origem

Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Quase convencido por Rangel

Rui Rangel anunciou ontem a sua intenção de concorrer às eleições do Benfica. Com um discurso de benfiquistas para benfiquistas, foi bom ver a assistência a transpirar Benfiquismo. Foi também bom ver alguém a verbalizar muitos dos aspectos que estão mal no Benfica actual, como sejam, as constantes desculpabilização e desresponsabilização existentes, os erros que nunca são "aprendidos" ou as megalomanias suportadas exclusivamente por dinheiro que o Benfica não tem.
Apresentou também o seu programa eleitoral, com as linhas orientadoras da sua estratégia. Depois de o ler, acho que alguns pontos poderiam ter sido mais aprofundados e claramente clarificados, mas no geral é um bom programa para 4 anos. Podem ler na página do facebook de candidatura de Rui Rangel aqui. Pessoalmente relevo as seguintes posições:
1. Desinvestimento em craques estrangeiros, para dar prioridade aos craques portugueses.
2. Abate de passivo remunerado progressivamente.
3. Alinhamento estratégico com parceiros que queiram as vitórias do Benfica (nomeadamente em termos de patrocínios e direitos económicos sobre propriedade benfiquista)
4. Em tudo o que está a ser bem feito actualmente não se irá mexer significativamente.

De resto, as pessoas que compõem a lista para os vários órgãos sociais, faz-me acreditar que este programa irá ser cumprido na sua maioria (senão totalidade).

Mas nem tudo foi bom no anúncio. Em minha opinião focou-se mais que o necessário em Vieira e na sua equipa. As referências ao "soldado que só aos 60 assentou praça", à tri-associatividade de Vieira, ao "sacrifício pessoal do presidente", soam bem a oposicionistas, mas perdeu tempo que eu, pessoalmente, considero que seria melhor empregue em aprofundar mais as suas ideias. Claro que ainda há tempo para isso, mas não é assim tanto como isso. Outro aspecto que não apreciei, foi a particularização do candidato a Vice presidente que é neto de Borges Coutinho. Não me caiu bem.

No artigo de ontem ("Inadmissível") foquei a frase de Vieira em relação ao facto de Vale e Azevedo ser benfiquista. Vieira não poderá nunca usar desse argumento contra a lista de Rangel. Por dois motivos simples. O primeiro é que alguns dos que agora acompanham Rangel, estiveram na primeira linha de "combate" a Vale. Inclusivamente integrando a lista que acabou por vencer as eleições de 2000. O segundo é porque na lista de Rangel existe pelo menos um elemento que já foi Vice-Presidente num dos mandatos do actual presidente. Pelo que não poderá ser considerado nunca um aventureiro ou paraquedista.

Está quase decidido... Votarei em Rangel para presidente, caso "me consiga esclarecer" (diria mais clarificar à nação benfiquista) dois pontos. Não são pontos que me façam deixar de votar imediatamente no juiz, mas terão que ser clarificados, para eu poder saber com o que conto.
1. Qual o papel de José Veiga (a existir) na estrutura da SAD. Neste ponto, eu sou totalmente contra a entrada de Veiga. Teve o seu tempo no clube, com alguns resultados que agradeço, mas os tempos são outros. Não gosto de Vieira não só mas também pelo seu passado de associação a corruptos, e não posso, em consciência, aceitar que Veiga com o mesmo passado, faça o que quer que seja no Benfica. Como diz o slogan da campanha, Benfica aos Benfiquistas. (Atenção que não estou a duvidar do Benfiquismo de Veiga, mas causa-me estranheza que só tenha decidido "confirmar" essa clubite ao entrar na SAD pela mão de Vieira)
2. O que irá ser feito com a estrutura da SAD e os seus diversos elementos não benfiquistas. Neste ponto, sou formalmente a favor da entrada de elementos benfiquistas para substituir nomeadamente 4 elementos (independentemente de estes serem ou não benfiquistas). Domingos Soares de Oliveira. Paulo Gonçalves. Carraça e João Gabriel.

Viva ao Benfica!

VIVA!
VIVA!
VIVA!

21 comentários:

  1. Danilo
    Qual é a tua questão com o Veiga?

    Não sei nem faço ideia se vai ser da estrutura da SAD, mas uma coisa eu sei: para o lugar do Carraça, é O MELHOR PROFISSIONAL DE FUTEBOL EM PORTUGAL!

    Os factos mostram que entrou no SLBenfica pela mão de LFV e foi campeão. Saiu pela influencia de Domingos Soares Oliveira (um dos que apontas estar a mais) porque não o deixava liderar o Benfica a partir das finanças.

    Quanto ao resto, o que te poderá fazer espécie?
    O caso JVP? O Vieira teve o do Mantorras...
    Os tempos de emigrante? O Vieira foi sócio do FCP 24 anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Geração,

      A minha questão com o Veiga é que é igualzinho ao Vieira. Os mesmo tiques, o mesmo passado, quase as mesmas atitudes. Foi por essa sintonia que Vieira o foi buscar. Quando viu que ele estava a ganhar demasiado protagonismo aproveitou o episódio JVP para o por a andar.

      Se eu não gosto dos aspectos que apontas ao Vieira, não posso igualmente gostar dos aspectos que apontaste ao Veiga.

      Não se trata, pelo menos para mim, de correr com o Vieira a todo o custo. Mas isto é só a minha opinião pessoal.

      Eliminar
  2. gostei da tua abordagem ao tema e análise, contudo no final esqueceste de um nome, que na minha opinião é e será (enquanto lá estiver) sempre o "bufo" ou o espião...de seu nome Jorge Gomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Não foquei, pois ele não faz parte da estrutura. É um consultor e para o mandar embora, nem é preciso negociação ou arranjar alguém para o seu lugar (visto que só está lá para bufar).

      Mas fez bem em relembrá-lo.
      Obrigado

      Eliminar
    2. Já me garantiram que o VEIGA é Benfiquista, mas dado o seu passado com os corruptos não queria nem vê-lo no nosso Glorioso.
      Mas o Vieira foi busca-lo e a partir daí, passei a aplaudi-lo tal como aplaudi e de pé, os Totes, Kings,Paredões, Tavares e Nelos...muitos Nelos...

      Mas ao que consta, ele não faz parte da lista do Rangel, logo não há que ter receios.
      Se a lista do Rangel ganhar (no que duvido) e se o Rangel o chamar para o pelouro do futebol, é mais um sapo que engolirei da mesma forma como engulo os sapos dos actuais elementos que lá estão do Ceportém e dos corruptos.

      Afinal, eu só quero que o Benfica ganhe!!!!

      Eliminar
  3. Precisamente o oposto passou-se comigo... fui a pensar que saia convencido a votar Rangel e saí de lá certo que vou votar Luis Filipe Vieira.
    Aquele programa não é NADA ! Até uma criança escrevia aquilo... frases de circunstancia à medida de quem as quer ouvir. Dizer como se faz é que nada !
    Voto LFV não porque concorde com ele em tudo mas sim porque acho um perigo ter Veigas e companhia no clube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno,

      Tem a sua opinião, que respeito embora não concorde. O programa poderia ser um pouco mais especifico em termos de medidas concretas, caso se salvaguardasse a seguinte premissa: as medidas concretas estão dependentes de uma análise criteriosa ao estado do Benfica.
      O programa aponta as directivas principais, as linhas de orientação, para o mandato de 4 anos. Define quais os objectivos para o mandato, e o rumo que vai ser seguido.

      Sinceramente, espero que sejam anunciadas algumas medidas concretas antes das eleições, mas tenho noção de que se calhar as mesmas até não poderão ser efectuadas no imediato.

      PS: Lá por não votar em Rangel, não me parece que tenha de o fazer em Vieira (sendo critico do actual presidente pelo que me parece). Pode sempre votar em branco dizendo que nenhum candidato lhe oferece garantias.

      Eliminar
  4. Concordo com o post e com os comentários. Mas faz-me espécie uma questão: Veiga!
    Então quando estava com Vieira era bom e agora já não presta?
    Ele não faz parte da lista de Rangel. Quando muito poderá eventualmente ser um colaborador (isto sou eu a pensar!). Mas não vejo porque não votar em Rangel só por uma pessoa, quando durante tantos anos aturámos a chusma de traidores que o nosso clube alberga, a começar no presidente.
    Ah! Já sei. A Rangel exige-se tudo. Já a Vieira tudo se compreende e perdoa!

    ResponderEliminar
  5. Caro danilo

    O actual Presidente do Benfica, tem a seu favor o facto de ter ficado com a batata quente nas mãos quando o clube estáva completamente de rastos. Parece-lhe justo que após uma década a dar o corpo as balas, a lutar contra tudo e contra todos, agora que o clube tem credibilidade e está preparado para começar a dar a volta por cima, apareçam agora os oportunistas do custume a pretender colher os frutos que foram por outros plantados?
    Tudo aquilo que é apresentado no programa do Dr. Rangel só vem dar razão ao trabalho que está a ser feito agora pelo LFV, votar em Rangel seria tão só continuar o trabalho que está a ser feito mas com outro presidente. Com uma unica resalva; com LFV os socios já conhecem a capacidade desta direcção e o apoio que tem por parte dos parceiros financeiros (Banca) e empresariais (patrocinadores. Votar em Rangel (e não me venha dizer que não pode até agora fazer uma analise criteriosa do estado do Benfica), sem apresentar medidas concretas, seria como passar um cheque em branco e isso eu não acredito que hajam muitos Benfiquistas a faze-lo. Eu não o farei!

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      bata quente? Mas qual batata quente. Fala de Vilarinho que foi quem concorreu em 2000 e ficou efectivamente com a batata nas mãos.
      Dar o corpo às balas? (o mesmo presidente que quase nunca dá a cara pelo clube) Lutar contra tudo e contra todos? (O mesmo presidente que dá um chuto no Dias da Cunha após este nomear as caras do Sistema e que apoia Madail, Valentim e Fernando Gomes)

      Está preparado para dar a volta por cima? Isso não era há três anos atrás?

      Passar cheques em branco, farão os sócios que votarem em Vieira, pois este não apresenta quaisquer directrizes, propostas ou sequer um projecto documentado.

      Você fará o que entender que é melhor para o Benfica. Eu farei o mesmo.
      No fim, que ganhe o Benfica!

      Eliminar
    2. João Alves (Anónimo das 15.32)16 de outubro de 2012 às 16:58

      Caro Danilo,

      Manuel Vilarinho, é um reconhecido Benfiquista e que por isso mesmo reconhecendo as suas limitações e incapacidade para enfrentar as dificuldades que tinha pela frente, deixou nas mãos de LFV os destinos do Clube. Não reconhecer o trabalho que até agora foi feito é no minímo ingratidão. O sistema de que fala tem como principal aliádo o sistema judicial corrupto de que os Juízes fazem parte. Como sabe foi por decisão de um Juíz que as escutas do apito dourado, não foram consideradas válidas. Que eu saiba até agora não ouvi ou li nenhuma opinião critica por perte do Dr. Rangel na sua qualidade de Juíz quanto a essa decisão.
      Quanto ao projecto do LFV, O crescente numero de Sócios, as renovádas casas do Benfica, as modalidades que voltaram a vencer e ser campeões, a formação, a BenficaTV que é uma realidade só nos grandes clubes, todos já conhecem
      o projecto, não documentado mas sim em boa parte concretizado. Por isso quero dar oportunidade ao actual Presidente de continuar.

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
    3. Vilarinho fez o que fez e está feito. Para o bem e para o mal foi a decisão dos sócios.
      Reconhecer o trabalho feito? Aqui isso sempre foi feito. Sempre. Agora, o que está mal não irá ser mudado por Vieira.

      Acerca do Apito Dourado, pergunto-lhe o que faz João Rodrigues ao lado de Vieira? O juizo feito acerca das escutas, foi o possível dado o que está na lei. O mesmo aconteceu em enumeros outros casos (incluindo o de José Socrates). Está completamente errado, mas não cabe aos juizes mudarem as leis, antes limitar-se a fazer cumpri-las.

      O projecto de Vieira para 2012-2016 é exactamente o quê? Mais navegação à vista? Mais promessas vãs? 2011 já passou.

      Você vai dar nova oportunidade a Vieira e eu pela minha parte, se ele ganhar dia 26, só desejo que finalmente ponha o Benfica no lugar que merece. Mas sinceramente não tenho muita esperança nisso.

      Eliminar
    4. Concordo completamente com o João Alves, Só um cego não vê.

      As leis existem, mas foram mudadas para ajudar os criminosos. Mas os juízes NÃO AS QUISERAM APLICARAM. BRANQUEARAM a actuação dos criminosos com a desculpa que as escutas não eram válidas, porque a maçonaria está envolvida e é quem manda no poder judicial em Portugal Isto vem nos jornais e é público! Então a memória das pessoas não serve para nada? Já se esqueceram? Pois eu não!

      Perguntem estas coisas ao Rangel para ele explicar bem o Apito Dourado! Isso é que é importante saber!


      Eliminar
    5. Caro Manuel,

      De que lei fala especificamente? A que mudou antes do processo Apito Dourado ser julgado.

      Quanto às perguntas ao Rangel, espero que as façam e que ele responda. Hoje no Telejornal da RTP poderá ser um bom sitio para se fazerem tais perguntas.

      Eliminar
  6. João Alves (Anónimo das 15.32)16 de outubro de 2012 às 16:43

    Caro Danilo,

    Manuel Vilarinho, é um reconhecido Benfiquista e que por isso mesmo reconhecendo as suas limitações e incapacidade para enfrentar as dificuldades que tinha pela frente, deixou nas mãos de LFV os destinos do Clube. Não reconhecer o trabalho que até agora foi feito é no minímo ingratidão. O sistema de que fala tem como principal aliádo o sistema judicial corrupto de que os Juízes fazem parte. Como sabe foi por decisão de um Juíz que as escutas do apito dourado, não foram consideradas válidas. Que eu saiba até agora não ouvi ou li nenhuma opinião critica por perte do Dr. Rangel na sua qualidade de Juíz quanto a essa decisão.
    Quanto ao projeto do LFV, O crescente numero de Sócios, as renovádas casas do Benfica, as modalidades que voltaram a vencer e ser campeões, a formação, a BenficaTV que é uma realidade só nos grandes clubes, todos já conhecem
    o projecto, não documentado mas sim em boa parte concretizado. Por isso quero dar oportunidade ao actual Presidente de continuar.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Alves,
      A única vez que os sócios do Benfica votaram pela GRATIDÃO, sabe o que aconteceu, não sabe?
      Olhe para trás e veja onde e como começou a queda do Benfica! Não sei a sua idade, mas caso seja muito novo, pergunte aos mais velhos quem era Jorge de Brito e porque votaram nele numa fase da vida em que tanto a sua saúde corporal como a mental estavam já muito debilitadas. E hoje aqui estamos, na fossa, à beira do precipício.
      Jorge de Brito era um GRANDE BENFIQUISTA a quem os benfiquistas quiseram mostrar a sua gratidão! O resto, já sabemos!

      Eliminar
    2. Sim tenho 49 anos e sei bem que o Sr. Jorge de Brito deixou-se rodear por alguns notáveis Benfiquistas da mesma especie dos que estão agora na candidatura do Dr. Rangel foi esse o mal dele e o resto, sim já sabemos daí para cá o unico que conseguiu reerguer o Benfica foi LFV.

      Eliminar
  7. Será ésta uma candidatura credivel? Juiz, marido da juíza Galante, e co-titular da conta onde o solicitador Patuleia depositava o dinheiro da corrupção pela qual foi condenado na Boa Hora. Noutro país estavam ambos dentro. Em Portugal ainda se vem candidatar ás eleições do Benfica. Já tivemos como presidente um advogado que se revelou ser um grande vigarista... vai lá vai e não leves a manta vais ver o frio que passas!!!!!!




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Pode desenvolver melhor essa história?

      Obrigado

      Eliminar
  8. http://www.asjp.pt/2011/04/07/tribunal-da-razao-a-advogados/

    Se não for esclarecedor pode sempre pesquisar na net

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Obrigado pela informação. É informação curiosa.

      Eliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.