origem

Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A minha relação com este Benfica...

Bem, já não escrevia há algum tempo pois tenho andado distante do meu clube. E porquê? Porque as razões pelas quais me ensinaram a amar o SL Benfica já praticamente não existem. Um clube com valores democráticos, um clube ganhador, um clube do povo...

O que é hoje o SL Benfica? Uma MARCA e não um clube. Quem dirige o meu clube só pensa na MARCA  Benfica e pouco se interessa pelo Glorioso clube SL Benfica.
Hoje em dia, o que se ouve falar do Benfica de positivo?

"Temos 250 mil sócios e batemos o record do Guinness"

"Somos o clube que tem mais audiências na TV"

"Somos o clube que tem grandes infra-estruturas, das melhores da Europa"

Onde está o clube que tinha eleicões com muitas listas antes de existir democracia em Portugal? Onde está o clube em que criticar o clube fazia parte da "defesa do Benfica"? Onde está o clube no qual ficar no 2º lugar era ser o 1º dos últimos? Tantas e tantas perguntar poderia fazer...

E infelizmente esse clube praticamente não existe. O que existe é regime anti-democrático onde criticar é confundido com atacar o clube, onde ir aos 1/4 final da Liga dos Campeões parece um título e ganhar de 5 em 5 anos parece satisfazer a maior parte dos associados do meu clube...

Escrevo isto com muita tristeza de ver uma das minhas paixões neste estado e com o sentimento que não me "apetece começar a época" porque sinto que vai ser "mais do mesmo" dos últimos largos anos...

Falta de uma estrutura presente e sólida em que se percebe as funções de cada um, época mal planeada (treinador/jogadores) e uma falta de cultura de vitória gritante...

Penso tudo isto mas lá estarei no Estádio da Luz (cada vez menos é o meu estádio) a ver o meu clube no Sábado a tentar entrar finalmente bem no campeonato nacional...

Com as expectativas muito baixar...

Viva o SL BENFICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

21 comentários:

  1. coitadinho, estou a chorar com tanto lamento :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro antoniomaia,

      Nem todos podem ter a sua visão "excelente" do nosso clube.

      Eliminar
  2. Muito bem!

    É assim que se sente a grande maioria dos sócios do histórico e glorioso, Sport Lisboa e Benfica!!!

    ResponderEliminar
  3. E os mais novos nem sabem o que é a mistica. Era a mistica que unia e empolgava os benfiquistas. Não existe mais nem se fala mais. Os mais novos não têm a mínima noção do que isso é (era).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro F.L.

      Isso deixa-me muito triste, pois claramente perdemos muitos benfiquistas interessados ao longo dos últimos anos. E são os sócios e adeptos que carregam essa mistica de que fala.
      Espero no entanto que se dê uma inversão neste gradual desligar que se vem acentuando.

      Eliminar
  4. Não escrevias há algum tempo e estavas muito bem! Eras um poeta, agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anti anti-Benfica,

      Pelo que vejo, continua a persistir num discurso vazio.
      Peço-lhe que contribua com algo para o debate numa próxima oportunidade.

      Obrigado

      Eliminar
    2. Prefiro o vazio ao copy/paste!! Realmente, se me conseguir mostrar uma única ideia neste post eu retiro os comentários! O que eu vejo é um discurso de oposição sem ideias e mais, SEM ROSTO. Isso sim, está a deixar muita gente a espumar e a inchar é claro. O tempo passa, mas a mensagem não passa... logo mais não digo.

      Eliminar
    3. Assim de relance vislumbro algumas ideias base no artigo do Faneca.
      1. O Benfica é hoje uma marca que é necessário vender que se sobrepõe ao clube em que é necessário vencer. Trocou-se uma letra do verbo, mas faz toda a diferença. Urge voltar a pensar no clube em vez de pensar na empresa. Pensar em sócios e adeptos em vez de clientes!
      2. A critica é vista como ataque ao clube em vez de algo que nos permite melhorar. Se tudo é perfeito no Benfica porque não ganhamos mais? Critica não é sinónimo de ataque.
      3. A exigência dos adeptos em relação ao clube e aos seus objectivos/resultados dimimui bastante. Agora arranjam-se qualquer tipo de desculpas para justificar o continuado insucesso. Mais uma vez, não se procuram as causas. Ao invés apontam-se culpados externos como razão de todos os males. Temos de pensar mais em nós e naquilo que podemos fazer para melhorar o nosso desempenho.

      A oposição que refere é ao Benfica ou ao presidente do Benfica? Parece-me que mistura as duas. Esta oposição não é mais do que apontar dos variadissimos erros básicos que se vão cometendo ano após ano sem que o maior responsável do clube seja minimamente beliscado. E quanto a ideias e soluções já tantas foram dadas em tantos lados que se torna desgastante repetir sempre as mesmas coisas. Ainda assim deixo-lhe aqui algumas ideias base para melhorar o Benfica.

      1. Retirar do clube todos os seus infiltrados.
      2. Deixar de dar apoio a corruptos.
      3. Acabar com o entreposto de jogadores e com as negociatas.
      4. Não dar demasiado poder a ninguém. Cada qual com a sua missão especifica.
      5. Ter um departamento de comunicação activo e não reactivo.

      Eliminar
    4. Para sua informação, também nós o queremos. Não é exclusividade vossa! Quanto aos ataques, deve ser alguém que não se apercebe do que escreve e quer fazer os outros de...

      Eliminar
    5. 1. Acho que todos os benfiquistas querem o melhor para o clube. Podem é divergir no que é esse melhor e pelo visto, nós dois temos opiniões divergentes acerca do que é esse melhor.

      2. Apresentei-lhe argumentos e ideias e você responde com mais vazio. Assim não vamos a lado nenhum e isso irrita-me, pois poderiamos os dois ter uma discussão que desse frutos. Sempre em prol do Benfica.

      Eliminar
  5. Também acho que é uma visão um pouco piegas do clube, caro Faneca. Então e a solidariedade para com o clube do seu coração, que é um sentimento e uma prática tão democrática, sabe o que é isso? Nunca ouviu dizer, nos seus bons velhos tempos, que um Benfiquista nunca desiste?

    Nunca ouviu um provérbio que diz, "os amigos são para as ocasiões"? Sabe o que esse provérbio significa? É o que falta aos adeptos do Benfica de hoje. Um pouco mais de empatia, ou mística como alguns lhe chamam, e é disso que o Benfica necessita.
    E isso apenas os adeptos podem dar e ter.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Manuel,

      Numa coisa concordo plenamente consigo. Faltam benfiquistas interessados no Benfica. Interessados em informar-se, em pensar no clube e no que se quer que seja o seu futuro.
      A empatia ou mistica como lhe chama, vai-se perdendo no tempo com sucessivos alinhamentos a corruptos, sucessivas negociatas que não se entendem, sucessivas promessas vazias e mesmo sucessivos tiros nos pés. Muitos dos benfiquistas que poderiam ter algo a dar directamente ao clube não se revêm minimamente no discreto mas progressivo apagamento dos valores históricos do clube às mãos da maioria silenciosa.

      Sabe, já me capacitei (tirei as minhas dúvidas em Abril de 2011 na final da taça da Liga), de que a maioria de nós não quer realmente saber do clube ou do que é feito dentro dele. Querem isso sim promessas tão vazias como ilusórias, querem delegar o Benfica para quem o lidera e querem sobretudo não ser incomodados na sua rotina: festejar e lançar foguetes em Agosto, queimar e destruir de Setembro a Maio e culpar sempre terceiros de tudo o que de mal sucede ao Benfica.
      É mais fácil acreditar no nosso salvador e na sua equipa cegamente, do que tentar perceber onde é que trabalhamos mal para se corrigir. Isto unicamente porque pensar dá trabalho e requer esforço e dedicação. Muito poucos de nós estão para se chatear com isso.

      Eliminar
  6. Faneca, amigo, percebo-te bem e conhecendo o que tu "passas" para apoiar o clube, é natural que sintas o desgaste próprio de quem já andou quilómetros no túnel e ainda não vê o seu final.

    Deixa-me no entanto pedir-te que nunca desistas do nosso clube. Que continues a participar na vida e actividades do clube. É imperativo que as poucas vozes activas não se extingam e continuem a falar pelo bem do clube.

    Muitas das coisas que apontas, são tão evidentes que dói pensar como se chegou a isto. Mas nunca é tarde e quero acreditar que este clube vai voltar a ser o que já foi.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "É imperativo que as poucas vozes activas..." Poucas sim, escapou-te esta! Activas já não compreendo. O teu amigo dos túneis apenas pega em algo e critica, o numero ideias próprias alem das criticas são iguais à actividade que o próprio reconhece no post, ou seja, pouca ou nenhuma! Queremos saber quem vai dar o corpo às balas por tão belas ideias e prosas românticas? O tempo passa e a mensagem... não passa!!

      Eliminar
    2. Escapou-me? Não percebi a referência. Elucide-me por favor.
      As ideias próprias que ele tem (e que são muitas) já foram também manifestadas em locais próprios. Só que continuam a ser ignoradas.
      Querem (você e mais quem?) saber quem vai dar o corpo às balas? Já tem a espingarda preparada? Quem tiver que aparecer a falar (e são já alguns com alguma visibilidade) dará a cara pelas suas ideias e sujeitar-se-á à critica. Ninguém aqui no blog quer alguém imune a criticas.

      Quanto ao facto da mensagem não passar, está muito equivocado. Em duas situações pelo menos, a mensagem tem passado e a actual gestão do Benfica vê-se obrigada a pensar muito bem se quer seguir em frente coom o rumo actual.
      No caso dos direitos televisivos, os benfiquistas já perceberam que há uma tentativa de adiar o mais possível o anúncio. Mas também querem (a esmagadora maioria) que não se renove com a Olivedesportos.
      No caso dos infiltrados/bufos, muitos benfiquistas estão também já informados acerca disso, coisa que há 3/4 anos não estavam.

      Eliminar
    3. Quem são os alguns? Ex-assalariados que também cumpriram para muita porcaria? Sim temos as espingardas prontas assim como as vossas! Quanto ao resto, só demonstra que não são só vocês os iluminados que vêm as coisas... Querem sim é apropriar-se de algo que está à vista de todos como sendo isso ideia vossa! Quanto ao tal anuncio, como alguns dizem que já está assinado, como se as SAD fossem mercearias de bairro, quem mais compra? Você? O Bruno? O Eduardo? O tempo passa e a mensagem... não passa!! Onde está ele?

      Eliminar
    4. O "rapaz" já tem a mira apontada Danilo... e já começou a premir o gatilho.
      Como também já se percebeu que o debate de ideias não é o seu forte, nada do que tu possas vir a dizer o vai fazer mudar de opinião...

      Eliminar
  7. Ó David, quem te assobiou? Pois tu acrescentaste mil ideias! Já vi que a conversa do candidato os toca na ferida! Pastilhas Ren.....

    ResponderEliminar
  8. Caro Anti anti-Benfica,

    Vou tomar a liberdade de te tratar por tu visto que também o fizeste para alguns colegas meus aqui do blogue. Essas parvoeiras de "pastilhas ren" e "tocar na ferida" não são algo que contribua de forma construtiva para um debate saudável e tens tido várias intervenções nesse sentido, meramente no sentido de provocar/injuriar e 0 no sentido de criticar construtivamente ou contribuir com algo de relevante. Se achas que é essa a atitude correcta, podes continuar. Mas eu honestamente aconselho a repensar um bocado essa postura, porque assim ficas a falar sozinho para as paredes.

    ResponderEliminar

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.