origem

quinta-feira, 1 de março de 2012

Contas boas e contas más

O Benfica (a sua S.A.D.) apresentou hoje o Relatório e Contas referente ao primeiro semestre de 2011/2012. No global são contas positivas, onde o lucro está presente em cerca de 8M€. Impulsionadas pelos ganhos provenientes da Liga dos Campeões, as finanças do Benfica parecem entrar nos eixos. Claro que teremos de esperar pelo final da época para aferir com clareza se a tendência é passageira ou não.

Não deixa de ser preocupante que o Activo e o Passivo tenham (finalmente) superado os 400M€. É muito mesmo, especialmente para um clube português. Desde que a S.A.D. foi criada que o passivo não desce. Urge inverter esta tendência. Um Benfica com Passivo Zero é um Benfica a lutar pelos títulos europeus. Que ninguém tenha dúvidas sobre isso.

Já agora para que fiquem a saber o que entendo por Passivo Zero (livre de dividas)
  • ZERO empréstimos bancários de qualquer ordem. Não "dever" nada a ninguem.
  • ZERO dividas de mais de um mês a fornecedores. (ou seja pagamento a 30 dias quando não for a pronto)
  • ZERO dividas a credores.
  • ZERO dividas ao Estado.
Depois disto, deixo aqui dois gráficos que acho pertinentes. Um para a evolução dos capitais próprios e outro para a evolução de Activo e Passivo da S.A.D.

Activo/Passivo

Capitais próprios
* Ano com 11 meses para ajustamento de calendário
** Reestruturação do grupo com a passagem do Estádio do clube para a SAD - Dezembro 2009
*** Relatórios relativos ao 1 semestre da época


E finalmente, o link para que possam consultar o R&C:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR37794.pdf

2 comentários:

  1. Olha a retorica:"Um Benfica com Passivo Zero é um Benfica a lutar pelos títulos europeus". Parece mesmo que os clubes que ganham titulos tem passivos pequenos. E so prestar atencao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rfa, Claramente é só prestar atenção. Não há qualquer retórica aqui.
      Se o dinheiro que é actualmente despendido a cobrir os empréstimos a bancos fosse usado na aquisição de melhores jogadores e treinadores, qual é a dúvida de que teríamos mais hipóteses de lutar por títulos internacionais. E nota que eu disse lutar por, não disse ganhar.

      Eliminar

Não serão admitidas faltas de respeito ou insultos nos comentários. Seja aos autores dos artigos, seja entre comentadores.
Pense bem antes de escrever.