origem

Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Invenções

O que é o futebol senão uma série de invenções? A capacidade de imaginar, sonhar e criar novas nuances a um jogo tão simples é de facto um dos aspectos que mais gosto.

Desde a sua criação, são incontáveis as invenções criadas para este magnifico jogo.
Esquemas tácticos inovadores, metodologias de treino avançadas, adaptações de jogadores a posições novas, fintas mirabolantes ou jogadas planeadas, de tudo um pouco já foi inventado e re-inventado.

A invenção não é por si só uma coisa nefasta ao jogo. É daí que nasce o improviso, a capacidade de surpreender o adversário ou a imortalização de momentos mágicos. Mas também não deve ser algo feito só porque sim. A invenção no futebol é uma decisão lógica misturada com a subjectividade e imaginação de quem inventa.
Ver o Futebol Total preconizado por Rinus Michels ou o Tiki-Taka de Guardiola, simboliza na perfeição aquilo que escrevo. As adaptações de grandes jogadores, como por exemplo Veloso, Cavém ou Fábio Coentrão, só para mencionar Benfiquistas, também dá corpo à ideia descrita. O inventor, vê algo no seu imaginário, que mais ninguém vê, que mais ninguém imagina. E às vezes a invenção é tão bem feita, que depois de efectuada, se torna impossível imaginar como era antes dela.
E a inventar, os Portugueses são mestres. Algumas vezes bem, muitas outras mal, não há quem o faça mais que nós. Quem imaginaria Samuel Eto'o a Lateral Direito antes de Mourinho o lá colocar por necessidade? Arrisco dizer que ninguém.

Vem isto a propósito das invenções de pré-época a que estamos a assistir no Benfica 2012/2013. Ver dois avançados adaptados a laterais é à partida uma ideia parva. A menos que dê resultado, tornando-se então numa jogada de mestre. Melgarejo e Djaló não são à partida candidatos prováveis às posições testadas, mas Coentrão era?
O que me parece, é que estas adaptações não podem ser o plano A. Tem de haver um plano A e estes jogadores serem treinados como plano B ou C. Para qualquer eventualidade. Fazer depender o plano A do Benfica destas adaptações não me parece boa politica e no futebol o que manda são os resultados. A seu tempo se verá

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são moderados.
Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos, seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.