da SAD que lhe estará reservado?
- Não está previsto que José Veiga integre a estrutura do futebol profissional do Benfica. Eu próprio conversei pessoalmente com José Veiga e ambos concordámos que este não era o momento para discutir um eventual regresso dele ao clube. Teremos um vice-presidente, Cunha Leal e um director-desportivo, que será Rui Costa, se aceitar o nosso convite, como acredito que acontecerá.
2ª Irá Rangel demitir os "infiltrados" existentes na SAD e chamar benfiquistas para esses lugares?
- Essa expressão pertence ao presidente Vieira, assim como a promessa de acabar com eles no Benfica, que ele não cumpriu. Claro que não terei contemplações com pessoas que coloquem o seu interesse pessoal acima do interesse do clube. E por isso é que defendo, desde o início, que o Benfica deve ser devolvido aos benfiquistas. Não é só uma questão de competência, é sobretudo de ligação afectiva ao clube. Há decisões que são tomadas, mesmo as mais racionais, que devem ter um conteúdo clubístico, senão as hipóteses de erro serão muito maiores. E mesmo a reacção perante o erro é diferente. Um profissional não benfiquista que erra não se deixa atingir pelo erro, porque o Benfica não é o seu clube, é apenas um profissional que trabalha para o Benfica. Um benfiquista que possa errar numa decisão, terá uma reacção diferente, emocional, porque erra e porque prejudicou o seu clube. É a diferença.
3ª Quais os pontos onde a direcção cessante trabalhou bem e que por isso não serão alvo de remodelações profundas?
- Creio que a direcção de Luís Filipe Vieira mais bem sucedida foi a primeira. Curiosamente, alguns desses colaboradores de Vieira apoiam esta lista. Ele esquece-se de dizer isto, prefere fazer chicana com Vale e Azevedo, ignorando que era ele, como presidente do Alverca que fazia negócios com Vale e Azevedo, enquanto presidente do Benfica. E o primeiro mandato correu bem. O Benfica continuou a fazer o trabalho de recuperação iniciado por Manuel Vilarinho, estabilizou o futebol, com José Veiga, estabilizou as modalidades, com Fernando Tavares e depois, de um momento para o outro, começou a estragar tudo. Deu ouvidos a pessoas com estratégias pessoais de poder no Benfica, que nem são benfiquistas e as coisas começaram a correr mal. Quando ele alerta os benfiquistas que é preciso não haver desvios no rumo, o senhor presidente do Benfica vem com seis anos de atraso, porque foi ele, manifestamente, que se desviou do rumo. Há dois mandatos atrás.


Boas respostas, mas em relação à terceira pergunta que fiz, gostaria de ter tido outro tipo de resposta, mais virado para por exemplo o que foi feito nas modalidades do clube. Já tive oportunidade de o escrever na página do facebook da candidatura. No entanto, compreendo também que isso seria dar "armas" ao adversário. Quanto às outras duas, fico completamente esclarecido em relação a esta matéria. Muito provavelmente, Rangel levará o meu voto dia 26.

Para finalizar uma nota:

Rangel já mostrou mais abertura a discutir o Benfica com os Benfiquistas em 8 dias, do que Vieira em 9 anos de presidência, o que dá que pensar.

13 comentários:

  1. ...conversei pessoalmente com José Veiga e ambos concordámos que este não era o momento...

    Respostas dadas ao gosto do freguês, conheço outras.

    Força! É já a seguir... burros são os outros! 10%??? empacotaste a dos blog's ainda à pouco? Continua que ainda tiras o lugar ao R.O.Costa com tanta estatistica errada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Não é segredo para ninguém e Rui Rangel já teve oportunidade de o afirmar numa das entrevistas que deu, que é amigo de Veiga. Agora a amizade como Veiga, não impede que o melhor para o Benfica, seja Veiga não entrar.

      Que outras respostas conhece? Pode dizer?

      Quanto à ultima parte do comentário, por mais que tenha tentado, não percebi patavina. Importa-se de explicar?

      Eliminar
    2. quanto à ultima parte, deve ser um problema de limitações... quanto às respostas, fica a pensar que eu logo te digo dia 26!

      Eliminar
    3. Caro Anónimo,

      Se a sua argumentação é essa, nem vale a pena "conversarmos" mais.

      Eliminar
    4. E qual é a tua? Copy/past?? Daniló! Daniló! Levaste levianamente mais de 2 meses a debitar hipocrisia onde tinhas agenda! Limita-te a substituto do ROC... vai mais um uisqui?

      Eliminar
    5. Caro Anónimo,

      Eu sinceramente não consigo perceber o que foi que eu lhe fiz de tão mal, para ter esse tipo de comportamento. Continuo sem perceber de onde veio isso ou sequer o que significa. Volto a pedir-lhe que me explique o que raio quer dizer com estes comentários.

      PS: Eu não gosto de uisqui... é mais Vodka.

      Eliminar
  2. 1- Porque conversou pessoalmente com José Veiga? Esta não é a altura para entrar poderá haver outra? tipo, na próxima época?

    2- Deduzimos que o Jorge Jesus (sportinguista) vai ser despedido.

    3- Alguns colaboradores de Viera no 1º mandato apoiam esta lista: Fernando Tavares e....José Veiga. Porque elogiou José Veiga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro GNR,

      A primeira pergunta é pertinente. A resposta já foi dada e não contempla a presença de Veiga durante este mandato. As pessoas do futebol serão Cunha Leal e Rui Costa.

      A segunda pergunta é de quem não tem estado atento (ou será atentos?). Jesus continuará até final de época. Se vencer, poderá continuar. Se não vencer o contrato não será renovado. Simples e Claro.

      A terceira questão não lhe sei responder. Especulando um pouco, possivelmente gostou do trabalho dele enquanto esteve em funções.

      Eliminar
    2. Quem te disse Rui costa entra nesse filme?que

      Eliminar
    3. É lindo como os apoiantes desta corja de vigaristas que tem gerido o Benfica nos últimos 10 anos apontam o dedo a Veiga tão facilmente (não o defendo e também não o quero no clube) quando têm como presidente (???!!!) um espécime que tem o passado que todos sabemos, e em lugares decisivos da SAD simpatizantes e sócios de clubes rivais....

      O Veiga, e volto a dizer, não o quero no Benfica, pode ter todos os defeitos, mas mudou o futebol do Benfica, para melhor, deu-lhe organização e disciplina e fomos campeões, num dos piores campeonatos de sempre, onde fomos os melhores no meio de tanta mediocridade. Mas no Benfica, de uma vez por todas, temos de premiar as pessoas pela sua competência.

      Por muito que tente, não consigo entender como é que esse espécime, que não debate ideias em público, que não se explica aos sócios, que manipula pessoas e ligações, continua a ter defensores.

      Eliminar
    4. Caro Anónimo,

      Rui Costa será o Director Desportivo do Benfica, caso Rangel vença as eleições e Rui Costa aceite. Se não aceitar, terá de haver outra solução, mas a mesma não é conhecida nesta altura.

      Caro Gus,

      Isso explica-se facilmente pelo culto de personalidade, que até Vale e Azevedo não existia no Benfica (Veja bem que Cosme Damião foi derrotado em eleições). Vieira apenas levou isso a um nível superior.
      Passa-se o mesmo em tantos pontos de Portugal, nomeadamente nas autarquias, em que existem também cultos de personalidade.

      Mas é assim que "nós" somos e resta-nos tentar informar o mais possivel quem não está informado. Depois cada um fará o seu juizo.

      Eliminar
    5. Caro Danilo,

      Eu sei que o Rangel á disse que o JJ é para ficar até ao fim da época, pelo menos. Fiz graça com a decissão de despedir o colaboradores não benfiquistas. JJ é colaborador e não benfiquista, portanto....

      Eliminar
    6. Caro GNR,

      Rui Rangel já afirmou por mais que uma vez que apenas os lugares estratégicos (e não os operacionais) estariam vedados a não benfiquistas.
      Na estrutura do futebol penso que atletas e staff são lugares operacionais, pelo que a questão nem se coloca nesses termos.

      Mas seria realmente um sonho ter apenas Benfiquistas no clube. Em todas as posições.

      Eliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.