origem

Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Liga Inglesa na Benfica TV

É a bomba do ano! O Benfica assegurou para o seu canal os direitos de transmissão exclusiva em Portugal da Primeira Liga Inglesa (EPL - English Premier League).


Podem ler mais detalhes acerca disto no link abaixo.

É com bastante satisfação e alguma preocupação que abordo este tema. 

A satisfação é óbvia. 

Ter a melhor liga do mundo, com jogos espectaculares todos os fins-de-semana, na nossa televisão, é não só motivo de extremo orgulho, como me parece também uma medida proveitosa do ponto de vista financeiro, pois certamente os benfiquistas estarão pré-dispostos a fazer "um sacrifício" para ver o "novo" canal. O produto agora adquirido é extremamente aliciante e um complemento fantástico ao que temos actualmente (com outras ligas "menores") e com os futuros jogos em casa da equipa principal de futebol. Parece-me que serão tardes inteirinhas com os benfiquistas ligados no seu canal a desfrutar do melhor futebol do mundo. E o Boxing Day na Benfica TV será algo de verdadeiramente épico.

A preocupação advém de alguns factores que acho importante reflectirmos. A saber:
  1. Com os jogos da EPL a terem lugar durante o início da tarde de Sábado e Domingo, será possível conjugar os mesmos com os jogos em casa (sensivelmente duas vezes por mês) do Benfica? Isto é, teremos o regresso dos jogos do Benfica à tarde? (defino jogos à tarde, aqueles jogos com início marcado até às 16h). Certamente o Benfica fará o melhor para si, parecendo-me que é uma expectativa dos benfiquistas em geral, o regresso dos jogos à tarde. Para mim é perfeitamente possível conjugar os jogos do Benfica com os jogos da Liga Inglesa, até porque o Benfica terá alguns jogos à Sexta e à Segunda, devido aos compromissos europeus.
  2. Como ficarão as transmissões das nossas modalidades? Certamente, devido a imperativos naturais, muitas delas irão entrar em conflito com os jogos agora apresentados, em termos de horários. Pessoalmente, gostaria de apostar numa divisão dos conteúdos por dois canais (o normal que temos agora e um premium com o conteúdo pago), mas não sei até que ponto isso será viável. Espero ansiosamente pela próxima época para saber o que vai ser decidido nesta matéria, consciente de que quem tem a obrigação de decidir, tem muito mais valências que eu para o fazer.
  3. A qualidade geral da Benfica TV terá forçosamente que subir, não só em termos de qualidade de imagem (o vulgo HD), como de transmissão e envolvência da cobertura jornalística. O nível terá obrigatoriamente que subir, pois a qualidade da EPL é muito elevada. Meramente a titulo de gosto pessoal, adoraria ver os comentários dos jogos ingleses a serem feitos pelo José Carlos Soares e pelo Pedro Ribeiro. Se estão disponíveis ou não, ignoro, mas o meu desejo é este.
  4. Tenho alguma preocupação acerca do preço que será cobrado pelo canal a partir da próxima época. As finanças dos Benfiquistas não estão famosas, reflectindo a enorme perda de poder de compra que se tem vindo a agravar nos últimos dois anos, pelo que colocar o canal com uma mensalidade acima dos 15€ me parecerá exagerado. Com os conteúdos apresentados até agora, parece-me que o preço justo andaria em torno dos 10€, com eventual preço mais elevado para não sócios (mais uma maneira de valorizar quem é sócio seria ter uma diferença de preços potenciando a entrada e fidelização de mais adeptos para o nosso universo encarnado).
Em traços gerais é isto que sinto após esta autêntica bomba. A tudo isto não será alheio o contributo de José Eduardo Moniz, que tem estado impecável no papel de vice-presidente com o pelouro da gestão da comunicação do clube. 

Outra nota que me apraz muito é ver que os interesses do clube são salvaguardados apesar das amizades pessoais dos dirigentes. Ninguém tenha dúvidas que isto foi uma afronta muito grande a Joaquim Oliveira, e não tenho pejo em afirmar que em anos anteriores este passo não seria dado. Muito bem aqui também.

Em frente Benfica!

2 comentários:

  1. Já se fala num exclusivo MEO, em BenficaTV 1, BenficaTV 2 e BenficaTVHD, para bom entendedor...

    ResponderEliminar
  2. até pelos montantes envolvidos, parece-me que mais que um projecto Benfica, será um projecto da Meo com ajuda do Benfica, para criar conteúdos exclusivos. Se isso é bom para o Benfica? Se o Benfica receber o que é justo, ajudar a combater o Joaquim Oliveira e ajudar a promover ainda mais a marca Benfica no estrangeiro, é excelente!

    ResponderEliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.