origem

Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Quando o bom exemplo vem do rival do outro lado da estrada

O Sporting sob o comando de Bruno de Carvalho tem-me impressionado positivamente. Desde o inicio que sinto que ele veio mudar o futebol do Sporting e de Portugal para melhor. Com erros e falhas, como todos, mas com respeito e honra na hora de assumir o que se faz de mal e apontar o que se deve fazer de bem.

Vem esta introdução a respeito da recente alteração da crónica do jogo no site oficial do clube. Podem ler a justificação aqui. A crónica original era a todos os níveis uma risota completa, tentando fazer passar a mensagem que o jogo não tinha sido tão desnivelado como o foi efectivamente, com os jogadores leoninos a fazerem tudo ao seu alcance para ganhar o jogo e que só com um azar tremendo tal não foi possível. Quem a escreveu deu um valente tiro no pé e embaraçou não só a cúpula dirigente do Sporting, como os próprios sportinguistas, que de certeza viram o que realmente se passou em campo. Mas a atitude de mudar a crónica é de realçar, num mundo cada vez mais cínico e desprovido de honra e valores morais. 

A juntar a esta atitude, ficou-me também na retina, a de não partir para vitórias na secretaria, embora pudessem existir razões que dessem razão aos leões. Tenho a certeza que com qualquer uma das direcções anteriores tal não se tinha passado e o Sporting tinha pura e simplesmente tentado ganhar na secretaria. Felizmente para o futebol (e o desporto) houve mesmo Derby Eterno e o mesmo foi a todos os títulos notável no fair-play e rectidão. Para passar a ser a regra e não a excepção.

Queria aqui também deixar uma nota de agrado para com o nosso presidente, pela forma como "soube gerir" todo este imbróglio de forma a que esta situação não causasse danos ao maior numero de pessoas possível. As suas palavras no final do jogo, são motivo de orgulho, pois não se eximiu de "culpas" agradecendo a todos os intervenientes pela forma como a situação acabou por se desenrolar.

Este Derby Eterno mostrou para lá de qualquer dúvida que é possível agir de forma moralmente correcta, mesmo que existam incidências que possam levar a atritos. E no final as palavras elogiosas de todos os envolvidos deixa-me acreditar que a mudança no futebol português está à porta.

6 comentários:

  1. Vou ser sincero nunca gostei de lagartos porque são mais falsos que Judas , com estes calimeros nunca fiando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Tenho pena que não conheça nenhum sportinguista, como alguns dos que eu conheço. Acredite que existem adeptos do Sporting que são tão bons como os benfiquistas.
      E relembro-lhe que também existem adeptos do "nosso" lado que se comportam da maneira que descreve. Não é dos clubes, pois gente dessa há em todos os quadrantes.

      Eliminar
  2. Subscrevo integralmente esta crónica.

    ResponderEliminar
  3. Caro Danilo quando disse que os lagartos são falsos como Judas não me referia ao simples adepto até porque o meu sogro e o meu padrinho e muitos amigos meus são sportinguistas ,eu referia-me isso sim aos seus dirigentes , porque desde Roquete, Dias, Franco , Betencour e Godinho por vontade deles o Benfica deveria ser raiado do mapa desportivo e humilhado é dessas figurinhas que falo , o unico verdadeiro e respeitavel presidente que a lagartagem teve foi o Sr.João Rocha porque nunca se rebaixou com o clube dos corruptos , quanto a Bruninho já deu para ver que é farinha do mesmo saco.
    Um abraço e viva o Benfica.
    Vi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Perdoe a ousadia, mas se há coisa que o Bruno de Carvalho já mostrou é que não é farinha do mesmo saco dos anteriores presidentes. A forma como tem afrontado o Porto é disso bom exemplo.

      Eliminar
  4. A possibilidade de o Sporting ganhar este jogo na secretaria não passa de uma 'estória da carochinha' e a opinião lançada (ou aventada!) pelo lagarto do Aventar.

    Não vale a pena continuar a dar para esse peditório. Perdiam por falta de comparência :-))

    Certamente com base nessa historieta o comunicado do Sporting, 'condescendendo' hipocritamente, com a realização do jogo, não é menos ridículo que a primeira crónica.

    Se alguém sai mal na fotografia é o Sporting. Tinha dado o seu aval à situação e estava comprometido com a data que até poderia ter sido acordada para muito mais tarde. Lembram-se da 'proençada' com escolha das poças de água no Vitória de Setúbal - fcporto?!

    Nesse até se deram ao luxo de fazer o acordo cerca de 15 dias depois, o que levou a ultrapassar o prazo máximo para a realização do encontro.

    ResponderEliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.